Selecionamos os projetos criados com impressão 3D que mais se destacaram nos últimos anos. Confira e conheça mais sobre o poder dessa tecnologia!


Os projetos criados com impressão 3D estão em vigor desde os anos 1980. O objetivo inicial da tecnologia era desenvolver peças tridimensionais, de maneira simplificada e com alta precisão.

Com a modernização e a popularização da ferramenta, o valor dos equipamentos diminuiu, facilitando esse tipo de aquisição e estimulando cada vez mais usuários a produzirem os seus próprios produtos.

E, se no início, tais aparelhos foram criados apenas para a criação de protótipos simples, hoje, os especialistas no assunto conseguem desenvolver, absolutamente, qualquer coisa — desde elementos decorativos, até alinhadores dentais ou, simplesmente, órgãos humanos. Curioso, não é mesmo?

Diante disso, decidimos contar alguns exemplos dessas realizações excêntricas e que provam o poder da impressão 3D. Acompanhe para saber mais!

Obras artísticas

Foi-se o tempo em que as obras de arte poderiam ser produzidas somente utilizando materiais tradicionais, como um pincel ou demais ferramentas usadas no processo de lapidação. Graças ao avanço dos projetos criados com Impressão 3D, muitos artistas estão investindo nessa tecnologia para desenvolverem formas exclusivas e extremamente modernas.

Um bom exemplo disso, é o brasileiro Hermes Santos — um especialista que começou a desenvolver esculturas nos mais variados formatos. Após finalizados, os trabalhos são expostos na Artluv, uma galeria de arte on-line, onde as pessoas podem se conectar com artistas e adquirir obras fantásticas.

Vale lembrar, que esses projetos, mesmo sendo baseados na produção em 3D, levam alguns meses até ficaram prontos. Isso porque as etapas da realização envolvem os processos de pesquisa, os desenhos, a adaptação em softwares, a impressão e, claro, o acabamento das obras.

Guloseimas

É difícil encontrar uma só pessoa que não goste de se deliciar com um bom chocolate. E a parte boa, é que já existem projetos criados com impressão 3D com foco no desenvolvimento desse doce.

Isso mesmo! Desta vez, a tecnologia está conseguindo imprimir comidas verdadeiras, que vão desde os chocolates, até frutas, sorvetes e outras guloseimas. Essa realização se dá devido à gastronomia molecular, que vem sendo amplamente explorada em países como a Bélgica.

Na empresa Miam Factory, existem três equipamentos especializados nessa atividade, que foram criados pela Universidade de Liège e conseguem produzir doces em variados tamanhos, sabores e formas.

Construções imobiliárias

Recentemente, algumas empresas internacionais também descobriram métodos de criar construções com o uso da tecnologia da impressão 3D.

E o mais curioso? Para erguer uma casa de, em média, 40 m², o processo leva apenas 24 horas. Ao longo do processo, é utilizada uma máquina muito semelhante ao guindaste, assim como, uma impressora “tamanho família”.

Os benefícios não acabam por aí. Diante desses detalhes, o valor da residência também acaba diminuindo. Em média, uma casa com tais especificações custa US$ 10 mil e, de quebra, pode ter uma longa durabilidade — ultrapassando 170 anos!

Órgãos humanos

Não, você não leu errado. Com o avanço dessa tecnologia, a impressão de pele e órgãos humanos se tornou uma realidade.

Há pouco tempo, cientistas da prestigiada Universidade de Toronto, no Canadá, conseguiram criar uma impressora 3D capaz de reproduzir a epiderme. Com esse recurso, é possível criar diversas camadas de tecido, diretamente no corpo de cada paciente, com o objetivo de cicatrizar feridas.

Já em 2019, especialistas da USP, desenvolveram um “minifígado”, diretamente do equipamento e a partir do uso de amostras celulares sanguíneas humanas.

Também existem outros trabalhos interessantes constituídos a partir desses equipamentos. Veja mais alguns:

  • pinturas impressas em 3D, para que os deficientes visuais consigam identificar diferentes obras de arte;
  • próteses para amputados; cascos e bicos para animais feridos;
  • vasos de plantas feitos de garrafas PET;
  • veículos e calotas para carros;
  • roupas, calçados e muito mais!

E aí, curtiu conhecer os mais diferentes projetos criados com impressão 3D? Então, aproveite para compartilhar o post e dividir essas curiosidades com os seus amigos nas redes sociais. Nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *