Entenda porque a Impressora 3D é para todos

Impressora 3D é para todos.

A Impressora 3D é uma ferramenta tecnológica fascinante, e existe um público enorme de usuários que já descobriram as grandes vantagens, recursos e formas de ganhar dinheiro que essa máquina traz.

“É impressionante”.

Quem já usou ou viu uma impressora 3D ao vivo, com certeza ficou alucinado com as peças e movimentos que elas fazem para imprimir um objeto. É impressionante, ver em feiras onde essas impressoras 3D estão expostas, adolescentes e velhos babando em frente a uma máquina trabalhando por 15 minutos ou mais.

Parar assistir aquele movimento do cabeçote de vai e vem, e os barulhos emitidos pelos motores de passo, que lembram músicas de consoles de vídeo-game 8 bits dos anos 80-90, tem o poder de hipnotizar!

Depois de assistir e entender um pouco melhor sobre o universo de possibilidades que a impressora 3D pode trazer, é quase automático o seu processo de compra. Há então uma gama enorme e diversificada de apaixonados por esta tecnologia.

Alguns compram apenas pelo fascínio, hobby que será desenvolvido melhor com auxílio de uma impressora, já outros pela possibilidade de um ganho financeiro complementar ou como ferramenta importante de trabalho.

Talvez você já até faça parte de um dos grupos abaixo, ou talvez lendo este artigo se encaixará em algum destes que aguçará ainda mais a compra de um impressora 3D.

Impressora 3D para Engenheiros

impressora 3d para engenheiros
impressora 3d para engenheiros – fonte: GE

Não basta ser engenheiro, pois estes profissionais estão cada vez mais específicos em suas atividades. Eles podem ser da área de eletrônica, mecatrônica, civil, produção, telecomunicações, entre muitas outras.

Boa parte destes engenheiros compram a impressora 3D para hobby e, claro, não tem divertimento maior! Este equipamento 3D é capaz de deixar qualquer engenheiro fascinado.

Se o assunto é profissional, o engenheiro eletrônico pode fazer a case de um equipamento criado pela empresa. Se você é este engenheiro, se identificará imediatamente com as caixas da Bopla ou Patora.

Quanto trabalho não é preciso para fazer estas adaptações? Não mais! Com a impressora 3D é possível oferecer uma solução mais eficiente em peças que precisam de reposição de algum equipamento eletrônico.

Já o engenheiro civil quer ver aquela grande obra projetada impressa antes de uma obra ser apresentada a todos. E o arquiteto também!

O engenheiro mecânico cria com facilidade as peças em softwares 3D, que já utiliza e muitas vezes cria soluções e engenhocas mecânicas que nunca foram pensadas antes. Ou simplesmente não poderiam sair do papel!

Impressora 3D para Artesãos

impressora 3d para artesaos
impressora 3d para artesaos – fonte: vivimaker

A impressora na mão desses profissionais inspiradores é de surpreender. Dotados de capacidade criativa enorme e habilidades manuais, as peças criadas nas impressoras atingem um vasta área.

Em geral estes profissionais além de imprimir, trabalham o acabamento da peça pós-impressa. Uma verdadeira arte, que é difícil às vezes de acreditar que o trabalho começou pela tecnologia 3D.

A ligação entre impressora 3D e o artesanato será, sem dúvida, uma tendência, pois produtos personalizados são o diferencial tanto da máquina quanto do que o profissional entrega aos seus clientes.

Impressora 3D neste universo é juntar sem dúvida a fome com a vontade de comer!

Impressora 3D para Profissionais da Saúde

impressora 3d para profissionais da saude
impressora 3d para profissionais da saude

É fato que ainda há uma enorme área a ser explorada entre o mundo da impressão 3D e a área da saúde, porém em alguns segmentos, este advento tecnológico não só já penetrou, como se torna equipamento insubstituível.

Como em alguns casos da odontologia, talvez você ainda não tenha tido esse contato, mas podemos te garantir que muito em breve você não só terá, como jamais aceitará fazer alguns procedimentos sem ter a impressora 3D como aliada.

Ficou curioso? É normal! A Tecnologia 3D realmente desperta esse interesse em todos nós.

Várias clínicas odontológicas não estão mais fazendo este serviço em gesso. Não é mais necessário colocar aquela massa na boca para tirar o molde. Basta usar um scanner 3D e a peça que levaria 1 semana para ser feita em gesso agora é entregue impressa em 3D com tempo muito reduzido.

A impressora 3D sem dúvida é a grande responsável por este conforto extra. Os protéticos agradecem! Quantas pessoas já passaram por ânsia de vomito ao colocar o molde na boca e tiveram de repetir o processo que não ficou perfeito? Tiveram que adiar um tratamento até a entrega do molde pronto.

Temos também impressoras 3D trabalhando na construção dos gabaritos cirúrgicos que auxiliam na recuperação rápida do paciente com menor incisão, além é claro da precisão e planejamento destas mini cirurgias bucais.

