Como a Impressão 3D pode salvar a vida de animais?

Como a Impressão 3D pode salvar a vida de animais?

Além de ser uma tecnologia importante para os humanos, a impressão 3D pode salvar a vida de animais a partir da fabricação de peças que auxiliem estes seres vivos em diversas ocasiões – principalmente depois de acidentes ou maus tratos. 

Uma prótese feita a partir de impressão 3D pode salvar a vida de animais e humanos, servindo como um importante motor impulsionador para as inovações desta tecnologia. Auxiliar no dia a dia e na recuperação para a plena saúde dos seres vivos pode ser uma forma de aproximar a tecnologia de impressão 3D para toda a população, fazendo com que mais um caso de uso se destaque dentre tantos outros que surgem diariamente. 

Quer saber mais sobre como a impressão 3D pode salvar a vida de animais e como ela está ajudando estes seres vivos? Continue lendo nossa publicação! 

A impressão 3D pode salvar a vida de animais  

Esta afirmação está se tornando realidade em diversas ocasiões. É inegável que a impressão 3D veio para ajudar a todos e transformar objetos e protótipos difíceis de serem criados e adaptados para um patamar novo, onde a personalização atinge um novo nível. 

Mas além de peças altamente personalizáveis e projetáveis para os humanos, uma aplicação importante para a impressão 3D é na fabricação de próteses e objetos que consigam auxiliar e reabilitar animais domésticos e silvestres que sofram algum tipo de acidente. 

Estes animais são então estudados e analisados para que um modelo 3D da parte que foi danificada no acidente do seu corpo possa ser recriada diretamente no computador. E os casos são diversos, como citados abaixo.

O Tucano na Costa Rica

Na Costa Rica, um tucano foi cruelmente atacado por um grupo de adolescentes e durante esse ataque teve o seu bico danificado. Com o bico no estado que se encontrava, o tucano não conseguia se alimentar e se higienizar, além de sangrar bastante. 

Após o atendimento de emergência realizado pelo centro de resgate de animais ZooAve, o tucano irá receber um bico totalmente novo e adaptado para o seu tamanho e porte. Este bico novo mostra como a impressão 3D pode salvar a vida de animais e de como essa tecnologia é importante para todos. 

Fonte: https://news.co.cr/3d-printing-technology-rehabilitated-toucan-costa-rica/50134/

A tartaruga na Turquia

Já na Turquia, uma tartaruga foi gravemente atingida por uma hélice de embarcação e acabou com boa parte da sua mandíbula e face comprometidas, o que dificultava a sua alimentação e inclusive a respiração. 

A tecnologia de impressão 3D juntamente com a modelagem computacional foram decisivas para a manutenção da qualidade de vida do animal, uma vez que uma estrutura foi criada para substituir a sua mandíbula danificada. Neste caso, a prótese foi criada com uma liga de titânio e foi completamente desenvolvida a partir das estruturas do animal, respeitando o seu peso, tamanho e porte. 

Esse fato mais uma vez mostra como a tecnologia de impressão 3D pode salvar a vida de animais, uma vez que no caso da tartaruga o local do acidente e a peça que foi desenvolvida com esta tecnologia eram muito complexas, ficando praticamente impossível salvar a vida deste animal utilizando outro tipo de técnica. 

Fonte: https://www.cnet.com/news/robo-turtle-gets-a-new-3d-printed-face/

O pinguim ferido na Polônia

 Um pinguim sofreu um acidente trágico em um zoológico na polônia. Neste acidente o seu bico foi danificado, impactando diretamente na sua capacidade de alimentação e de se higienizar. Com isso, o pinguim estava destinado a uma morte lenta e certa – se não fosse a impressão 3D.

Cientistas então analisaram o caso e chegaram a conclusão de que o pinguim tem condições de receber uma prótese do bico e trabalharam com a tecnologia de impressão 3D para que tal feito se tornasse realidade.

Isso mostra mais um caso em que a impressão 3D pode salvar a vida de animais silvestres e domésticos, uma vez que o bico projetado para este pinguim respeita todas as suas medidas de corpo, peso e porte e fará com que este animal retome as suas atividades normalmente. Além disso, as técnicas de modelagem e impressão 3D conseguem utilizar materiais que não causem dano algum ao animal. 

Fonte: https://3dprint.com/1720/3d-printed-beak-to-save-a-polish-penguins-life/

A águia nos Estados Unidos

Uma águia sofreu uma experiência traumática nos Estados Unidos, onde aos 6 anos de idade foi atingida por um tiro de um caçador enquanto voava livremente. Este tiro destruiu parte do seu bico e a deixou incapacitada de caçar e se higienizar. Ela então foi levada a um centro de reabilitação para animais. 

Este centro estudou o formato do bico do animal além de suas características como peso e o seu porte para então começar a modelar no computador uma prótese para ser implantado no local. Esta prótese foi modelada a partir de um software de CAD 3D amplamente utilizado na indústria chamado Solidworks e impresso em uma impressora 3D utilizando um filamento plástico específico para a impressão de próteses. 

Com isso, a águia está em fase de recuperação e adaptação com o novo bico, o que já permite que ela beba água e já consiga inclusive se higienizar como uma águia normalmente faz. 

Fonte: http://www.3dprinterworld.com/article/beauty-bald-eagle-gets-new-3d-printed-beak

Saiba mais! 

É importante saber que a tecnologia de impressão 3D pode salvar a vida de animais e inclusive já está salvando, com diversos casos de sucesso com cientistas e médicos veterinários cuidando dos animais com amor, carinho e cuidado. Isso faz com que mesmo após sofrer uma experiência traumatica, estes animais vivam normalmente na natureza. 

E você, quer saber mais sobre como a impressão 3D pode salvar a vida de animais e humanos, além das suas diversas outras aplicações? Assine a nossa newsletter e continue acompanhando nossas publicações! 

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0