Falhas em arquivos 3D: saiba como resolver

imagem de introdução do artigo do blog com dois modelos 3d do porta lápis de caveira para impressora 3d o do lado esquerdo sem correção e o do lado direito com correção

Você também pode escutar este artigo:

Bom, esse texto é um pouco diferente do que você já está acostumado aqui no blog. Na verdade, a ideia é trazer assuntos, perguntas e dúvidas de vocês para que possamos solucioná-las.

Então, o conteúdo de hoje é para você, que em algum momento já se deparou com um arquivo STL que, na hora do fatiamento, trava o programa, ou fica cheio de falhas na impressão. Se este tipo de problema já ocorreu com você, pode ficar tranquilo, pois viemos trazer a solução!

Primeiramente vamos te apresentar o que seriam essas falhas em arquivos 3D.

Como exemplo usaremos esse arquivo STL que muitos usuários de impressoras 3d fazem o download do thingiverse:

foto em tons de cinza de um porta lápis de caveira impresso 3d com impressora 3d e algumas canetas, em cima de uma mesa

 

screenshot da tela do fatiador para impressora 3d caveira azul em cima de um plano infinito

Este é  um dos muitos modelos 3d disponíveis gratuitamente na internet que apresentam erros. Ao tentar imprimir  esse mesmo modelo, sem corrigir os defeitos do arquivo STL antes do fatiamento, a impressão 3d poderá sofrer erros, falhas, paredes faltando o que resultará em uma peça frágil e esteticamente mal acabada.

screenshot da tela do software 3d builder mostrando o antes e o depois do modelo 3d corrigido os modelos estão em cor azul

Como podemos ver na imagem, o modelo 3d do lado esquerdo nitidamente apresenta falhas, já no lado direito, o arquivo já se encontra corrigido. É de extrema importância verificar os arquivos antes de imprimir, pois muitas vezes alguns erros passam despercebidos e podem prejudicar toda a impressão 3d.

Mas, como arrumar essas falhas em arquivos 3D? Como saber que estão com defeitos?

Para os usuários do Windows 10, uma forma bem simples de resolver isso é utilizar o 3DBuilder, um sistema que já vem com o Windows. Não encontrou o programa no seu windows? Basta digitar “3d builder’ em sua barra inferior, onde está escrito “Digite aqui para pesquisar”. O Windows mostrará a melhor correspondência para você.

Para abrir o arquivo no 3D Builder, click em importar e selecione o arquivo stl, assim a peça será apresentada da seguinte forma:

screenshot do programa 3d builder identificando o modelo 3d com problema, mostrando uma marcação vermelha na base da peça do porta lapis de caveira

A marcação vermelha demonstrada na imagem acima sinaliza que há algum erro no arquivo. Para corrigir basta clicar em cima da opção da imagem abaixo:

 

corte do screenshot da tela do 3d builder mostrando que existe um modelo 3d para ser reparado e que basta clicar na mensagem para reparar o modelo 3d

O arquivo será recuperado e, logo após terminar de recuperar, clique em salvar. Pronto! Seu arquivo já estará preparado para impressão.

E se eu não sou usuário Windows?

Para os demais usuários, existe uma outra maneira de se corrigir o arquivo stl, através do seguinte site:

https://tools3d.azurewebsites.net/

É bem simples também, basta fazer o login no site com uma conta da Microsoft.

Em seguida, seguir através da tela:

sistema azure do windows que faz correção de modelos 3d para impressora 3d gratuitamente e na nuvem

Clique em upload e selecione o arquivo 3d que você deseja arrumar. Após isso o site processará o arquivo stl e disponibilizará um novo modelo 3d corrigido para o download. Salve ele em algum lugar de sua preferência e, feito isso, é só usar esse novo arquivo 3d gerado para imprimir.

E ai gostou desse estilo de conteúdo, com soluções práticas sobre as falhas em arquivos 3D? Então, fique ligado no nosso blog. De preferência, assine nossa newsletter e receba notificações no seu e-mail sempre que tivermos uma novidade (prometemos não enviar SPAM, afinal, não gostamos disso também!)

Deixe um comentário

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0