Bico entupido? O que causa, como evitar e como consertar!

Evitar de ter um bico entupido da extrusora é um dos principais desafios para quem possui uma impressora 3D. Esse fato toma tempo e pode acarretar em irritação e estresse assim que se começa a fabricação de um produto de impressão 3D — o desafio começa quando se ouve o som de clique do motor da extrusora.

Reparar que a impressora 3D não está funcionando corretamente e o filamento não está saindo da extrusora é um dos sinais de que esta extrusora está entupida, e é importante saber o que causa esse fato, além de como evitar e como consertar a sua impressora 3D para garantir a qualidade.

Veja o nosso guia sobre como limpar o bico  de uma extrusora entupida, desde o entupimento parcial até o completo, e saiba também as causas comuns que acarretam esse tipo de problema, além do que você pode fazer para evitá-los.

Bico Entupido como evitar Impressora 3D

Extrusora entupida: Causas comuns e como evitá-las

Uma extrusora entupida é um problema considerado recorrente na área da impressão 3D. Mesmo sendo um fato que traz irritação e um pouco de dor de cabeça aos donos dos equipamentos, a boa notícia é que esse tipo de problema pode ser facilmente evitado quando prestada atenção a alguns pontos simples durante a impressão 3D.

Altura incorreta do bico extrusor

A altura do bico extrusor é um dos pontos importantes e que demandam atenção na impressão 3D.

  • Se o bico estiver muito alto, o material de impressão tem que passar por uma longa distância até atingir a superfície. Esta longa distância acarreta em temperaturas mais baixas, o que pode causar problemas na aderência deste material.
  • Se o bico estiver muito baixo, algumas outras coisas indesejadas podem ocorrer. Primeiro, não haverá espaço suficiente entre o bico extrusor e o objeto para que a extrusão seja feita corretamente, e então o bico irá espalhar material por toda a superfície de impressão. Outro ponto é que a falta de espaço entre a impressora 3D e o objeto acarreta na chamada “extrusão retrógrada” — o material começa a retornar ao bico extrusor e pode causar o seu entupimento.

Relação entre altura da camada e pressão

Uma fácil correção para esse problema é ter a certeza do correto posicionamento do bico extrusor, principalmente no eixo Z.

Geralmente a altura correta é não ser maior do que o diâmetro do bico nem menor do que 1/4 do diâmetro do bico extrusor. Isso irá fazer com que o bico extrusor mantenha a pressão correta no topo do filamento, aumentando a aderência do material e evitando a extrusão retrógrada.

Temperatura incorreta de impressão 3D

A extrusora entupida também tem como causa a temperatura incorreta de impressão 3D. Caso a temperatura esteja muito baixa, o filamento não irá derreter corretamente e começará a aderir no interior do bico extrusor. Além de uma extrusora entupida, também irá causar o aumento da pressão na cabeça da impressora.

Se o filamento permanecer parado e aquecido dentro da extrusora por muito tempo, o material poderá se degradar.

Caso a temperatura esteja muito alta, especialmente com filamento do tipo PLA, pode causar o fenômeno do calor estender além do final do bico extrusor. Isso acarreta no aumento da área derretida e o aparecimento de material já derretido antes de chegar no bico de extrusão.

Esse fato causa também aumento da pressão na cabeça de impressão. Então, atenção!

Outro ponto que pode demandar atenção e que causa a extrusora entupida é o fato do motor de extrusão não conseguir enviar material e assim acabar entupindo. Caso a temperatura esteja muito alta, especialmente com o filamento do tipo PLA, pode acabar cristalizando dentro do bico de extrusão.

Checar a temperatura da impressora é uma ótima forma de evitar o aparecimento da extrusora entupida. Conhecer os materiais também é importante:

  • O PLA tem uma temperatura ideal em torno de 190ºC;
  • O ABS ultrapassa os 220ºC.

Hot-end all-metal

Impressoras com hot-end tipo all-metal não combinam muito bem com filamentos PLA, então fabricantes de impressoras 3D recomendam o uso de filtros com lubrificantes, como óleo de máquina e óleo de canola. Se você está trabalhando com PLA e sofre de constantes entupimentos, verifique se está usando filtro e óleo. Mas se seu hot-end não é tipo all-metal, saiba que existe um pequeno tubo interno de PTFE (usado para lubrificação e proteção) que pode ter sido danificado e exige sua troca.

