Imprimir com o filamento abs

Muitas pessoas cometem erros na hora de imprimir com o Filamento ABS, em aplicações diferentes. E isso não acontece porque é complexo, mas sim pela falta de informações. Agora, neste conteúdo, você vai aprender os detalhes para não cometer esses erros!


O Filamento ABS é conhecido por sua resistência a impacto, boa resistência térmica e durabilidade. Não é por acaso que uma das indústrias que mais utilizam o material é a automotiva, que preza por materiais duráveis e resistentes.

Acontece que, no mundo da Impressão 3D, o Filamento ABS é bastante utilizado, em aplicações diferentes, e algumas pessoas cometem erros na hora de imprimir com o filamento, e prejudicam suas criações.

Neste conteúdo, nós da 3D Fila criamos um guia com as informações que você precisa para imprimir com o Filamento ABS do jeito certo, sem comprometer suas impressões.

Antes de mais nada, o que é Filamento ABS?

O Filamento ABS foi desenvolvido para uso em todas os modelos de impressoras 3D do mercado, sejam elas para o uso profissional na criação de protótipos funcionais ou peças finais complexas, como para hobistas, makers, entusiastas que queiram criar peças simples para uso cotidiano com facilidade e qualidade.

Entre os seus principais atributos, estão:

  • Alta velocidade de impressão, com uma composição de maior fluidez.
  • Minimizar warping, empenamentos e assegurar uma forte aderência entre as camadas da impressão 3D.
  • Resiste à impacto e dimensionalmente estável, com temperaturas até 85ºC, o que o torna uma excelente opção para peças mecânicas ou que estarão expostas ao sol.

Informações importantes sobre o Filamento ABS

Algumas características do Filamento ABS você precisa conhecer para saber como imprimir e ter uma execução eficiente das peças. 

Falando em acabamento, o ABS é, com certeza, o mais indicado. Isso porque é um material de dureza superficial baixa, o que acaba tornando-o mais fácil de lixar, além de ser solúvel em acetona.

Já para peças que precisam de suporte, o Filamento ABS também é a escolha certa, pois apresenta grande facilidade de remoção das partes, deixando a superfície externa das peças perfeitas.Essa qualidade faze com que o Filamento ABS seja usado mundialmente por grande parte das indústrias, 

Requisitos para impressão com o ABS

Antes de iniciar as impressões, você precisa também estar atento a alguns detalhes, como o uso indispensável de mesa aquecida, que alcance uma temperatura mínima de 110º C. 

O Filamento ABS pode ser utilizado em impressoras abertas ou fechadas, mas, como dica da 3D Fila, costumamos aconselhar preferencialmente para as fechadas.

Filamento ABS Premium+ da 3D Fila

Para você conseguir chegar em um resultado ainda mais eficiente com o Filamento ABS, é necessário poder contar com as melhores características que o Premium+ pode oferecer!

Material: ABS

Diâmetro: 1,75mm, 3,00mm

Carretel (Peso Líquido): 1,0 kg, 1,5 kg, 250 g, 50 g (não acompanha carretel), 500g

ABS Premium – Cores: Amarelo Canário, Azul Bebê, Azul Caneta, Azul Tiffany, Branco Gesso, Branco Odonto (Polar), Cinza Ardósia, Cobre Forja, Laranja Siena, Mármore Carrara, Marrom Imperador, Natural Marfim, Preto Sépia, Rosa Choque, Roxo Titânio, Verde Lima-Limão, Vermelho Aranha.

Temperatura de transição vítrea: 107 ºC

Densidade: 1,06 g/cm3

Comprar Agora

Aproveite para assistir esse vídeo na prática de suporte e acabamento com o Filamento ABS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *