Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste) - Não se aplica a Impressoras 3D

Entender o que é CAD e as suas funções no setor da impressão 3D é um dos principais passos para criar projetos incríveis. Acompanhe o post e se aprofunde no assunto.


Chegou a hora de responder a uma pergunta básica: você sabe o que é CAD?

Atualmente, o setor da impressão 3D e dos softwares vem caminhando juntos, permitindo que os profissionais criem os mais diversos e exclusivos projetos que a tecnologia tridimensional é capaz de proporcionar. 

Contudo, antes de colocar a sua ideia em prática, será preciso desenvolvê-la em um computador. Ou seja, em programas próprios para essa finalidade e que permitem o uso de diferentes recursos como acontece com os programas CAD. 

Assim, vamos compartilhar com você o que são essas opções e como aproveitá-las da melhor forma. Confira!

Afinal, o que é CAD?

No universo da impressão 3D, muito se fala sobre o CAD. Mas, para entender melhor o termo, vamos direto até a origem da palavra. Do inglês, CAD quer dizer “Computer Aided Design”, que, traduzindo, significa “Projetos e Desenhos Assistidos por Computador”. 

Logo, esse tipo de software serve para ajudar na criação de um projeto, permitindo que tanto o desenhista, quanto o projetista, consigam organizar pastas, acessar documentos e manter um banco de dados atualizado. 

Um ponto interessante é que existe uma boa variedade de programas CAD no mercado cada um deles indicado para uma necessidade específica do usuário.

Ou seja, são ferramentas próprias para a criação de desenhos tridimensionais, mas que carregam documentação técnica e conseguem substituir os tradicionais processos manuais. 

Onde o CAD pode ser usado?

Diante dessas características, os programas CAD podem ser utilizados em inúmeras áreas. 

Com ele, é possível, por exemplo, criar sistemas eletrônicos, desenvolver projetos mecânicos ou, até mesmo, elaborar trabalhos de arquitetura, topografia, engenharia e por aí em diante. 

O ponto positivo é que esse recurso possibilita a especificação de dados diversos, dependendo das necessidades de cada aplicação. 

Principais vantagens

Não por menos, existem diversas vantagens que podem ser aproveitadas pelos especialistas que utilizam os programas CAD. A seguir, listamos as principais: 

  • possibilidade de aumentar a produtividade no decorrer de um projeto;
  • facilidade em lidar com problemas complexos e desafios; 
  • diminuição significativa na ocorrência de falhas; 
  • otimização do tempo; 
  • diminuição dos custos;
  • melhor aproveitamento de recursos.

3 softwares CAD para experimentar

Você já sabe o que é CAD, mas ainda não conhece os programas mais utilizados dentro dessa categoria no momento? Sem problemas! Para facilitar essa jornada, sugerimos algumas opções que te ajudarão a conquistar resultados fantásticos. 

1. AutoCAD

Criada em 1982, esta é uma opção usada, na maioria das vezes, para elaborar peças de desenho técnico. Nele, é possível criar duas dimensões distintas e, com isso, obter modelos em versões tridimensionais. 

2. SketchUp 

Temos aqui um dos softwares CAD mais populares da atualidade o SketchUp. Ao usá-lo, o profissional poderá aproveitar um conjunto de ferramentas eficientes, mas bem fáceis de usar para criar objetos e ambientes em 3D. 

3. Autodesk Inventor

Este é um software CAD utilizado para fazer a simulação de produtos e projetos diversos. Muito conhecido no segmento da engenharia, ele possibilita que o usuário crie protótipos virtuais em 3D e tenha em mãos diferentes ferramentas de documentação.

E então, com essa leitura você conseguiu entender o que é CAD, os seus benefícios e principais indicações? Para continuar se aprofundando no tema, curta também a nossa página no Facebook e acompanhe outros conteúdos exclusivos como este. Até mais!

Deixe uma resposta