Comprar Impressora 3D aberta ou fechada?

Impressora 3D Fechada vs Impressora 3D Aberta

As impressoras 3D são chamadas de abertas quando toda a estrutura, seja mecânica ou a própria peça impressa, ficam expostas ao contato com o ar e tato. As impressoras fechadas na sua grande maioria tem uma estrutura para enclausuramento da mecânica, para segurança, estética e também para trabalhar melhor com alguns plásticos.

Uma pergunta que ouvimos bastante no momento da aquisição ou após compra de uma impressora aberta é se ela não funcionará corretamente em determinadas condições e se de fato terá condições de imprimir peças 3d com um nível mínimo aceitável de qualidade. Abaixo listaremos todas as questões que envolvem essa assunto para você entender como comprar Impressora 3D de qualidade.

Impressora 3D Aberta ou fechada: qual escolher?

Segurança

Se sua impressora fica em local público, perto de ondem passam crianças ou ainda uma indústria com seus vários procedimentos de segurança, a impressora aberta está descartada.

No caso do ambiente público não existe possibilidade de evitar que alguma pessoa curiosa coloque a mão em alguma parte da impressora que esteja aquecida e possa se ferir.

A mesa da impressora é quente, o bico e também a peça trabalham com temperaturas muitas vezes suficientes para causar queimaduras sérias. A mão indesejada também pode estragar a impressão que está sendo feita ou até mesmo danificar a impressora.

Certamente você pode estar pensando como outros usuários neste momento em fazer uma redoma em volta da sua máquina. Tenha em mente que este equipamento foi projetado para ficar aberto e provavelmente não suportará a temperatura interna.

Existem relatos em que a parte eletrônica como placa de controle ou fonte não suportam esta temperatura e podem até danificar o equipamento e levar a um incêndio. Estas adaptações já levaram a casos graves de incêndios e ferimentos em vários países.

Por último, empresas como na indústria automotiva, por questões de segurança do trabalho, não permitem a utilização destes aparelhos por terem o funcionamento de eixos deixados abertos sem uma proteção. Então, se você está em dúvida entre comprar Impressora 3D aberta ou fechada, desconsidere se o segmento da sua empresa for o mesmo que os citados acima.

Warp / Contração / Empenamento

A barreira colocada em volta da peça não tem por objetivo apenas a segurança, mas ajudará a trabalhar melhor com alguns dos filamentos que exigem características importantes para uma impressão de qualidade.

Este fechamento projetado tem de ter aberturas grandes, com portas, pois da mesma forma que para alguns filamentos 3d plásticos é importante não ter ventilação, para outros ela é imprescindível.

Para imprimir com os filamentos de ABS e Tritan HT é desejável que a impressora 3d seja fechada. Veja bem que estamos falando em desejável, ou seja, mesmo que sua impressora seja aberta, ainda é possível imprimir bem com estes polímeros.

A dificuldade de se imprimir com filamento ABS Premium + em impressora 3d aberta é que este polímero mesmo em sua melhor qualidade com os da 3D Fila, tem características físicas intrínsecas e então um fator de encolhimento maior que PETG e PLA.

O ABS tem temperatura Vicat, que é próxima aos 95 graus, e esta temperatura determina o ponto onde o material sobre determinada pressão sofre deformação. Então, se você está trabalhando com temperatura acima de 100 graus celsius reais na mesa, não terá o problema warping ou de empenamento.

Mas nas impressoras abertas, a temperatura da mesa mesmo que exibida corretamente no display, por má distribuição de calor (característica de projeto das mesas), pode não apresentar temperatura homogênea nas bordas.

A falta de isolamento térmico por não ter uma barreira física contra ventilação local faz com que o controle PID da mesa tenha que trabalhar mais para compensar as variações de temperatura e isto pode aumentar as chances de empenamento ou contração das peças impressas.

Além disso, se a peça tiver uma dimensão grande e se resfriar rapidamente pode ocorrer trinca já que este polímero tem contração forte. Por isto é tão recomendável que a impressora seja fechada facilitando muito o trabalho com este filamento tão importante, já que para a maioria das aplicações ele é o termoplástico mais indicado.

Já o Tritan HT, com certeza por ser um co-poliéster e com uma fusão e camadas superior, não oferecerá trincas na peça mesmo que ela seja grande ou a impressora aberta, mas poderá sofrer com empenamentos na mesa e descolamentos caso a mesa não esteja dentro da temperatura recomendada.

Este é um ponto bem vantajoso, que fez comprar Impressora 3D fechada uma boa opção.

Para os outros filamentos, a questão da impressora fechada não fará diferença. Claro, que se sua impressora for fechada, quando for imprimir em PLA basic, PLA EasyFill, PETG XT e flexivel, é importante lembrar de manter as portas abertas, pois estes plásticos tem um resfriamento lento. Caso a impressora esteja fechada ao invés da ventilação forçada ser com ar frio, o ar jogado será quente e sua peça perderá a qualidade, principalmente em peças com overhang.

Estética

Imagine que você esteja em um belo escritório de arquitetura, no seu dentista e lá está a impressora da foto abaixo. São fios expostos, correias, barras roscadas e sujeira coladas em bicos que são sempre frequentes.

Além de ser agressivo ao ambiente, não combinar e parecer esteticamente errado, você pode perder a credibilidade de seus clientes por trabalhar com um equipamento tão rudimentar.

Então, se você quer comprar Impressora 3D que combine com o local que ela ficará exposta, e se você executa algumas das profissões que citamos, opte pela fechada.

Robustez

Com certeza em algum momento você vai precisar transportar sua impressora de lugar, mesmo que seja de uma mesa para outra, retirar de um cômodo ou trocar a posição para limpeza.

Se a impressora é aberta, talvez a faxineira que faz a limpeza não saiba nem onde pegar para retirar a poeira ou passe pano onde não deva. O fato é que a impressora fechada suportará muito mais qualquer stress mecânico e manipulação indevida.

Se for necessário, o transporte em um carro ou transportadora, e geralmente não guardamos a caixa original, a impressora aberta poderia ter suas partes como fonte, eixos, mesa esbarrando em alguma parte do seu porta-malas e a chance da danificar, comprometendo o funcionamento é grande.

Pense ainda na calibração que exige sempre um ajuste fino (estamos trabalhando com décimos de milímetros!). No caso das impressoras fechadas, o risco maior fica em um arranhão e na parte estética, mas dificilmente comprometerá o seu funcionamento.

Barulho

Da mesma forma que não combinam impressoras abertas por design em locais refinados, as impressoras 3D mais silenciosas ainda geram barulho. Os motores de passo, no seu vai e vem, geram bastante ruídos por correias em atrito, paradas bruscas e diversos movimentos são feitos o tempo todo.

Nas impressoras abertas, estes ruídos são ainda muito maiores já que não existe nenhuma barreira para bloquear ou abafar os sons promovidos pela impressora. Este corpo ao redor faz um bom isolamento acústico reduzindo consideravelmente o volume do ruído. A diferença da potência deste ruído entre impressoras 3d abertas e fechadas pode chegar a 10 decibéis, ou seja, 100 vezes menor.

As impressoras abertas não possuem uma barreira para a circulação de ar na peça. Se você quer imprimir peças em PLA, PETG, Flex, Wood ou outros materiais que não sofrem uma grande contração quando são resfriados, não tem problema usar uma impressora aberta. É até recomendado, para esses materiais, um sistema de refrigeração forçada, como um cooler.

As impressoras fechadas ajudam a bloquear o resfriamento externo, o que é ótimo para impressão com materiais com alta contração, como o ABS. Se você quer usar a sua impressora com ABS em uma sala com ar condicionado, ou em dias frios, por exemplo, é importante trabalhar com uma impressora fechada. Porém, esse tipo de impressora não limita a utilização dos materiais citados anteriormente.

Estamos felizes em te ajudar! Agora você já sabe mais um aspecto que deve levar em consideração ao comprar impressora 3D! Nossa equipe está pronta para te ajudar em suas futuras impressões! Não deixe de acompanhar nosso blog e Guia de Soluções!

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0