Também temos o casos na veterinária, em peças feitas sob medida para animais que se acidentaram. Você pode saber mais sobre este assunto lendo o artigo: Como a Impressão 3D pode salvar a vida de animais.

Já na ortopedia temos inúmeros casos de peças para próteses de mãos, órteses personalizadas e peças impressas para imobilização de pessoas que acidentaram membros superiores.

Impressora 3D para os “Hobbystas”

Se você tem um hobby mais técnico, pode ser que você já use a impressora 3D, ou vai descobrir quanta coisa diferente a tecnologia 3D pode oferecer ao seu hobby.

Para sua informação, as impressoras 3D tomaram conta desta área abrindo um leque de oportunidades para manutenção e reposição.

Se você gosta de drones, com certeza já pensou numa impressora 3D para ter peças de reposição ou para fazer aquele suporte para uma nova câmera para seu brinquedinho filmar melhor.

No aeromodelismo não é diferente. O brinquedo de adulto muitas vezes custa caro e normalmente é importado. Tombos são recorrentes e então como proceder para consertar aquela mini aeronave?

Quanto tempo levará e custará para ter aquela pecinha que quebrou e que você não encontra em lugar nenhum para comprar? Com a impressora 3D, isto se torna muito fácil, pois basta modelar em 3D e imprimir. Não parece simples, É SIMPLES!

Melhor ainda, se cair de novo, basta imprimir novamente a mesma peça. Rápido, barato e prático, sendo você mesmo a solução para o problema.

Vai dizer então que você gosta de motocicleta e a impressora 3D não seria capaz de te ajudar em nada? Não se engane!

Quantos acessórios foram criados para prender um celular, cabo, ferramenta, auxilio como piloto automático, prendedores de aceleradores? Ufa, isso deve ser o que estamos apenas lembrando neste momento e já vimos ser fabricado por impressoras 3D.

Impressora 3D para Esportistas

impressora 3d para esportistas
impressora 3d para esportistas – fonte: thingiverse

Você talvez esteja sem acreditar que a impressora 3D pode ajudar alguém que pratica algum tipo de esporte, não é mesmo?

Acredite, ela já fez história para muitos profissionais ou amadores de algum esporte.

Mergulhadores sempre tem necessidade de comprar ou adaptar peças de mergulho. Que tal fazer sua própria peça ou acessório personalizado? Prendedores dos mais diversos estão inclusive disponíveis na internet no sites de compartilhamentos de arquivos 3D (.stl).

Quer saber mais sobre estes sites maravilhosos que contém centenas de milhares de projetos prontos para serem impressos? Siga este nosso guia!

Clicistas dependem sempre de acessórios personalizados. Como levar um cantil extra, o celular, prendedores diversos? Veja o ultimo item que lembramos impresso 3D, é um acessório para fixar algumas placas solares, pois o mountain biker queria que seu celular ficasse ligado por todo o período sem perder carga, para usar quando fosse dormir no meio do trajeto.

Vai dizer que já viu esse acessório em alguma loja? Claro que não, pois foi criado exclusivamente para uso próprio. E a impressão 3D que possibilitou essa façanha.

Impressora 3D para Designers

impressora 3d para designers
impressora 3d para designers – fonte : marieka ratsma

Se tem um profissional que não conseguimos entender de não ter ainda uma impressora 3D é o designer. Domina todas as ferramentas para criar qualquer tipo de objeto, mas ainda está realizado em ver suas obras apenas no computador?

Como é bom ver esse profissional jogar toda sua criatividade que ficava apenas na tela agora com seus objetos todos impressos. Eles exploram as formas, curvas e, sem dúvidas os nossos olhos ficam abismados com a beleza do trabalho.

Ser designer 3D é dar vida ao mundo imaginário. Saiba você que ainda não tem, que está perdendo um campo vasto para explorar. Apresentar seu trabalho impresso em 3D valoriza muito o seu profissionalismo. Clientes sinérgicos comprarão com muito mais facilidade se o produto estiver possível ao toque.

Impressora 3D para Arquitetos

impressora 3d para arquitetos
impressora 3d para arquitetos – fonte : i-materialize

Achou que o arquiteto não teria um espaço só para ele? Que seria apenas citado no parágrafo sobre engenheiros? Não, claro que não!

Até porque este talvez seja o profissional logo abaixo dos designers na necessidade de usar a impressora, mas que ainda exploram pouco os recursos desta tecnologia.

Muitos dos arquitetos que ainda não aderiram a impressão 3D ainda estão argumentando que precisam de impressoras grandes e caras para imprimir suas maquetes.

Sugerimos fortemente que você quebre esse paradigma. No nosso próprio blog ensinamos como imprimir e corta em blocos as peças. Você pode adquirir uma impressora 3D pequena e fazer a impressão da maquete em diversas partes e colar tudo ao final.

