Quer aprimorar os seus trabalhos no Cura 3D? Confira alguns plugins que irão revolucionar as suas impressões daqui para frente!


Nos últimos anos, o Cura 3D evoluiu muito, ganhando recursos e tendo uma sólida ajuda dos especialistas da área para criar recursos inovadores.

Foi então que novos plugins começaram a ser desenvolvidos para o software que, para boa parte dos profissionais do setor, é o melhor existente no universo da impressão 3D

O mais interessante, é que não apenas o time da Ultimaker vem adicionando funcionalidades extras, como também, os próprios usuários participam desse processo. Diante disso, o fabricante decidiu incluir a atuação de todos os interessados por meios dos plugins, os famosos “complementos”. 

Basicamente, eles atuam como partículas, capazes de unir ao software as funções recém-lançadas e específicas. O mais interessante é que, em boa parte dos casos, isso pode ser feito sem a necessidade de atualizar o fatiador. Mas afinal, quais são os melhores plugins do momento e quais as suas finalidades? É o que te contamos neste post. Confira!

1. Cylindric Custom Support

Ao selecionar o Cylindric Custom Support, você conseguirá adicionar suportes cilíndricos, cúbicos e personalizados. Originalmente, o recurso foi baseado no código do plugin Support Eraser, do Ultimaker BV. 

Mas, em vez de desenvolver um cubo do tipo “anti_overhang_mesh”, essa opção conta com a possibilidade de definir um elemento “support_mesh” e com medidas exclusivas. 

Com esse plugin para Cura 3D, você ainda conseguirá: 

  • definir o cilindro ou quadrado personalizado por dois pontos de apoio; 
  • definir o tamanho do suporte; 
  • visualizar o apoio na altura total; 
  • adicionar um ângulo para obter o suporte cônico. 

2. Settings Guide

Outro plugin incrível é o Settings Guide. Basicamente, esse recurso disponibiliza explicações adicionais com imagens e animações – para inúmeras configurações do software

A opção é indicada para pessoas que desconhecem o significado de determinados parâmetros e as suas finalidades. 

Assim, basta clicar no Settings Guide que, rapidamente, a ferramenta servirá como um verdadeiro guia de referência, explicando com riqueza de detalhes toda e qualquer função do Cura 3D. 

Inclusive, ele conta com um recurso especial para auxiliar na resolução de problemas com a tecnologia, sem que seja necessário entrar em sites ou blogs para encontrar boas soluções. 

3. Automatic Slicing Toggle

O Automatic Slicing Toggle é um plugin que adiciona um botão de “pausa/retomada” para o autoslicing. Esse recurso pode ser encontrado na barra lateral do Cura 3D. 

Na prática, a função tem o mesmo efeito de quando alteramos a caixa de seleção “Slice automatically when changing settings”, localizada no Painel Geral de suas preferências. 

4. X3GWriter

Essa ferramenta foi criada com o propósito de permitir que as suas fatias sejam salvas como um arquivo X3G, oferecendo um bom suporte às impressoras que leem esse tipo de formato. 

Esse é o caso da Malyan, Makerbot e demais equipamentos baseados em Sailfish. Durante o processo, o plugin utiliza a saída normal do código G do software e, em seguida, a converte utilizando GPX para o formato X3G. 

5. FreeCAD integration

O FreeCAD é um plugin capaz de executar comandos em segundo plano, para assim, converter o arquivo de modo automático e abri-lo diretamente no Ultimaker Cura.

Atualmente, somente o formato de arquivo FreeCADs é compatível com o recurso, mas alguns desenvolvedores já estão testando novos formatos para facilitar esse trabalho. Vale experimentar!

E então, o que achou de conhecer os plugins indispensáveis para o Cura 3D? Aproveite para conferir um vídeo que separamos especialmente sobre o tema:

Se gostou, não deixe de curtir o post e compartilhá-lo em suas redes sociais. Os seus contatos vão gostar de absorver esse tipo de informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *