As Impressoras 3D deram seu início na década de 80, onde o conceito era mais conhecido como produção por adição de material, essas impressoras iniciais começaram com a simples ideia de se criar uma peça 3D por meio de camadas plásticas, este processo foi definido como FDM (Fused Deposition Material), que seria basicamente a deposição de material fundido.

Nesta época uma impressora 3D era algo extremamente caro, atualmente já está bastante acessível.

Conforme a evolução na tecnologia, surgiu a impressora de resina, conhecida como SLA (Stereo-lithographia) ou DLP (Digital-lithographia). Essas impressoras 3d têm como o propósito utilizar a luzes UV ou lasers para se criar uma peça 3D, isso é possível graças a frequência de emissão de luz que está na faixa de 405nm. 

Bem, mas como funciona o insumo a matéria prima para as impressoras? 

  • FDM utilizam-se carretéis de fios de plástico;
  • SLA ou DLP utilizam resina 3D poliméricas (líquidos que, ao sofrer radiação UV ou luminosas, iniciam o processo de cura e se tornam sólidos).

O processo de impressão 3D mais conhecido é com plástico no processo FDM. Neste processo o plástico derretido vai depositando a medida que o cabeçote faz os movimentos usando a gravidade a favor. 

Já no processo de impressão DLP, a gravidade é invertida, sendo este um dos principais motivos para áreas de impressão bem reduzidas nas impressoras. A resina 3D no estado líquido fica embaixo em uma banheira com fundo transparente e a mesa vai subindo a medida que a cura acontece. O peso da peça vai crescendo camada a camada e o fuso Z vai levantando a peça que se forma no meio do líquido.

A resina 3D possui riscos à saúde. Elas de fato são nocivas ao contato com pele, olhos e também alergias respiratórias. Esse tipo de risco pode ser facilmente contornado através dos EPI`s (equipamento de proteção individual). Você tem que usar  os mesmo isolando o contato direto com a resina, máscaras e luvas são fundamentais. Existe também a necessidade de utilizar álcool isopropílico para a limpeza da peça.