Filamento de baixa qualidade

Os filamentos não são iguais, e por isso é tão importante ter um bom fornecedor de filamentos como a 3D Fila. Os filamentos passam por testes diferentes e podem oferecer qualidades diferentes de fabricação da peça final.

Caso o filamento possua algum segmento que possua o diâmetro mais fino, este segmento irá levar menos tempo para derreter e será mais difícil de realizar a extrusão — o que pode causar a extrusora entupida.

Os filamentos de baixa qualidade possuem materiais contaminantes no seu interior e podem se misturar durante a impressão e entupir o bico extrusor periodicamente. Este é um bom sinal para procurar bons fornecedores de filamentos para impressão 3D.

Sujeira e Poeira

A sujeira e a poeira são dois fatores que mesmo tomando todos os cuidados, nenhuma impressora 3D ou operação de fabricação de produtos através da impressora 3D está longe de evitar a contaminação com estes dois materiais. O filamento sofre com a aderência desse tipo de contaminante e leva-os para dentro da impressora 3D e para o bico extrusor.

Após serem levados para dentro da impressora, podem ser carbonizados e acabarem acumulando no interior do bico, causando o fenômeno da extrusora entupida. Assim, impede a fluidez do material para a peça e acarreta numa impressão de má qualidade.

Como consertar uma extrusora entupida?

Quando uma extrusora fica parcialmente ou completamente entupida, é interessante saber como consertá-la para evitar maiores problemas. As técnicas dependem do material que está causando o entupimento.

Cordas de guitarra e agulhas de acupuntura

Um bom método para retirar o que está causando o problema da extrusora entupida é quebrar o entupimento com uma agulha cirúrgica ou de acupuntura. Outro objeto são as cordas de guitarra ou de violão que conseguem auxiliar bastante neste tipo de solução.

Desentupindo bico de impressora 3D

Primeiro é preciso ter cuidado e atenção para nunca utilizar uma agulha maior do que o tamanho do bico de extrusão. É necessário aquecer o bico de extrusão para a temperatura de impressão e após isso inserir com cuidado o objeto dentro do bico, quebrando o que está causando o entupimento e removendo esse material danoso à impressão 3D.  Tome cuidado para não danificar a ovalidade da saída do seu bico, raspando qualquer material.

O método do solvente

Se o material que está causando o entupimento na extrusora é mais facilmente diluído, então é recomendável retirar o bico da extrusora é realizar o desentupimento utilizando este método.

Isso se dá devido ao fato de cada impressora 3D FDM ter um modo diferente de desmontagem e olhar o manual do fabricante é a melhor maneira de saber como realizar. Uma vez que o bico foi removido, coloque num recipiente com o solvente apropriado de acordo com o modelo da impressora.

Um pouco de prevenção sobre como limpar o bico extrusor

O melhor jeito de prevenir o problema da extrusora entupida é nunca ter de fato um entupimento completo no bico extrusor. Conforme foi dito, uma impressora corretamente configurada e utilizar filamentos de qualidade como os da 3D Fila fazem a diferença na hora de prevenir o entupimento do bico extrusor.

Evitar que haja a contaminação com sujeira e poeira é impossível devido ao caráter amplo de utilização de uma impressora 3D e o melhor jeito de prevenir também do entupimento por este tipo de material é utilizar bons filamentos de limpeza do bico extrusor. Então, faça também o uso de filtros e lembre-se de armazenar seu filamento corretamente, não deixe-os expostos ao ambiente.

O método mais eficaz é utilizar filamentos limpantes para remover o plástico remanescente e os contaminantes que podem permanecer na impressora 3D e no bico extrusor após a fabricação de alguma peça.

Conheça a 3D Fila!

Utilizar filamentos de qualidade como os da 3D Fila faz toda a diferença na hora de evitar o problema da extrusora entupida. Além do próprio filamento de impressão 3D, é essencial também utilizar filamentos de limpeza entre os trabalhos de produção das peças utilizando a impressão 3D.

A 3D fila possui experiência e só trabalha com materiais de ótima qualidade. Entre em contato conosco e converse com o nosso time de especialistas para saber mais sobre a impressão 3D e todos os detalhes da aplicação desta incrível tecnologia.

2 comentários em “Bico entupido? O que causa, como evitar e como consertar!”

Deixe um comentário

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0