Tudo que você precisa saber sobre Impressão com PLA

Filamento PLA para Impressora 3D

Na área da manufatura aditiva, é importante conhecer a impressão com PLA — o que é, seus benefícios, características e como utilizar durante a impressão 3D. Este material é considerado como um dos materiais mais populares para esta área devido a sua facilidade de utilização. 

O PLA deve a sua fama ao fato de ser considerado como um dos materiais mais fáceis para se utilizar na impressão 3D e garante bons resultados para as peças fabricadas com este tipo de material.

Também fornece variabilidade, diferentemente de outros tipos de filamentos presentes no mercado. Continue lendo nosso artigo e descubra como obter os melhores resultados possíveis com tudo o que você precisa saber sobre a impressão com PLA!

O que é o PLA?  

O termo que remete a sigla PLA é o Ácido Polilático, que é um polímero termoplástico. Por ser derivado de fontes naturais como o milho e a cana de açúcar, é também chamado de bioplástico e possui o diferencial de ser renovável, ao contrário da maioria dos outros termoplásticos que derivam do petróleo. 

Por ser renovável, tem a característica de ser biodegradável, o que significa que as peças impressas utilizando esse filamento podem ser descartadas na natureza e irão ser decompostas dentro de alguns anos (existem condições específicas de compostagem).

As peças fabricadas com filamentos de materiais derivados do petróleo podem chegar até a milhares de anos para serem decompostas. 

E quais as melhores aplicações para utilizar o PLA? 

Os filamentos de PLA são considerados muito versáteis, considerado também como um filamento utilizado por diversos níveis de profissionais da impressão 3D. E aqui fica uma observação quanto a qualidade do PLA que se está utilizando: é importante utilizar um bom PLA, como os da 3D Fila, para garantir a qualidade do produto final. Lembre-se de que cada material vai atender a aplicações distintas, então sempre avalie outros materiais.

E por que imprimir com o PLA? 

Alguns dos motivos da grande utilização da impressão com PLA:

  • A pigmentação do PLA é fácil e podem ser encontradas diferentes cores que são mais bem selecionados e vívidos;
  • A temperatura de impressão com o PLA é menor do que a temperatura com outros tipos de filamentos;
  • O detalhamento é geralmente muito elegante, não sendo propenso o aparecimento de bolhas;
  • É fácil a impressão com PLA, sempre que utilizado um filamento de qualidade;
  • Não tem cheiro ruim enquanto está acontecendo a impressão 3D, na verdade tem um cheiro adocicado;
  • Pode ser considerado como um filamento forte;
  • É biodegradável.

Qual a diferença entre o ABS e o PLA?

O filamento de PLA de boa qualidade pode ser utilizado na maioria das impressões 3D, mas o filamento de ABS também pode ser utilizado nestes grandes números de impressões 3D. Algumas diferentes chaves entre esses dois tipos de filamentos: 

  • O ABS é um pouco mais durável que o PLA e também um pouco mais forte e mais barato. Isso torna o ABS um excelente material para ser utilizado como atualização a partir de uma primeira impressão 3D. 
  • O PLA não tem cheiro ruim durante a impressão, ao contrário do ABS. O ABS possui um cheiro de plástico derretido durante a impressão 3D. 
  • O PLA é biodegradável, o ABS não. Entretanto o ABS é reciclável.
  • As peças feitas a partir do ABS podem passar pelo acabamento com acetona após a impressão 3D. 

O filamento de PLA é seguro para alimentos?

Quando não utilizado na impressão 3D, sim. Provavelmente diversos objetos comuns encontrados nas residências são feitos utilizando o PLA, como os recipientes de comida, embalagens e sacos de lixo. Entretanto, a impressão com PLA não é utilizada para criar recipientes de comida ou objetos que irão ser utilizados juntamente com alimentos. 

Isso se dá devido ao fato de que na impressão 3D algumas lacunas ou cavidades podem surgir na peça e causar o acúmulo de sujeira e alimentos que não saem com a lavagem da peça. E mesmo biodegradável, pode ser considerado como um material muito forte e durável. 

Mais alguns detalhes do PLA… 

A temperatura de derretimento do PLA é consideravelmente menor do que de outros materiais, por volta de 180ºC. Além disso, os objetos que utilizam o PLA como material conseguem suportar bem as condições normais de utilização. 

Outro ponto importante é a impressão em objetos que utilizam o filamento de PLA. É considerado fácil esse tipo de acabamento e é melhor utilizar tintas acrílicas. As tintas de óleo ou de celulose também podem ser utilizadas e aderem bem à peça. 

 

A impressão com PLA

Após entender um pouco mais do material PLA, é hora conhecer também a impressão com PLA. Esse tipo de material de filamento de impressão 3D demanda atenção especial em 3 áreas: temperatura, adesão e estoque do material. 

Qual a temperatura ideal da impressão com PLA?

Geralmente a impressão com PLA demanda uma temperatura ideal que varia de 185ºC até 205ºC. Caso utilize uma velocidade de impressão mais baixa ou mais alta,, a temperatura ideal de impressão irá variar conforme essas alterações. Como todos os tipos de materiais, a temperatura do extrusor de PLA pode variar em torno de 10% e é ideal controlar essa variação corretamente. 

A melhor temperatura para começar uma impressão com PLA é em torno de 180ºC. Após isso, é ideal se notar como o material irá se comportar e ajustar essa temperatura de acordo com a impressão. Com um filamento de PLA de qualidade, como os da 3D Fila, normalmente a impressão irá acontecer com uma temperatura um pouco menor. 

Encontrar a melhor temperatura pode ser um desafio de tentativa e erro e é importante ficar atento aos detalhes, ou usar a técnica de impressão de torre de temperatura. Quando a temperatura está alta o material começará a perder viscosidade e irá se desconectar em alguns momentos da impressora, prejudicando o trabalho de impressão com PLA. Quando a temperatura está muito baixa, pode-se notar dificuldade na aderência do filamento com o objeto impresso. 

Um ponto importante é que a maior parte dos problemas com da impressão com PLA é devido as altas temperaturas. Ter a temperatura correta faz com que o objeto impresso tenha a beleza e a usabilidade necessárias para o seu correto uso. 

Aderência 

O sucesso da impressão 3D em geral é ter uma correta aderência do filamento com a superfície de impressão. O que torna o PLA um material de sucesso para a manufatura aditiva é a sua relativa facilidade na aderência com qualquer tipo de superfícies com um mínimo de cuidado e trabalho. 

A mesa de aderência também é um fator que torna o PLA um filamento mais fácil de se trabalhar. Geralmente as temperaturas corretas deste local são em torno de 40ºC a 50ºC e esse filamento não necessita de uma mesa muito aquecida para uma boa aderência. Caso tenha, irá melhorar a aderência das primeiras camadas. Com a mesa aquecida, também pode ser interessante o uso de um adesivo como ABOND.

Armazenamento do filamento 

Este material segue os outros termoplásticos com o fato de ser higroscópico. Isto significa que com o tempo naturalmente irá absorver água do ambiente, e esta absorção pode prejudicar a impressão com PLA. O filamento tende a ficar quebradiço e as camadas são construídas com maior dificuldade durante a impressão 3D, podendo causar uma distorção da peça. Note que esta característica é muito menor com o filamento PLA EasyFill.

A solução para esse tipo de problema é um armazenamento correto do filamento de PLA, que passa por sacolas seladas para evitar a entrada de umidade e a utilização de materiais que retiram a umidade do ambiente. 

Saiba mais! 

É sempre importante utilizar materiais de qualidade durante a fabricação de peças utilizando a impressão 3D. Utilizando o PLA, é ainda mais importante ainda garantir que o material possa ser utilizado sem sustos e preocupações, como os filamentos fornecidos pela 3D Fila

Sempre trabalhando com materiais da melhor qualidade, a 3D Fila pode ajudar a sua impressão com PLA a atingir os melhores resultados possíveis na impressão 3D. 

Assine a nossa newsletter e receba as novidades do nosso blog! 

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0