A moda impressa 3D é uma tendência que veio para ficar. Entenda mais sobre a proposta e garanta um diferencial competitivo para seu negócio no mercado fashion!


Você sabia que a moda impressa 3D já é uma realidade? Presente em um dos nichos mais dinâmicos do mercado, essa tecnologia chegou na indústria há pouco tempo, mas já vem apresentando um enorme potencial para o futuro. 

Inclusive, várias marcas e designers famosos no mundo estão aderindo ao movimento, como é o caso de nomes como Tommy Hilfiger e, até mesmo, startups que encontraram nesse recurso uma verdadeira fonte de inspiração e inovação. 

Hoje, você também poderá encontrar profissionais que atuam exclusivamente no segmento do design de moda 3D e que criam diversos projetos como uma forma de expressão artística, unindo praticidade e estilo no mesmo lugar. 

E, se a sua ideia é se atualizar e absorver ideias fantásticas para o seu negócio, esse é um ótimo momento para entender o que está acontecendo no ramo, para então, incluir algumas novidades em suas produções. Neste post, vamos contar tudo sobre a tendência e os seus diferenciais do momento. Não perca!

Como funciona a moda impressa 3D

Para entender melhor como funciona a moda impressa 3D, que tal conhecermos mais sobre alguns projetos especiais? Um deles diz respeito ao trabalho de Ganit Goldstein uma designer nascida em Israel que, nos últimos tempos, passou a criar técnicas especiais para fabricar roupas com a ajuda dos equipamentos de impressão tridimensional

Em seus projetos, ela combina uma série de técnicas, a fim de criar resultados poderosos e, claro, exclusivos. Funciona assim: no início, é feita uma digitalização corporal, que tem como objetivo captar todas as dimensões do modelo que vestirá a roupa. 

Esse processo é realizado com um software desenvolvido em parceria com a Stratasys empresa líder no mercado e que, recentemente, anunciou o investimento em iniciativas de impressão em tecido.

A partir das informações obtidas, todo o design do traje poderá ser ajustado com o máximo de precisão, considerando as medidas do usuário e demais características físicas. Com tudo feito, o item passa a ser produzido diretamente em uma impressora 3D. 

Os detalhes técnicos

O processo envolveu o uso de uma folha plana de tecido em cima da placa de impressão em uma impressora colorida a 3D PolyJet. Assim, o equipamento consegue imprimir na parte superior do tecido, onde o produto é totalmente absorvido pelas fibras, garantindo alta fixação. 

Desse modo, é possível aplicar a impressão em qualquer material e usando a paleta de cores desejada. Já nas primeiras versões do projeto, conseguimos identificar espaços entre as áreas sólidas do tecido, como uma forma de garantir que o material continuasse flexível. 

Os benefícios da moda impressa 3D

Existem muitas razões para que os profissionais da indústria têxtil invistam na moda impressa 3D. Com resultados incríveis, essa tecnologia permite a criação de peças únicas, mas de um modo mais simples e utilizando o mínimo de recursos possíveis. 

Por essas e outras, tal recurso também é considerado sustentável e ideal para os designers adeptos ao movimento do slow fashion. Vale considerar!

Esperamos que o nosso texto sobre a moda impressa 3D tenha sido útil para você e seus negócios. Como vimos, trata-se de uma tecnologia extremamente versátil e que pode fazer parte de diferentes projetos, independentemente de seu nicho de atuação. 

E se gostou do post, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e manter a sua rede sempre atualizada nas notícias. Até a próxima!

Deixe uma resposta