Tipos de filamentos: os principais para as Impressoras 3D

Tipos de filamentos: conheça os principais para as Impressoras 3D

Os tipos de filamentos para a impressão 3D estão se desenvolvendo e avançando juntamente  com o avanço da tecnologia de impressão 3D.

Estes tipos de filamentos se diversificam entre as suas características específicas e a escolha para cada projeto depende de uma análise do material utilizado — e se tornam disponíveis para uma melhor produção e fabricação dos objetos impressos.

Sendo assim, para cada fim específico da utilização de uma impressora 3D, a escolha do tipo de filamento se mostra muito importante nas mais diversas áreas de atuação, seja na área de saúde, na engenharia, no design ou em pesquisas científicas.

Saber como identificar cada material e as suas configurações específicas pode ser o fator principal para o sucesso no projeto. 

Quer saber mais sobre os principais tipos de filamentos para as impressoras 3D? Continue lendo nosso post! 

Os principais tipos de filamentos para as impressoras 3D? 

Cada aplicação exige um tipo de material ou termoplástico diferente, uma vez que cada um possui características de resistência e durabilidade diferentes para cada tipo de utilização. 

FIlamento ABS Premium + 

O filamento ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno, em português) são derivados do petróleo e possuem alta resistência e durabilidade. Normalmente são utilizados para a produção de peças que tendem a sofrer altas cargas mecânicas e em para a prototipação industrial por poder resistir até temperaturas de 85ºc.

Também é ideal quando se necessita de acabamentos após a impressão 3D pois o material possui dureza superficial baixa.  É capaz de atingir altas velocidades na impressão, pois apresenta alta fluidez na sua composição e pode ser considerado o polímero mais utilizado nas impressoras 3D. 

Filamento PLA 

O filamento PLA é um ótimo material dentre os tipos de filamentos disponíveis por causa de uma de suas características — ser biodegradável e de origens vegetais. Não necessita de aquecimento da mesa para a impressão e também não necessita de altas temperaturas para a extrusão. 

Outro ponto importante que é alinhado com a característica de ser biodegradável é o fato de não emitir gases que sejam prejudiciais à saúde. É indicado para a impressão de peças grandes e que não necessitam de acabamentos após a impressão.

Filamento Flexível ou Flex

Diferentemente dos outros tipos de filamentos, esse material tem como intuito trazer maleabilidade e flexibilidade para as peças que demandam alguma movimentação na sua utilização. 

Este tipo de filamento não é recomendável para a utilização em todas as impressoras e demandam certo tipo de cuidados quanto aos materiais e equipamentos. Por conta disso é indicado para usuários avançados e que já possuem certos conhecimentos na área. 

Filamento PETG XT 

É considerado como um material nobre para a impressão 3D pelas suas características de alta resistência mecânica, química e à altas temperaturas . Além disso, também oferece alta facilidade para a impressão 3D.

O filamento PETG XT pode ser utilizado em impressoras abertas ou fechadas, com mesa aquecida ou não e não apresenta odor durante o seu processamento. 

Geralmente é utilizado para a fabricação de capas ou cases devido a sua resistência e durabilidade e possui uma ótima aderência entre as camadas de filamentos. 

Filamento Tritan HT

Este é o filamento de maior resistência e dureza que foi projetado para a utilização em impressoras 3D. É um copoliéster durável e é resistente à altas temperaturas (100ºc), à pressão e as soluções alcalinas, ácidas e água. 

Outro ponto importante é a sua utilização em projetos avançados de impressão 3D e possui uma excelente aderência entre as camadas e resistência à tração.

É muito mais durável e flexível que o PLA e o ABS e possui uma grande aderência à mesa, o que implica na utilização de uma mesa aquecida em torno de 110ºc. 

Vantagens para a Impressão 3D:

  • Muito durável e é mais flexível que o PLA convencional ou ABS. Você teria maior trabalho para partir ao meio uma peça, então, se você precisa de um case ou caixa de alta resistência, TRITAN® HT é o que você precisa.
  • Ele tem baixa contração e baixo ou nenhum warping. Ideal para grandes impressões.
  • Tritan HT também é muito forte, não é quebradiço, mas pode ser riscado/arranhado mais facilmente do que o ABS.
  • Incrível aderência à mesa (recomenda-se mesa aquecida em torno de 110ºC).
  • Ótima resistência química à soluções alcalinas, ácidas e água.
  • Excelente aderência entre as camadas.

Conclusão

A escolha correta dentre os diversos tipos de filamentos disponíveis no mercado é de extrema importância para garantir a qualidade do obtejo impresso e da qualidade do produto final. Tomando todos os cuidados e prestando atenção ao que é indicado para a sua impressora, o sucesso da aplicação se torna garantido. 

Você quer saber mais informações sobre os tipos de filamentos utilizados na impressão 3D e as suas principais características?

Acompanhe o nosso Facebook e fique por dentro de todas as nossas novas produções! 😀