PLA vs PETG comparando impressões com os filamentos

Imagem inicial de destaque informando que o assunto abordado será sobre as diferenças entre impressão com PLA e PETG

Você também pode escutar este artigo:

Comparar as impressões realizadas com o filamento 3D PLA ou o filamento 3D PETG é um dos grandes pontos de discussão no mundo da impressão 3D. Desde as características únicas dos filamentos como o PET sendo durável e utilizado em garrafas plásticas + G (glicol), e o PLA biodegradável e politicamente correto para o meio ambiente, cada um possui seu ponto positivo e negativo.

Tanto o PETG e o PLA são termoplásticos e tem a capacidade de amolecer em determinada temperatura e depois se solidificar em temperaturas mais baixas, além de poder repetir esse processo sem de fato degradar o material. Ambos estão disponíveis em diversas cores, podendo serem aditivados e comparar os dois é muito importante para ter a melhor qualidade de impressão 3D.

Quer saber mais sobre o PLA e o PETG e qual o melhor filamento 3D? Continue acompanhando a nossa publicação!

PLA vs PETG – comparando impressões e escolhendo o filamento 3D

Esta imagem mostra uma sequência de símbolos que traduzem força, temperatura e muitas outras propriedades que podem ser analisadas com filamentos 3d pla e petg com impressora 3d

As propriedades exclusivas de cada um dos filamentos 3D são os fatores primordiais para a escolha do melhor material para realizar a impressão 3D.

  • Para força física, o PETG geralmente ganha do PLA;
  • Na tolerância à temperatura, o PETG também se sai melhor. Algumas peças fabricadas com misturas extremas do PETG chegam a suportar até 250ºC – e o normal para o material é resistir até 75ºC. Já o PLA chega a no máximo 55ºC. Jamais pense em deixar uma peça impressa em PLA exposta à luz solar!
  • Na resistência ao clima e a exposição ao sol, o PETG também sai ganhando e geralmente consegue lidar melhor com esse ambiente. Quando pintado, o PLA pode oferecer ótima resistência também.
  • Para uma correspondência de cores, o PLA ganha do PETG por oferecer uma melhor palheta de cores e também oferecer melhores formas de pós processamento;
  • Quando a sustentabilidade é um ponto importante do projeto, o PLA leva a melhor por ser biodegradável e reciclável;
  • Imitar outros materiais também é feito de forma fácil com o PLA, devido a possibilidade de combinações com os outros materiais disponíveis.

As diferenças durante a impressão

Durante a impressão, a adesão na mesa de impressão é mais simples quando se utiliza o PLA. Enquanto com o PETG é necessário uma mesa de impressão aquecida entre 50ºC até 85ºC, com o PLA não existe essa necessidade. Se você usa mesa com PEI, para o PETG, provavelmente este material terá uma aderência tão boa que o uso de uma cola à base de PVA pode ser uma boa ferramenta para evitar que danifique a mesa.

As temperaturas de impressão 3D dependem diretamente das misturas ou blendas para o PETG e o PLA, e geralmente o PLA realiza a fabricação das peças 3D com uma temperatura menor. Apenas não imprima com temperaturas tão baixas e nem tão altas. Use sempre o range de temperaturas recomendadas pelo fabricante de filamentos para impressoras 3d.

Outro ponto de comparação é a densidade do filamento 3D, que é maior para o PETG em comparação com o PLA – um valor comum para densidade do PLA é em torno de 1.24 g/cm³, e para o PETG 1.27g/cm³.— deve-se verificar as configurações recomendadas pelo fabricante para a impressão 3D.

Os suportes também funcionam bem para ambos os materiais, mas a configuração de distância entre o modelo e o suporte costuma ser maior para o PETG do que para o PLA.

A troca de filamentos 3d entre o PETG ou o PLA para realizar a fabricação da peça 3D requer um grau de atenção. Deve-se estar atento a variação de temperatura de impressão 3D entre o PETG e o PLA. Para usar filamento PLA após impressões com PETG, tenha certeza de que fará uma extrusão contínua com temperatura alta até que apenas PLA saia pelo bico extrusor. Caso ainda existam restos de PETG em sua extrusora, você poderá entupir o seu bico extrusor.

Reconhecendo os produtos

Para o PETG, algumas vezes pode ser difícil reconhecer se o tipo de material é realmente este tipo de filamento 3D, pois há uma variedade enorme de nomes de produtos para os diferentes fabricantes, e cada um desses possui uma combinação exclusiva para fabricar esse tipo de material. Já com o PLA, os nomes geralmente indicam o material ou a propriedade que foi combinada.

O PETG XT é um copoliéster como o Tritan HT. Normalmente brilho do PETG XT é um pouco menor do que o Tritan HT. Quando a extrusão do material é feita, o cheiro destes materiais também é muito similar. Então a melhor forma de reconhecer se você está com um PETG XT ou um Tritan HT é fazendo uma extrusão contínua e apenas o PETG XT conseguirá ser extrudado com temperaturas mais baixas. O PETG é menos tenaz que o PLA Basic, então você conseguira dobrar o filamento 3d sem quebrar o fio.

Breve vídeo demonstrando como é difícil quebrar o filamento PETG
Identificando PETG

O PLA tem um cheiro doce ao ser extrudado. Ao dobrar o filamento PLA Basic (norte americano), você terá maior facilidade para quebrar e romper o fio. O mesmo já não acontece com o PLA EasyFill. No entanto, o filamento PLA EasyFill tem uma cor com brilho muito bonito e característico, que imita seda.

Breve vídeo demonstrando como é fácil quebrar o filamento PLA Basic Norte Americano INGEO
Identificando PLA

Saiba mais!

Este poliésteres plásticos que também podem ser considerados como termoplásticos possuem algumas propriedades diferentes e que podem fazer a diferença na hora da impressão 3D. Para força física, escolha o PETG – para estética exata, escolha o PLA. E essa comparação pode ainda contar com mais informações e variáveis, desde que prestada a atenção necessária na escolha do filamento 3D correto para a impressão 3D.

Quer saber mais informações sobre a impressão 3D e os tipos de filamento 3D? Continue acompanhando as publicações no blog da 3D Fila!

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0