Claro que a impressora 3D grande facilitará esse trabalho, mas o custo pode acabar sendo um impeditivo visto que essas máquinas maiores tem o custo elevado. Te encorajamos a comprar como vários arquitetos uma impressora menor, com custo beneficio excelente e que te possibilitará acreditar neste universo 3D de possibilidades.

Impressora 3D para Makers

Impressora 3D para Makers
Impressora 3D para Makers

Essa turma é do barulho. Descrever os makers não é uma tarefa nada fácil, pois seu universo de conhecimento e habilidades varia bastante em cada profissional. O fato é que a maioria tem uma característica única, a do “do it yourself”, ou seja, faça você mesmo.

Para você que gosta de fazer tudo sozinho, a impressora 3D possibilita a independência de outros profissionais. Um exemplo é deixar de usar um torneiro que faria uma peça para você mesmo criar a peça em casa. Dar manutenção em um equipamento próprio. Construir aquele projeto de forma independente.

Seja qual os conhecimentos que o tornam um maker, a impressora 3D será uma grande aliada neste processo criativo e realizador.

Impressora 3D para Estudantes

impressora 3d para estudantes
impressora 3d para estudantes

Pensar em um mundo com a impressora 3D e estudantes nos faz imaginar que fizemos faculdade antes da hora. Como seria legal poder fazer todos os projetos das diversas feiras eletrônicas, científicas, físicas e de anatomia que participamos e poder contar com a impressora 3D para dar aquele toque final.

As apresentações sempre ficavam faltando aquela case para cobrir os circuitos eletrônicos, pois seria muito caro fazer apenas uma unidade. Faltava aquele crânio aberto com aquele corte angular preciso!

Além disso como gostaríamos de poder trazer um kit como os que temos hoje, bons e baratinhos (Anet A8, Ender 3, CR10) e poder aprender a montar do zero a impressora naquela época. Você estudante, pode ler esse blog e pensar que já fez isso — se sim, está entre os privilegiados com essa aquisição.

Se você é um entusiasta da impressão 3D, saiba que com apenas 120 dólares, você tem a possibilidade disso tudo ao alcance. Para você pai de um jovem estudante, é uma oportunidade de dar não um presente qualquer, mas um investimento interessante para um enorme aprendizado.

Impressora 3D para colecionadores e restauradores de carros antigos

Impressora 3D para colecionadores e restauradores de carros antigos
Impressora 3D para colecionadores e restauradores de carros antigos – fonte: 3ders

Pense num pessoal que já se rendeu fortemente a tecnologia da impressão 3D. Aquele carro antigo que você já procurou por todo o mundo, uma peça rara de reposição e não acha agora pode ser feita em casa.

Uma solução que vem crescendo inclusive em oficinas mecânicas, que fazem as peças utilizando a impressão 3D e vendem para os amantes de carro.

Como você já deve saber que veículos antigos tem a fabricação de peças descontinuadas e, para aquele amante de um carro específico, perder a oportunidade de deixar o carro como o original ou como de fábrica não é uma opção — se você é colecionador ou restaurador vai entender do que estamos falando.

Peças impressas e com acabamento pós impressão podem ficar idênticas as originais e atender bem esta demanda.

Se você não é um restaurador de carros nem mesmo colecionador, saiba que existe uma quantidade grande de peças que ainda não tem sequer o desenho e são um boa oportunidade de fazer dinheiro, pois essas peças quando achadas tem um valor agregado enorme.

Impressora 3D para Shooters

Impressora 3D para Shooters
Impressora 3D para Shooters

Seja você praticante de tiro com arma de fogo ou com airsoft, podemos verificar a personalização de armas e acessórios.

São tantos itens criados para quem pratica tiro ao alvo ou gosta apenas de ir ao campo de paintball. Um apoio de mão, uma mira melhor, suportes para rifles, itens para armazenamento.

As impressoras 3D dão conta fácil do recado, pois além de criar acessórios únicos, fabricam peças 3D muito resistentes. O acessório além de bonito e estiloso, é sem dúvida funcional.

O número de pessoas que estão explorando este segmento ainda é baixo, mas tende a crescer muito com a divulgação de outros amantes do tiro.

Ah, não se esqueça que para qualquer item de fabricação que envolva uma arma de fogo você deve consultar a nossa legislação que é bem dura para armas. Não fazemos qualquer apologia nem mesmo incentivo ao uso de armas.

Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? Se você faz parte de um dos usuários acima, pesquise a adquira a sua impressora 3D. Se já tem, aproveite as dicas e também o networking desses grupos para trocar arquivos de peças e aprendizados nas áreas específicas.

Estamos aqui para te ajudar!

Para você já usuário de impressoras 3D, não deixe de usar nossos filamentos para as mais diversas áreas de atuação. Impressão com qualidade constante e para todo tipo de peça é só na 3D Fila.

Se você quer saber como escolher o melhor tipo de filamento para a sua impressora 3D, leia este conteúdo que publicamos em nosso blog.

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0