Peça de calibração impressionante para impressora 3D de resina

A Impressora 3D de resina exige cuidados específicos na hora da impressão. Uma boa peça de calibração, por exemplo, é fundamental para que os modelos saiam como o esperado. Falamos sobre o assunto neste conteúdo, confira!


Provavelmente, todo entusiasta de impressão 3D imprime peças de calibração com bastante frequência. No entanto, todos eles geralmente acabam na lixeira, porque essas impressões de teste de impressoras 3D são técnicas e feias. 

Portanto, a AmeraLabs criou uma peça de calibração para impressoras 3D de resina que não apenas aliviará o estresse da solução de problemas da sua impressora 3D, mas também produzirá impressões 3D de alta qualidade e aparência maravilhosa para você guardar ou dar de presente a um amigo.

Desta vez, apresentaremos a impressão de teste de impressora 3D chamada “AmeraLabs Town”. 

Ele foi projetado explicitamente para testar materiais para modelagem, ou seja, impressão de modelos complexos e de alta resolução. 

Esta impressão de teste ajudará você a descobrir os melhores recursos da sua impressora 3D e resina de impressão 3D. 

Compartilhamos aqui o guia de solução de problemas de impressão 3D que explica as principais características e recursos desta peça de calibração. No final da publicação, você encontrará um link para download do arquivo STL da impressora 3D da AmeraLabs Town.

Boa leitura!

1. Largura mínima da abertura

O teste de largura mínima de abertura contém um conjunto de slots com larguras de 0,10 a 1,00 mm, projetados para descobrir vários problemas da impressora 3D. 

O objetivo é cortar todos os slots do modelo impresso. Se o resultado não for o desejado, ou seja, os slots estão fechados ou as aberturas são muito amplas, há vários pontos que você deve verificar.

Se você possui uma impressora DLP 3D, convém corrigir o foco do sistema óptico.

A resina de impressão 3D também pode ter uma falta de pigmento, isto é, bloqueador de luz.

Você deve ajustar a duração da exposição. Se as aberturas forem muito amplas, você deverá aumentar a exposição. Por outro lado, se as aberturas estiverem fechadas e não estiverem visíveis, você deverá diminuir sua exposição.

Leia também: 9 acessórios de impressão 3D indispensáveis ​​para uso em impressoras de resina

2. Altura mínima da abertura

Este teste de impressora 3D consiste em um conjunto de aberturas com alturas variáveis ​​de 1,0 mm a 0,1 mm. 

O objetivo é ter todas as aberturas visíveis e por todo o caminho. 

Sendo assim, a ideia deste teste é equilibrar a profundidade da polimerização da resina durante a impressão do modelo com determinadas configurações.

Durante a impressão, você deseja ter uma aderência adequada da camada, sendo assim, a espessura da polimerização (profundidade da penetração da luz na resina) deve ser 50 a 100% maior que a espessura da camada única. 

A má adesão da camada, como resultado de configurações incorretas de impressão, pode levar à delaminação da camada durante o processo de impressão 3D. 

Se a maioria dessas aberturas estiver fechada ou não visível, pode ser o resultado de polimerização excessiva, ou seja, cura excessiva. 

O oposto se aplica quando você tem aberturas muito altas com geometria incorreta: aumentar o tempo de exposição pode levar a resultados positivos.

3. Pontes em forma de cruz

Já esse teste contém dois pilares com um diâmetro de 0,5 mm que se cruzam no centro do recorte redondo. 

O objetivo deste teste é ter uma cruz clara formada por esses dois pilares sem sangramento visível, irregularidades dimensionais, lacunas ou rachaduras.

Este teste é capaz de caracterizar não apenas seus parâmetros de impressão, ou seja, tempo de exposição, concentração de pigmento, mas também algumas propriedades básicas do material. 

Para determinar as configurações da impressora 3D, é aplicada uma explicação semelhante aos testes anteriores. 

No entanto, esta impressão também permite testar suas propriedades de resina. Algumas tintas 3D tendem a ser mais difíceis e menos flexíveis e são comumente usadas para impressão com extrema resolução de impressora 3D. 

As micro-características do modelo que está sendo impresso devem ser difíceis o suficiente para suportar as forças de separação de camadas do FEP ou PDMS, portanto, a resina de impressão 3D deve ser dura e resistente. 

Por outro lado, se você usar materiais mais flexíveis, normalmente caracterizados por maior alongamento, flexibilidade e superfície geralmente mais macia, esses pequenos recursos em forma de cruz podem não sair perfeitamente. 

Experimente as configurações de impressão até alcançar o melhor resultado possível. Em suma, você sempre deve levar em consideração o objetivo de imprimir a resina que usa. 

As resinas duras são recomendadas para a impressão de peças detalhadas com alta resolução da impressora 3D, enquanto as resinas mais macias e flexíveis podem ser usadas para vários fins de engenharia.

Leia também: Impressão 3D com Resina: entenda como funciona

4. Pilares

Este teste de impressora 3D contém um conjunto de pilares com espessura e altura variáveis. A espessura é de 0,1 a 0,5 mm e a altura é de 1,0 a 4,0 mm. 

Da mesma forma que no teste anterior, o objetivo desses pilares é avaliar a dureza e a tenacidade do material. A dureza do material é muito importante para modelos de impressão 3D com detalhes extremos.

Se você deseja obter todos os pilares com sucesso, o material deve ser realmente duro e as exposições devem ser ajustadas corretamente. 

Às vezes, apenas a superexposição produz um conjunto inteiro de pilares. Esses pilares devem suportar as forças de separação do filme FEP (ou PDMS) em um ângulo de 45 graus e também superar a gravidade. 

Portanto, mesmo quando as exposições são ajustadas adequadamente, a qualidade desse recurso depende principalmente da resistência da resina. 

Os pilares também ajudam a determinar os tempos de exposição, porque, quando ocorre uma super cura, é muito fácil observar mudanças de forma e espessura. 

Portanto, se sua impressão 3D consiste em recursos detalhados de alta resolução, finos e que precisam durar longas sessões de impressão, você deve usar materiais de impressão 3D rígidos.

Leia também: Saiba como escolher a melhor Resina para Impressão 3D

Saiba mais

Realmente imprimir uma peça de calibração não é simples, principalmente quando se trata de Impressora 3D de Resina. 

Neste conteúdo, você acompanhou os testes possíveis de fazer para que o nível de impressão esteja cada vez melhor!

Como falamos, deixamos aqui o link para download do arquivo STL da impressora 3D da AmeraLabs Town.

Aproveite também para assinar a newsletter da 3D Fila e ficar por dentro de todas as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *