A impressão 3D vive um grande momento de crescimento e desenvolvimento da tecnologia, com informações interessantes sobre este mundo surgindo a cada momento, em diversos cantos do mundo. E dentro desse grande leque de novidades que estão se tornando realidade, uma se destaca em Dubai e envolve principalmente a impressão 3D. 

A partir do ano que vem, todos os novos edifícios erguidos na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, deverão ter na sua construção 25% de produtos impressos a partir de impressão 3D – e esta medida foi tomada pelo governo local e irá valer pelos próximos 7 anos para todas as novas construções de edifícios da cidade. 

E você, quer saber mais sobre mais essa novidade sobre a impressão 3D? Continue lendo nossa publicação! 

Você sabia? A impressão 3D está em todo lugar

A impressão 3D permite que sejam desenvolvidas peças e produtos que antes só seriam possíveis nos programas de modelagem computacional, fazendo com que o pensamento humano e a criatividade ganhem mais espaço. Oferece também mais uma forma de criar e desenvolver estes tipos de produtos e peças com formas complexas e únicas. 

Além disso, a impressão 3D também pode ser usada em diversos locais diferentes, sendo também capaz de permitir a sua utilização nas mais variadas aplicações. Esta incrível capacidade de adaptação da impressão 3D permite transformar a tecnologia numa ferramenta para o desenvolvimento humano, fazendo com que os benefícios da área sejam aplicados em diversos locais. 

E uma dessas áreas é a construção civil – a impressão 3D está sendo cada vez mais utilizada para auxiliar as obras e evitar desperdícios no setor. 

Prédios em Dubai usarão a tecnologia de impressão 3D

Na cidade de Dubai a impressão 3D irá ser utilizada para otimizar o setor da construção civil. Uma medida do governo local e com validade de sete anos determina que os edifícios construídos a partir do ano que vem devem ter 25% da sua construção feita utilizando impressão 3D. 

A organização Dubai Future Foundation, que tem como foco tornar a cidade de Dubai como um pólo tecnológico no Oriente Médio, tem alguns números interessantes: 

  • Para eles, a ação vai reduzir a mão de obra em até 70%;
  • Reduzir custos com da construção em até 90%. 

A organização ainda define que a ação que terá início em 2019 será gradual, partindo dos 19% e aumentando 2% por ano, até chegar nos 25%. A Dubai Future Foundation também analisa que as aplicações da impressão 3D serão diversas, mas terão um foco maior em setores como a iluminação, as fundações e as bases dos edifícios. 

Aplicação da tecnologia 3D já é realidade em Dubai 

A impressão 3D já é aplicada na cidade de Dubai no setor de construção civil a dois anos, quando começaram alguns testes para a construção do chamado “Escritório do Futuro”. Esse edifício foi criado utilizando uma impressora 3D de concreto com um braço robótico de seis metros de altura com 12 metros de largura. 

Além disso, um técnico que monitorou a impressora 3D durante o processo, 7 funcionários que ficaram responsáveis pela instalação do prédio e mais 10 eletricistas e especialistas para realizar as ligações elétricas e hidráulicas no edifício foram necessários durante toda a construção, uma grande redução se considerado as construções clássicas. 

E esse ponto é muito importante quando considerado o panorama local da construção civil, principalmente em Dubai e na Ásia como um todo. Diversos casos e relatos de exploração de mão de obra local, justamente com altos números no setor da construção civil. 

Com isso, utilizar as impressoras 3D para dar melhores condições de trabalho para estes trabalhadores é um importante desafio e um grande marco na tecnologia como um todo, fazendo com que a impressão 3D seja uma saída sustentável e eficiente para o desenvolvimento tecnológico e o desenvolvimento da construção civil no geral em todo o mundo. 

Saiba mais! 

A série de publicações do Você Sabia? tem como intuito dar informações relevantes e trazer novidades sobre a área de impressão 3D – e nesta publicação traz um importante marco para a área, que é a aplicação na construção civil para acarretar em melhores condições de trabalho, mais produtividade e eficiência no setor. 

E você, quer saber mais sobre a impressão 3D? Curta a página da 3D Fila no Facebook para acompanhar todas as nossas novidades! 

Deixe uma resposta