Tudo o que você queria saber sobre Caneta 3D e seus filamentos

Neste artigo vamos falar tudo sobre Caneta 3d. A caneta 3D é mais uma ótima ideia do mundo tridimensional. Funciona como uma impressora 3D, só que a máquina é você. Aqui, você irá conhecer tudo sobre a história, como funciona, para que serve e muito mais sobre essa invenção, a caneta 3D.

Caneta 3D Fila

  • História

A caneta 3D foi inventada por Maxwell Bogue, Peter Dilworth e Daniel Cowen a partir da ideia de criar um dispositivo de impressão 3D mais simples e mais acessível.

Após anos de pesquisa, desenvolvimento e protótipos, a startup americana WobbleWorks  (empresa dirigida por Max, Peter e Daniel), recorreu ao site de financiamento de projetos kickstarter , com o objetivo de arrecadar US$ 30 mil para a realização do projeto. A ideia tão espetacular superou as expectativas e arrecadou mais de US$ 2 milhões. Fato que levou a 3Doodler, nome dado à primeira caneta 3D, a ocupar o 10º lugar entre as campanhas mais rentáveis do site. https://www.kickstarter.com/projects/1351910088/3doodler-the-worlds-first-3d-printing-pen/description

  • O que é?

Tem o mesmo nome e formato de uma caneta. Mas, sem querer desmerecer esse objeto nosso de cada dia, a caneta 3D é muito mais que uma caneta. É quase uma impressora 3D, com o mesmo princípio e funcionalidade. Claro, a caneta 3D tem algumas limitações, mas ganha na facilidade e praticidade se comparada à impressora. Claro, é preciso manter em mente que os movimentos da impressora 3D são controlados por computador, que tem precisão muito superior até mesmo ao usuário mais experiente e hábil com a caneta 3D.

Uma caneta que possibilita não só escrever e desenhar em superfícies como também no ar, formando figuras 2D e tridimensionais.

  • Como funciona?

Uma vez que se tem a caneta 3D em mãos, não precisa de muito para fazê-la funcionar e ver os seus primeiros rabiscos, porque a mesma, não requer todo aquele processo de modelagem, fatiamento e nem exige o software e o computador, tão necessários na impressão 3D.

Inseto feito com Caneta 3D

Ligada à um cabo de energia, ou não, a caneta irá esquentar e em pouco tempo o filamento poderá ser inserido no local indicado. O bico de metal ou cerâmica em uma de suas extremidades irá atingir uma temperatura entre 180º e 240º C, o que causará a extrusão do plástico derretido, dando a liberdade de moldá-lo como quiser. E ao entrar em contato com o ar, o filamento se esfriará rapidamente, tornando-se assim, um material consideravelmente resistente.

A saída do plástico e a velocidade de extrusão podem ser controladas na maioria das canetas 3D, a partir de botões de comando.

A “tinta” da caneta 3D é o filamento ABS ou PLA. Ambos, oferecidos pela 3D Fila, são materiais usados na maioria das canetas.

  • Quem pode usar?

Qualquer pessoa acima de 12 anos de idade que goste de criar e de brincar, pode usar a caneta 3D. Há pouco, foi lançada uma opção para crianças acima de 8 anos e para deficientes visuais.

Se a pessoa for dotada de uma boa coordenação motora, ótimo! Mas se esse não for o caso, sem problema também.

Por mais que a caneta 3D seja simples de usar, é possível que o iniciante se frustre um pouco no começo, pois é preciso certa habilidade, principalmente para desenhar no ar. Mas essa aptidão pode ser alcançada rapidamente com o treino.

  • Para quê serve a caneta 3D?

Além de estimular a criatividade e imaginação, a caneta 3D permite várias outras possibilidades.

  • Criar e desenhar objetos para decoração, brinquedos, jóias etc.
  • Facilitar a prototipagem de alguns projetos, pois é um jeito mais rápido e fácil de imprimir;
  • Finalizar ou até mesmo consertar peças feitas a partir de impressoras 3D;
  • Consertar utilidades domésticas como tesouras, porta trecos, entre outros;

O importante é usar a imaginação, como fez um casal de designers. Apaixonados um pelo outro e pela criatividade, fizeram seus anéis de casamento com uma caneta 3D. O resultado dessa ideia, está no http://upwards.the3doodler.com/creative-wedding-personal-touch/

Aliança feita com caneta 3D

Aliança feita com Caneta 3Doodler

A caneta 3D também veio para facilitar a vida de deficientes visuais. Estudantes cegos de uma escola na Inglaterra, têm experimentado a caneta para aprender matemática, ciência e outras matérias que trabalham com formas, linhas etc.

Matéria All Together Now – Inglaterra

A caneta pode contribuir também na escrita e na leitura. Os cegos escrevem e lêem em Braille: escrita tátil, em alto relevo. E conseguir a espessura necessária para que seus dedos reconheçam as palavras é uma tarefa simples para a caneta 3D.

A caneta 3D é mais uma criação que veio para acrescentar e atender à diferentes demandas das nossas empresas e do nosso dia a dia. Os filamentos da 3D Fila https://3dfila.com.br/produto/abs-para-caneta-3d/  também vieram para agregar aos seus projetos, mais qualidade e beleza.

Caneta 3D Fila Filamentos

Confira nossos materiais e a grande variedade de cores para canetas e impressoras 3D.

 

support
icon
Precisa de Ajuda?
Close
call
(31)3417-6464
menu-icon
Chamado de Suporte