Guia Completo para acabamento em Impressão de PLA

Capa do artigo para Impressora 3D e acabamento em PLA

O acabamento em impressão de PLA é um importante passo para completar o processo de fabricação de um modelo 3D, e é essencial devido ao fato de que mesmo a melhor impressora FDM 3D produz as linhas na transição de camada. Suavizar as impressões 3D para aprender os diversos métodos de tratamento da fabricação a partir do PLA também é relevante.

Com os diversos métodos de suavização e da aplicação de acabamento em impressão de PLA, consegue-se alavancar a diversificação desses métodos, abrindo as portas para que todos consigam ter um acabamento de nível profissional na sua impressão 3D.

Continue acompanhando o nosso guia completo para o acabamento em impressão de PLA e saiba mais!

O acabamento em impressão de PLA

Existem alguns tipos de acabamentos em impressão de PLA disponíveis para os usuários, desde os iniciantes até os mais avançados, que conseguem oferecer bons resultados para o processo de fabricação da peça em si. Desde uma simples lixa ou até a pintura da peça podem fazer a diferença no resultado final do objeto impresso 3D.

#1 – Lixar as peças impressas 3D

Foto mostra o procedimento de lixa em peça feita em filamento pla com impressora 3d

É quase certo que a maioria das tentativas de dar um bom acabamento em impressão de PLA acabam por uma certa etapa de lixamento e a melhor forma de aplicar esse tipo de acabamento é utilizando algumas variações de lixa. E um ponto importante é resistir a tentação do uso de ferramentas elétricas nesta ação, pois podem causar vibrações e deformações na superfície pelo atrito excessivo que gera calor. Sim, a rotação destas máquinas é tão alta que derreterá o plástico.

Uma das melhores lixas que podem ser utilizadas durante este processo é a lixa a prova d’água pela capacidade do resfriamento do plástico utilizando a água. Deve-se lavar a peça 3D com frequência durante o processo de lixamento para retirar as pequenas partículas que são dispersadas para evitar o transporte pelo ar e a inalação.

Você pode começar com lixas de graduações menores, que na verdade são lixas mais grossas, como a 200 e ir aumentando a graduação, como 1000, 2000, 3000, etc, mas é claro que você tem que usar as lixas que tem disponível. Nem sempre podemos contar com toda granulação. Você deve lixar em movimentos lineares sempre contra o sentido das linhas.

#2 –  Cubra a peça de alguma forma

Esta foto demonstra um profissional aplicando com pincel e luvas o produto primer para dar acabamento em uma peça feita com filamento PLA e impressora 3d

Esperar a peça resfriar e lixar adequadamente não elimina totalmente as linhas de camada, ou seja, cobrir com algum tipo de polímero / massa ou primer é o ideal — mesmo que estas pastas sejam projetadas para os metais, elas se comportam bem com os plásticos. Um bom exemplo é a massa rápida automotiva ou primer pu flex. Além do polímero, um método que também funciona para cobrir as linhas de camada e que serve como um bom acabamento em impressão de PLA é a tinta em spray.

Pense em usar um spray primer de alto preenchimento que permita o uso de lixas, este primer permite um bom acabamento nas impressões de PLA e oferece também uma ótima forma de revestir a peça impressa. Você pode fazer o processo de lixa até chegar ao plástico e que mantenha o preenchimento das imperfeições. Repita o procedimento até que a peça fique perfeita!

Um ponto de atenção é nunca misturar acrílicos e esmaltes, com o risco de causar a quebra da tinta e destruir todo o trabalho que foi realizado.

#3 – Utilize o calor

Foto de um soprador térmico ou pistola de ar quente usada para acabamento em peça feita com impressora 3d

Uma opção que é um pouco menos utilizada para o acabamento em impressão de PLA é utilizar a pistola de ar quente ou soprador térmico ao longo da superfície da peça impressa 3D. Para realizar esse tipo de acabamento, é ideal um certo tipo de prática pelo alto calor produzido pela ferramenta e que pode destruir a peça caso não sejam tomados todos os cuidados necessários.

Lixar a peça anteriormente ajuda a expor o plástico e a chave do sucesso é manter o soprador térmico ou a pistola de ar em constante movimento ao longo da superfície da peça 3D, nunca permitindo que ocorra alguma demora em qualquer área. Outro ponto importante é a produção de fumaça que pode ser prejudicial a saúde. Então evite que a pistola fique concentrada em um só local, podendo a temperatura superar os limites de operação recomendados para o material.

Lembre-se sempre: é importante trabalhar em um local arejado e ventilado. 

Saiba mais!

É quase certo que deixar as peças fabricadas utilizando o PLA com um acabamento fino e suave dará algum tipo de trabalho, desde o lixamento com todo cuidado e evitando o atrito de forma que derreta as camadas, até a aplicação do primer juntamente com a tinta de forma que se forme uma superfície lisa e contínua.

Todos os processos removem alguma parte do material da impressão 3D e é importante também ter em mente os processos disponíveis para o melhor acabamento em impressão de PLA.

Continue acompanhando as publicações no blog da 3D Fila e saiba mais!

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0