Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste)

Olá, pessoal! Neste artigo, falaremos sobre uma impressora 3D que é uma verdadeira obra de arte: a Creality Ender 3. A Ender 3, é a Impressora 3D aberta de maior sucesso da fabricante Creality graças ao seu custo benefício, uma vez que mesmo sendo uma impressora de entrada, entregue em forma de kit, é capaz de entregar peças de ótima qualidade.

Essa impressora é ideal para o público maker, hobistas, entusiastas ou iniciantes em impressão 3D. Ela é composta por um kit de montagem simples e rápida, com manual de instruções e vídeo, dessa forma possibilita o usuário a começar a usar sua impressora 3d em minutos.

Nesse artigo vamos explorar como podemos melhorar algo que já é muito bom. Para a maioria das dicas que vamos dar aqui, não vai ser necessário gastar qualquer quantia além de filamento. Se você comprar essa impressora, ao retirá-la da caixa, a primeira coisa que é recomendada imprimir é esta peça: um redirecionador de exaustão. Isso porque a ventoinha que refrigera a eletrônica da Ender 3 sopra para cima (o que já foi, inclusive, alterado na Ender 3 Pro). Dessa forma, a abertura de exaustão fica voltada para cima e oferece um caminho de entrada para restos de material acabarem por entrar na câmara que abriga a eletrônica da impressora, o que pode eventualmente resultar em dano. Esta peça bloqueia a entrada para o material, mantendo a saída para o ar quente.

Thing:2935204

Aproveitando que estamos na parte frontal da impressora, vamos mostrar mais dois upgrades interessantes. Primeiramente, temos essa bandeja, que se encaixa muito bem na parte frontal e permite guardar partes pequenas para melhor organização. Outra peça interessante de se imprimir para a Ender 3 é essa proteção para a parte de baixo do painel de operação, onde a eletrônica fica exposta na parte traseira e há até o risco se levar pequenos choques ou danificar o equipamento. Uma impressão simples e rápida, mas que pode melhorar muito a sua experiência.

Thing:2892397
Thing:2858209

A próxima adaptação serve para melhorar a qualidade do resfriamento das nossas peças. Leva por volta de 2 horas para imprimir, e 10 minutos somente para montar. O propósito dessa peça é fazer um melhor redirecionamento do fluxo de ar gerado pela ventoinha, resfriando a impressão de forma mais homogênea.

Thing:2879538

Indo para a parte lateral da Ender 3, temos essa pequena guia de cabos. Imprime bastante rapidamente, e restringe o movimento dos fios para não interferirem principalmente na movimentação da mesa de impressão ao longo deixo x. Há inclusive uma manopla de ajuste embaixo da mesa, que pode acabar sendo acidentalmente acionada pelos fios na ausência da guia.

Um pouco mais acima, temos essa peça em formato de L fixada na coluna da impressora, próxima à rosca do eixo z. Sua função é de guia para o filamento, evitando que ele entre em contato com a rosca do eixo e, por exemplo, se suje com graxa, prejudicando a qualidade da impressão.

Agora, no extrusor, temos essa manopla para ser acoplada ao eixo do motor de passo, que facilita o ajuste fino da introdução do filamento no bico. Manusear o eixo do motor diretamente é possível, mas razoavelmente desconfortável de se mover sem a manopla. Sugerimos fazer um furo na manopla e fixá-la com um parafuso M3 no eixo, para que a fixação fique mais forte.

No topo da impressora, próximo ao carretel do filamento, temos essa guia para evitar curvas acentuadas do plástico, assim como para evitar contato do filamento com a rosca do eixo z.

Thing:2917932

Outra ferramenta bastante simples e útil é esta peça dobrável. Basta inserir um pedaço de esponja dentro dela, fechá-la com o filamento dentro e deslizar a ferramenta ao longo dele, para limpá-lo. Uma impressão super simples e útil.

Thing:190118

Este suporte é para pendurar as ferramentas que vêm na impressora (chaves Allen e alicate). Note que o suporte se prende no travessão, na parte superior da impressora, oferecendo fácil acesso às ferramentas.

Thing:2886395

Agora chegamos às duas adaptações mais dispendiosas deste artigo. Primeiramente, temos esta carcaça para um pequeno computador, como Raspberry Pi, para não deixá-lo exposto ao ambiente. Há tutoriais na internet sobre como configurar um pequeno computador desses para ficar dedicado à impressora, onde você pode, por exemplo, fazer o fatiamento das suas impressões. Outra possibilidade de uso é ligar nele uma webcam para fazer o time lapse de alguma impressão que você queira.

Raspberry Pi

Finalmente, a última ferramenta que apresentaremos hoje é um kit para cabeça extrusora em alumínio. A cabeça extrusora original da Ender 3 é de plástico, e é perfeitamente possível imprimir com ela, naturalmente. No entanto, pelo fato de ser de alumínio, esse kit oferece um outro grau de resistência e robustez para o componente.

O kit vem com uma série de peças. Além das duas peças principais de alumínio, vêm também três bicos de 0,4mm, a mola para manter a alavanca na posição padrão (pinçando o filamento), o bocal para entrada da manga do filamento e vários parafusos. Considerando-se a instalação do extrusor, começa-se rosqueando o bocal na peça de alumínio principal. Pelo fato de ser metálica, a peça principal resiste a uma certa intensidade de torção do bocal, mas não é necessário fazer uma força muito grande.

Aqui, vale um parêntese. Note que a peça foi desenhada com guias para o filamento ao longo do seu trajeto, para evitar que o filamento se dobre e escape para fora do prumo. Isso é particularmente útil para o filamento flexível, que tem uma tendência maior a ceder diante da grande tensão provocada pelo motor de extrusão (imagine a tensão necessária para que um filamento e 1,75mm de diâmetro saia, após derretido, pelo bico com somente 0,4mm).

Prosseguindo com a montagem, removemos a cabeça extrusora original e, com os parafusos do kit, fixamos o novo extrusor no suporte do eixo z. Note que esse passo envolve cortar o filamento que já estiver no extrusor e remover a manga. O motor de passo do extrusor vai ficar sem suporte ao ser desparafusado – portanto, atenção para não deixá-lo cair! À medida que vamos parafusando o novo extrusor no suporte do eixo z, encaixamos a alavanca na peça principal por meio do pino, o qual possui um caminho livre por dentro para se fixar um parafuso e manter, assim, as duas peças unidas. A mola também é fixada por parafusos, para que seja mantida no seu eixo. Se você for fazer esse tipo de montagem, sempre que for apertar os parafusos, deixe-os apertados o suficiente para que fiquem firmes, mas não tanto a ponto de impedir algum movimento, como por exemplo o da mola. A peça dentada que fica no eixo do motor de passo também pode ser trocada, já que vem uma no kit. Uma vez tudo fixado com os parafusos, acionamos a alavanca para passar o filamento pelo novo extrusor e fixamos a manga no bocal. O novo extrusor está pronto para ser utilizado!

E, por hoje, isso é tudo! Esperamos que você possa fazer bom uso das ferramentas apresentadas aqui. Até o próximo artigo!

Watch this video on YouTube.

Deixe um comentário

× Como podemos te ajudar?