O uso das impressoras 3D está cada vez mais frequente. Contudo, antes de investir na ideia, é importante entender quais são os principais cuidados com o uso da resina na impressão 3D.


Nos últimos anos, o uso da impressão 3D se fortaleceu no Brasil. A cada temporada, a tecnologia vem conquistando o seu espaço em organizações de diferentes setores, como o da odontologia, construção e por aí em diante. 

Porém, se você ainda está começando no ramo, é essencial tomar alguns cuidados no decorrer do uso especialmente, em se tratando de aparelhos que utilizam resina como matéria-base de impressão.

Atualmente, existem diversas marcas desse produto disponíveis e você precisará encontrar a de melhor qualidade. 

Fora isso, temos as práticas de EPIs que são essenciais e garantirão a sua segurança ao longo do processo. Não sabe por onde começar? Continue com a leitura e descubra tudo sobre o uso da resina na impressão 3D.

Cuidado #1 com resina: uso de EPIs

A primeira recomendação para quem deseja fazer o uso da resina na impressão 3D é, sem dúvida, investir no uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

Basicamente, se trata de todo e qualquer acessório utilizado pelos profissionais para protegê-los das ameaças presentes em um ambiente de trabalho e que podem comprometer não somente a sua segurança, como também, sua saúde. 

Entre os itens mais indicados para essa atividade, destacamos o uso de óculos de proteção, máscara de tecido e luvas de borracha, obrigatórios para manuseio da resina para que não haja acidentes, como contato da resina com os olhos.  

Já os óculos de proteção UV são utilizados para assegurar que o usuário possa executar os testes que necessitam remoção da cuba Anti-UV de proteção sem provocar danos a sua visão.

A máscara é utilizada para manusear as peças impressas juntamente aos óculos para evitar a inalação de vapores gerados no processo de polimerização da resina.

Recomendamos sempre trabalhar em ambientes ventilados.

Cuidado #2 com resina: atenção ao ligar a impressora 3D

Antes mesmo de ligar o seu equipamento 3D, você precisará checar alguns itens básicos em meio ao processo. Abaixo, listamos os principais: 

  • confira a voltagem da impressora 3D, bem como, a da tomada onde a máquina será conectada; 
  • ligue a impressora sem o uso de adaptadores ou extensões; 
  • não se esqueça do uso do no-break. Esse acessório é imprescindível para impedir que a impressora 3D pause o trabalho em momentos de queda ou falta de energia elétrica. Com ele, a sua rede ficará estabilizada e fará com que os lúmens permaneçam estáveis durante todo o uso.

Cuidado #3 com resina: análise do material

A resina também precisará de um cuidado extra. Não quer ter desperdício de material? Então, faça com que o tanque FEP fique sempre limpo e apresentando uma superfície lisa. 

Inclusive, jamais deixe o tanque na parte interna da impressora 3D por muito tempo. Caso contrário, você aumentará as chances de vazamentos capazes de comprometer o LCD. 

É preciso que a resina seja devidamente guardada em um espaço seco, com uma temperatura de, no mínimo, 2ºC e, no máximo, 28ºC. Também é recomendado no uso da resina na impressão 3D manter o material em sua embalagem original de fábrica para que não ocorra a exposição direta à luz. 

Fuja da contaminação

Reutilizar a resina, após já ter sido inserida no tanque, pode promover a contaminação. Quando isso ocorre, as suas características básicas são perdidas, diminuindo a qualidade da impressão. Sendo assim, sempre manipule o componente evitando locais sujos, com poeira ou que favoreçam o contato com demais produtos.

Cuidado #4 com resina: a escolha ideal

Para escolher o material certo, é imprescindível que a resina seja aprovada pela Anvisa e conte com uma boa resistência para aguentar o processo de impressão 3D. 

Verifique ainda, a toxicidade do composto, especialmente, se estivermos falando de projetos realizados no setor da saúde. Esse detalhe deve ser checado previamente para que o produto final não gere desconforto ou comprometa a saúde das pessoas. 

E então, gostou de saber quais são os principais cuidados com o uso da resina na impressão 3D? Agora, aproveite para compartilhar o post e deixar os seus contatos atualizados nas redes sociais. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *