Criamos um post para que você aprenda como criar uma impressão 3D no Cura Ultimaker usando o Suporte Árvore. Não perca!


Que tal saber mais sobre a impressão 3D no Cura Ultimaker? Como você já deve saber, essas impressoras conseguem criar objetos em várias camadas. E, para que esse processo seja realizado, é preciso utilizar um software exclusivo de fatiamento o chamado slice. 

É nesse momento que o Cura Ultimaker ganha destaque. Considerado o mais utilizado do mundo, o programa permite a criação de impressões perfeitas e de alta confiabilidade. Não à toa, mais de dois milhões de pessoas já estão utilizando essa opção, sejam elas profissionais ou iniciantes. 

Inclusive, a opção ainda disponibiliza uma ferramenta experimental, o Suporte Árvore, que é excelente para praticar remoções e com um baixo gasto de filamento. Neste post, contamos mais sobre essa função e como utilizá-la. Vamos lá?

Suporte Árvore na Impressão 3D

Antes de começar, que tal entender o que é o Suporte dentro do Cura Ultimaker? Basicamente, podemos dizer que o termo está diretamente relacionado ao material que é gerado para sustentar uma parte da peça que, a princípio, seria impressa no ar. Ou também, que apresenta uma grande inclinação, também conhecida como overhang.

Consequentemente, esses suportes são considerados por muitos um verdadeiro desperdício de material, conseguindo danificar a peça na hora de serem removidos. Mas, felizmente, existe o Suporte Árvore, que permite uma remoção mais simples e facilitada. 

Ao utilizar o recurso, o suporte impede que o modelo se “desfaça no ar”, já que ele se apoia à estrutura para garantir que as suas camadas fiquem bem firmes e resistentes. 

A diferença entre o Suporte Árvore e o Suporte Tradicional

Em relação ao Suporte Padrão do software, a versão Árvore se sobressai por conta da facilidade de remoção, assim como, uma alta economia de material. Depois que a peça estiver impressa, chega o momento de retirar o Suporte Árvore. Nessa etapa, considere os seguintes passos:

  • comece removendo as partes mais expostas e que são fáceis de retirar com a mão;
  • realize esse processo com o máximo de cuidado e atenção; 
  • depois, utilize uma ferramenta para auxiliar no processo, um alicate, por exemplo;
  • com o acessório, remova as estruturas que apresentam maior dificuldade de acesso. 

Ou seja, ao alcançar o resultado desejado, você perceberá que o Suporte Árvore é essencial para a impressão 3D no Cura Ultimaker. Tal opção garante a produção de uma peça de excelente qualidade, especialmente, quando a mesma conta com ângulos agudos ou detalhes que são “feitos no ar”. Bem interessante!

No vídeo abaixo, você conseguirá ver com detalhes o andamento da operação. Confira:

Impressão 3D no Cura Ultimaker: outros diferenciais oferecidos pelo software

  • é uma ótima solução para criar uma integração incrível entre a impressora 3D, o software e os materiais indicados para uma impressão de qualidade; 
  • os iniciantes podem imprimir imediatamente. Já os experts no assunto, têm a chance de personalizar até 200 configurações para alcançar efeitos cada vez melhores; 
  • existem perfis otimizados para mais de nove opções de materiais Ultimaker; 
  • é possível imprimir diferentes objetos simultaneamente e com distintas configurações;
  • faça download de diferentes plugins e crie uma integração fantástica; 
  • trabalhe com arquivos em formatos STL, OBJ e 3MF, entre outros.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a realizar uma melhor impressão 3D no Cura Ultimaker. Caso tenha gostado, não deixe de curtir o post e compartilhá-lo em suas redes sociais. Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *