As 10 melhores ferramentas para converter arquivos STL

Imagem que exibe informativo sobre os melhores conversores de objetos 3d para impressora 3d com fundo de alguns modelos 3d

Converter um arquivo em outro formato para um arquivo STL é uma ótima forma de manter o padrão utilizado em toda a indústria da impressão 3D, e conseguir trabalhar nas mais diversas plataformas CAD que existem atualmente no mundo. Sendo utilizado para prototipagem rápida, manufatura assistida por computador e na impressão 3D, esse padrão domina a cena quando o assunto são os formatos de arquivos.

Como o arquivo STL é o mais utilizado na impressão 3D, é plenamente útil converter os modelos 3D existentes para este tipo de formato. Muitos programas de modelagem computacional já oferecem esse formato como opção na exportação dos modelos criados, mas ainda existem alguns que não oferecerem.

Por isso, continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre as melhores ferramentas para converter um arquivo STL!

A conversão de um arquivo STL

Existem algumas opções para converter um arquivo comum para um arquivo STL, e muitas delas são, inclusive, gratuitas. Conheça um pouco mais sobre elas na lista abaixo.

AccuTrans 3D

Imagem de uma tela do programa Accutrans 3D mostrando como salvar um arquivo em outros formatos 3d

Esse software fornece uma conversão precisa da geometria 3D da peça, sendo beneficiado pela manutenção das informações da malha 3D como a posição e rotação. Também se beneficia de um recurso chamado conversão em modo lote, onde uma lista de formatos de arquivo 3D são convertidos para o STL.

Formatos suportados: São mais de 30 tipos de arquivos, incluindo MA, X3D e XYZ.

SwiftConverter

Imagem do aplicativo online que converte arquivo 3d em vários formatos o swiftconverter

Essa também é uma ferramenta online e gratuita de conversão de modelos 3D para um arquivo STL, sendo fácil de usar e oferecendo um limite de até 100mb por arquivo que será convertido.

Formatos suportados: São mais de 25 tipos de arquivos, incluindo arquivos 3d STL, 3DS, 3DP, 3MF, OBJ e PLY.

i3DConverter

Programa disponível em windows e mac para conversão de arquivos 3d em objetos 3d de diversos formatos

Esse programa se destaca por estar disponível para Mac e Linux e consegue converter quase qualquer formato de arquivo 3D. Sua licença vitalícia custa US$50 e oferece um período de testes gratuito.

Formatos suportados: Inclui e não se limita a arquivos 3d STL, CAD, OBJ, PLG, e XML.

Online CAD File Converter

aplicativo online para conversão de diversos arquivos 3d para impressora 3d

Essa ferramenta online promete e cumpre o que afirma, converter qualquer modelo 3D para um arquivo STL em questão de segundos. Ela oferece três pacotes diferentes, indo do basic de 1 Euro por conversão, o Plus com 10 conversões por 10 Euros e o Pro com 50 conversões por 40 Euros. Os tamanhos para cada arquivo tem um limite de 100mb e pode ser testado gratuitamente.

Formatos suportados: Inclui e não se limita a arquivos 3d SLDPRT, STEP, SKP, X_T, JT, OBJ, STL, 3DS, IPT, 3D PDF, CATIA e muitos outros.

Meshconvert

Sistema online de conversão de objetos 3d em stl para impressoras 3d

Este é mais um conversor online e gratuito e o seu limite de upload de arquivos é de 15mb cada. Além do STL, também oferece a conversão para outros formatos como o DAE, OBJ e PLY. A plataforma não garante 100% de sucesso na conversão dos recursos no formato de entrada.

Formatos suportados: STL, DAE, OBJ e PLY.

Makexyz

Aplicativo online que converte objetos 3d obj em arquivos stl

Essa plataforma conecta usuários e designers 3D locais e também oferece um conversor online e gratuito que consegue converter um modelo 3D obj para um arquivo 3D STL.

Formatos suportados: STL e OBJ.

Greentoken

Conversor alemão de arquivos 3d para impressora 3d

Esse conversor foi desenvolvido por um programador alemão e pode ser utilizado de forma online e gratuita, suportando diversos tipos de formatos de entrada e possuindo um limite máximo de 50mb por arquivo, com mais um limite de 5 arquivos por pessoa.

Formatos suportados: STL, STLB, COLLADA, OBJ, 3DS, PLY e muitos outros arquivos 3d.

Materialise Cloud

A maior plataforma de impressão 3d conta com ferramenta para correção dos arquivos 3d e conversão de objetos 3d

A líder do mercado em softwares e serviços para a impressão 3D oferece também uma plataforma para a impressão 3D, com a possibilidade não só de reparar e projetar modelos 3D como também de realizar a conversão em um arquivo STL. Os 10 primeiros arquivos são gratuitos e depois existem três ofertas de pacotes disponíveis.

Formatos suportados: OBJ, 3DM, 3DS, 3MF, DAE, DXF, FBX, IGES, IGS, PLY, SKP, SLC, VDAFS, VDA, VRML, WRL, ZCP, e ZPR.

Bear File Converter Online

Conversor de arquivos 3d online chamado bear. Esta é uma de suas telas.

Este também é um conversor online e gratuito para imagens, vídeos, ebooks e modelos 3D. O limite de tamanho por arquivo é de 50mb e a ferramenta é considerada como simples, embora a conversão demore um pouco para ser finalizada.

Formatos suportados: São mais de 35 tipos de arquivos que podem ser convertidos 3d, incluindo ASE, DXF, OBJ e STL.

Spin 3D

Programa Spin 3D em execução de conversão de arquivos 3d para impressoras 3d

Esta ferramenta é um software de conversão de malha 3D considerado fácil de utilizar e bastante abrangente nos seus recursos. Com um único clique o usuário converte o modelo 3D para um arquivo STL, tendo também disponível a conversão em lote para trabalhar com diversos arquivos e formatos.

Formatos suportados: São mais de 35 tipos de arquivos que podem ser convertidos 3d, incluindo 3DP, 3MF, OBJ e PLY.

Saiba mais!

Conhecer as opções disponíveis para trabalhar com os modelos 3D e realizar a conversão para um arquivo STL é uma importante forma de manter o padrão quando se trabalha com a impressão 3D. Este formato é amplamente utilizado por todo o mundo.

Continue acompanhando as publicações no blog da 3D Fila e saiba mais sobre o mundo da impressão 3D!

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0