A terceira idade hoje é jovem, é uma turma que se aposentou cedo, tem algum recurso financeiro e quer continuar produzindo, além de curtir a vida. Será que as impressoras 3D podem ser um presente para meu pai e minha mãe?

Neste artigo vou narrar todo o processo que vivi com meu pai e sua primeira impressora 3D! Siga comigo e entenda o porquê você, que tem mais de 60 anos, deve ter uma impressora 3D. Também você que tem um pai e mãe com esta idade deve presenteá-lo!

Independência e estabilidade financeira

Na verdade quem chega neste ponto da vida quer contribuir e produzir fazendo o que gosta, seguindo os sonhos que pelas obrigações da vida adulta foram de alguma forma privados. Os filhos já cresceram e são independentes, possuem de maneira geral uma situação financeira estável.

Se você tem idade acima de 60 anos sabe bem sobre o que estou falando. Apesar de algumas dores nas costas e uma caixinha de remédios, tem uma baita disposição e se sente responsável por mudar o mundo. Deixar sua marca, sua invenção!

Os jogos e brincadeiras de criança da década de 60 em diante

Vamos colocar aqui uma data de nascimento provável: 1960 para trás. Aqui no Brasil ainda não existiam os jogos eletrônicos e a televisão havia chegado há pouco tempo. Se existia algum jogo eletrônico provavelmente foi importado e o dono tinha bons recursos. A criançada criava seus próprios brinquedos: carrinho de rolimã, patinete, peão, times de botão, papagaio ou pipa e muitos outros brinquedos feitos com pedaços de madeiras, galhos, latas de leite e outros elementos que hoje entendemos como recicláveis. Também existiam os kits Revell para montar.

Exemplos de brinquedos dos anos 60 no Brasil

Homeoffice e uma oportunidade de aprender algo novo

Este artigo foi escrito em fevereiro de 2021, ainda em uma época complicada de pandemia. Muitos estão em casa, de homeoffice, cuidando dos netos, se prevenindo contra um complicado covid-19. Não é a melhor hora para sair e a melhor idade não deve se aventurar.

Comprei e presenteei meu pai com uma impressora 3D Ender 3 pensando em toda esta introdução. Quem sabe o poder da nostalgia não o levaria a criar novas coisas. Imprimir modelos tipo Revell para que depois pudessem ser colados e pintados. Existe um grande potencial em tudo isso e acredito de verdade.

Uma alternativa aos smartphones

Os novos 60tões como disse anteriormente, estão relativamente tranquilos. Mas não podem desperdiçar toda energia e experiência que têm. Observe que quem tem esta idade hoje tem passado horas e horas em seus smartphones iphone, sumsung ou outro interagindo através de whatsapp e facebook. Muitos passam horas fazendo encaminhamentos até mesmo duvidosos. Não podemos deixar tanta vida ser jogada fora em modo zumbi, não é verdade? As impressoras 3D partem com preços similares aos smartphones e outros brinquedos caros. Então vamos seguindo no projeto “comprar uma impressora 3d como presente’.

Como começar e apresentar o presente para minha mãe ou o presente para meu pai?

Identifiquei algumas dificuldades em todo processo. Em primeiro lugar, qual impressora escolher? Depois como montar um kit? Como testar? Como criar ou escolher modelos? E depois como imprimir? Impressoras 3D são ferramentas e não se comportam como uma cafeteira Nespresso. Vejam que nem as impressoras para papel são totalmente plug’n play! Até hoje.

A primeira pergunta foi fácil de ser respondida. Pois já conhecia o perfil do meu pai e conhecia também as impressoras. Portanto compreendo a dificuldade e por este motivo escrevemos estes artigos para ajudar:

Assim que você conseguir se decidir, pode escolher seu presente aqui.

As perguntas seguintes ficaram complicadas, era preciso explicar de forma fácil e intuitiva. Apesar do perfil mão-na-massa (hands on) do meu pai, compreendi que o manual e os vídeo-tutoriais não estavam ajudando muito. Existe um certo receio em manipular uma máquina nova e desconhecida. Poxa, não é um martelo de R$30,00 e sim uma máquina com valor superior a R$1.800,00.

Criamos então o 3D Fila Start ou 3D Fila Iniciar que pode ser acessado pelo link https://3dfila.com/start. O 3D Fila Iniciar trata de todo processo desde o recebimento da impressora até a primeira impressão.

Não o ajudei na montagem e processo. Então muitos podem pensar mal de mim já que poderia ter acelerado e mastigado tudo para o paizão. Mas assim perderíamos a oportunidade de ajudar milhares de outros vovôs e vovós que estão se aventurando por aqui.

Este é um artigo orgânico e vai crescer com o tempo. Vou postar toda evolução, criações, impressões e seus passo-a-passo.

Sem conhecimento prévio, portanto apenas usando o manual da impressora (lembre-se de que nosso Iniciar não estava pronto na época) e vídeos dos nossos parceiros Moltech, Br Makers e 3DPrintAcademy em seus canais no Youtube, ele conseguiu montar sua Ender 3 em 2 horas:

Ender 3 Montada pelo meu Pai com um globo a sua esquerda e livros à direita, em cima de uma estante

Vejam abaixo como saiu a primeira impressão do Sr. Paizão (este é um arquivo fatiado que já vem dentro do pendrive da impressora 3d Ender 3):

Primeira impressão que saiu da impressora 3d do meu pai

Desafios:

Carro de fórmula 1 RC1

https://www.thingiverse.com/thing:1193309

Tanques de guerra miniatura

https://www.thingiverse.com/thing:3553160/files

https://www.thingiverse.com/thing:232248

Kombi

https://www.thingiverse.com/thing:2642473

Deixe uma resposta