Tamanho de bico para Impressora 3D: Qual usar? Prós e Contras?

Tamanho de BICO apresentacao

Normalmente quando se decide por entrar de vez neste incrível mundo, o tamanho de bico para impressora 3D é um dos últimos detalhes que se vem em mente, muitas vezes menos prezado, mas que pode influenciar bastante na escolha de determinado modelo de impressora 3d.

Características como preço, volume, tamanho máximo de impressão e outros detalhes são os que mais chamam atenção durante este momento.

O tamanho de bico para impressora 3D é um ponto muito importante durante a fabricação de peças e que pode literalmente atrasar a sua produção, caso não seja utilizado da maneira correta.

Explorar os diferentes tipos de materiais e a sua relação com os tamanhos de bicos disponíveis para impressão 3D é importante para o sucesso da produção. Neste artigo vamos explorar um pouco sobre o por que você pode precisar entender sobre os diferentes bicos e a relação entre altura de camada e tamanho de bico. E é claro, como medir o seu bico atual.

Quer saber mais sobre as características para o tamanho de bico para impressora 3D e qual utilizar? Leia este artigo até o final.

O tamanho de bico para impressora 3D afeta a produção?

Essa é a primeira pergunta que pode vir em mente quando se pensa no tamanho de bico para impressora 3D. Com isso, é importante saber que sim, a produção de uma peça a partir da manufatura aditiva pode ser afetada de acordo com o tamanho de bico para impressora 3D.

O diâmetro do bico de uma impressora 3d afeta diretamente a largura de cada linha impressa e você vai preferir um bico maior ou menor, dependendo das características das peças impressas. Algumas exigem um detalhe fino como um busto, outras são mais práticas, como uma maçaneta que pode ser impressa rapidamente e exige uma resistência mecânica maior.

Não existe uma resposta simples, você precisará pesar e avaliar seu objetivo final, quais aspectos mais importam para você.

Dependendo de sua Impressora 3D, você pode trocar os bicos facilmente e alguns são simplesmente rosqueáveis.

E quais são as opções?

O normal para a impressão 3D é o bico de 0.4mm, comumente utilizado pela maioria dos fabricantes deste tipo de equipamento. Este bico pode fornecer uma boa resolução e uma velocidade aceitável de produção. Este tamanho de bico pode ser tratado como um coringa, podendo imprimir com altura de camada 0,10mm com muito detalhe no eixo Z ou até 0,30mm, ganhando alta velocidade, mas com menores detalhes.

Outro bico que é normalmente utilizado é o de 0.25mm e algumas fabricantes também estão oferecendo bicos de 0.2mm, 0.15mm e até de 0.1mm que pode trazer bons resultados para impressoras FDM.

Fornecemos diversos modelos de bicos e tamanhos. Conheça aqui os melhores bicos para sua impressora 3D.

Resolução da impressão 3D

De maneira geral, os menores tamanhos de bico de impressoras 3D permitem uma melhor resolução na hora da fabricação da peça. Mas isto será uma verdade apenas se todo o conjunto de sua impressora suportar esta alta resolução. Consulte o seu distribuidor ou fabricante antes de efetuar qualquer troca de bico. Pense como se um atleta amador comprasse uma raquete que o tenista Roger Federer usa. Certamente este jogador não terá o mesmo desempenho por possuir a mesma raquete deste atleta.

Vamos falar um pouco sobre os pontos positivos e negativos de bicos menores:

  • Quanto menor o bico de sua extrusora, teoricamente, você conseguirá imprimir com maiores detalhes, maior precisão. Isto é ótimo se você precisa imprimir paredes finas para aeronaves ou drones, ou imprimir peças com maior translucidez.
  • Da mesma forma que bicos menores podem significar mais tempo de impressão, bicos maiores podem significar uma impressão mais rápida e ágil. Apenas 5 minutos gastos com a mudança para o bico correto para a peça pode significar numa grande redução de tempo de impressão 3D. Imprimir com bicos de 0,80mm podem aumentar sua produção significativamente em relação ao bico de 0,40mm. Dependendo da qualidade da sua impressora, provavelmente não perderá muita qualidade.
  • Um bico mais fino, de 0,20mm não empurrará metade do material que um bico de 0,40mm empurra. Lembre-se de que existe uma área circular e que é dada por A = PI * r². A extrusão será na verdade de 1/4.
  • Então, tenha em mente de que se você precisa de peças robustas, alta resistência mecânica, mas mantendo um alto nível de detalhe, somente poderá ser feito se estiver disposto a esperar um tempo de impressão bem maior.
  • Quer trabalhar com bicos menores? Então pense que deverá obrigatoriamente usar filamentos de alta qualidade como a 3D Fila. Filamentos de baixa qualidade possuem impurezas que certamente farão o bico de sua impressora 3d entupir.
  • Imprimir overhangs passa ser um pouco mais difícil. Cada camada tem uma largura menor para se apoiar. Fazer a ponte ou bridge também se torna mais difícil.
  • Com bicos menores fica mais fácil remover os suportes.

O que significa a altura da camada na impressão 3D?

Sendo bastante direto, a altura da camada é a espessura de uma linha para a próxima que vai fazer com que a impressão se mova no eixo Z. Quanto mais fina for a espessura da camada, mais fino será o detalhamento da peça no eixo Z e ela necessitará de mais camadas para chegar no resultado final. Assim, um tempo maior de impressão será necessário.

Para que sua impressora 3d mantenha a pressão adequada, tenha certeza de que a altura da camada configurada é pelo menos 20% menor do que o diâmetro do bico. Por exemplo, se seu bico tem 0,40mm, a camada tem que ser menor que 0,32mm (altura máxima). Mas para resultados ótimos, recomendamo que seja em torno de 50%. Neste caso, a altura de camada seria 0,20mm.

Quer saber um pouco mais sobre altura de camada e suas implicações? Siga aqui com a gente.

Como posso medir o tamanho do bico da minha impressora 3D?

Alguns fabricantes marcam o tamanho no próprio bico. Mas se você já imprime há algum tempo, provavelmente pode ter tampado com o uso ou sujeira e resto de impressões.

Tenha em mente que alguns materiais são mais abrasivos que outro e com o tempo poderá aumentar o tamanho do seu bico ou até mesmo causar deformações na área de saída.

Para verificar qual é o tamanho real que seu bico está extrudando, faça a extrusão livre de um pouco de material, lentamente e com a temperatura mais baixa possível. Você pode usar, por exemplo, velocidade aproximada de 1,0mm/s. Assim que o material esfriar, use um micrometro para conferência. Lembre-se de que o micrometro tende a ter maior precisão do que o paquímetro. Não é confiável medir, um fio de 0,4mm com um paquímetro que apresente precisão de +- 0,05mm.

Todo material plástico que sai do bico de uma extrusora expande, mas este procedimento minimiza o efeito.

Saiba mais!

Gostou do nosso artigo sobre o tamanho de bico para impressora 3D e as suas diferenças, além do impacto no tempo de impressão e na qualidade da peça final?

Conheça mais sobre a 3D Fila e entenda porque somos referência em filamentos de qualidade para impressoras 3D, o que pode fazer toda a diferença durante a fabricação de um produto utilizando a tecnologia de impressão 3D!

Quer utilizar os melhores filamentos? Então, entre em contato agora mesmo com o nosso time de especialistas!

1 comentário em “Tamanho de bico para Impressora 3D: Qual usar? Prós e Contras?”

Deixe um comentário

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0