Aproveite para conhecer as particularidades do filamento Tritan, suas indicações e diferenciais no mercado. Você não vai se arrepender!


De grande importância no mercado, o filamento Tritan oferece características exclusivas para uma impressão 3D. Apresentando excelente resistência, a opção também se destaca por conseguir trabalhar sob altíssimas temperaturas, especialmente, quando comparado com outros materiais, como ABS, PETG e PLA. 

Produzido a partir de copoliéster durável, ele é extremamente resistente e não quebradiço, contudo, pode ser arranhado com certa facilidade. Com ele, você ainda conseguirá construir peças sólidas, duráveis e com um efeito exclusivo. 

Dito isso, o que acha de entender melhor sobre o filamento Tritan e as suas particularidades? Neste post, contamos todos os detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

Onde usar o filamento Tritan?

Como mencionado, o filamento Tritan é bem resistente, conseguindo lidar bem com a pressão e as altas temperaturas. Fato que permite o seu uso nos setores de engenharia, indústria automotiva, química, aeroespacial e médica, especialmente, aqueles com foco na produção de peças mecânicas. 

E mais: o material ainda pode ser aproveitado para imprimir itens grandes, principalmente, porque ele conta com baixíssima concentração e pouco warping. 

Qual a diferença do Tritan para outros tipos de filamento?

O filamento Tritan possui algumas características que fazem com que ele se destaque no mercado. A primeira, diz respeito a sua capacidade de impacto e resistência, que são bem elevadas. 

O mesmo vale para a sua resistência química. Maior do que muitas opções disponíveis, esse detalhe permite que as peças produzidas em Tritan possam ser higienizadas, até mesmo, em máquinas de lava-louças. 

Já em elementos de paredes espessas, essa opção se mostra mais transparente em comparação ao PETG. Podemos dizer que ambos são pesados, livres de BPA, halógenos e estirênicos. 

Entre os profissionais, o filamento Tritan ficou famoso pela sua resistência térmica, que é uma das mais potentes chegando até 110 ºC o ABS, fica atrás, suportando 95 ºC. 

Filamento Tritan: outras características relevantes

  • Apresenta excelente aderência à mesa; 
  • Adere fácil entre as camadas; 
  • Conta com tecnologia FDM; 
  • Mais flexível que o ABS ou PLA convencional; 
  • Preço razoável ($$$). 

Os seus principais parâmetros de impressão

Para que a sua impressão no filamento Tritan alcance um resultado impecável, é essencial seguir alguns truques simples ao longo do processo. Os principais deles são:

  • mesa 110ºC de aquecimento; 
  • fator de extrusão 100% (1,0); 
  • largura de extrusão: 0,48mm; 
  • temperatura de extrusão variando de 260 ºC a 280 ºC. 

Dica extra 

Antes de escolher a temperatura, sempre analise a velocidade da impressora e, se possível, confira diretamente com o fabricante qual é o nível máximo que a sua máquina suporta.

Outro detalhe relevante é que o filamento Tritan exige uma temperatura de extrusão alta. Logo, esse ponto pode ser visto como um empecilho para as impressoras 3D com Tubo Teflon, já que esse tipo de material apresenta baixa resistência térmica. 

Não tem segredo: com esses passos, você conseguirá usar o filamento Tritan com eficiência e praticidade. Se gostou, curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas como estas. Nos encontramos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *