Recuperação de Carros Antigos: Impressão 3D é a solução!

A recuperação de carros antigos é uma área que está crescendo e se destacando, da mesma forma que as dificuldades para os colecionadores destes carros em encontrar as peças certas também aumenta.

O fato da maioria das peças para estes carros já ter sido descontinuada de produção é uma informação importante e que torna mais difícil ainda encontrar estes itens.

E é neste ponto onde a impressão 3D pode atuar e inclusive já está atuando na recuperação de carros antigos.

Com a ajuda da modelagem computacional e da impressão 3D, colecionadores de carros antigos estão conseguindo virtualizar e produzir as peças corretas para os seus modelos diretamente nas suas garagens, fazendo com que carros parados sem poder funcionar retornem à ativa e rodem perfeitamente pelas ruas.

A impressão 3D e a recuperação de carros antigos

A restauração de carros antigos por muitos anos sofreu com a falta de peças e a descontinuação das mesmas. Além disso, muitas vezes os veículos também são considerados raros e isso faz com que as suas peças sejam ainda mais difíceis de encontrar.

Por isso as montadoras já estão adotando técnicas para fazer com que esse setor se sinta atendido e estes carros não fiquem mais parados em garagens e museus por falta de peças.

A BMW e a sua impressora 3D para reparo de peças

Dentre todas as montadoras, algumas já estão enfrentando o desafio e trazendo a impressão 3D e mantendo disponível para os seus clientes. A BMW lançou a Motorrad iParts, um centro de processamento para revendedores e clientes fabricarem as suas próprias peças sobressalentes quando necessário, podendo imprimir tanto peças plásticas quanto metálicas.

A BMW vai selecionar 250 concessionárias em todo o mundo para fornecer a Motorrad iParts e permitir que donos de motocicletas levem o equipamento consigo num compartimento especial da sua moto.

O centro de processamento conta com uma impressora que permite a fabricação e a usinagem de peças grandes e complexas. As peças menores podem ser fabricadas diretamente na impressora 3D, onde quer que o cliente esteja.

A impressora ainda conta com conexão com a internet e os dados do projeto e as especificações dos materiais necessários são enviados para a impressora 3d a partir da nuvem. Além disso, o usuário pode utilizar seu telefone celular, tablet ou PC. Outro ponto a favor da iParts 3D é que nela podem ser criadas peças metálicas e plásticas.

Porsche irá vender peças raras de carros produzidas a partir da impressão 3D

Além da BMW, a Porsche também está unindo a tecnologia de impressão 3D com a recuperação de carros antigos. Inicialmente, a montadora irá disponibilizar 9 tipos de peças raras — entre elas a embreagem do modelo 959, esportivo raro que teve apenas 292 unidades fabricadas pela Porsche.

Esta peça será feita a partir de metal derretido e terá o mesmo padrão de qualidade da peça original produzida entre 1986 e 1988.

A montadora alemã garantiu que a embreagem do 959 possui a mesma resistência à óleos, fluidos, combustível e calor, o que é um alívio para donos e restauradores de carros antigos que muitas vezes sofrem com a utilização de peças paralelas e que não oferecem o mesmo nível de resistência e acabamento das peças produzidas originalmente no ano do veículo.

A tecnologia de impressão 3D irá ser acionada caso o estoque da peça esteja baixo ou que já deixaram de ser fabricadas. Conforme foi dito, inicialmente irão ser produzidas 9 tipos de peças. Esse número pode chegar a 20 num futuro próximo, de acordo com a demanda por esse tipo de peça.

Outro ponto importante é que todas as peças são feitas utilizando os seus modelos e moldes originais que foram feitos para as peças que antes estavam em estoque.

A Porsche irá recorrer para a fabricação a partir da impressão 3D as peças que já são consideradas caras demais para continuarem sendo produzidas a partir do processo tradicional de fabricação.

Réplica do Ford Shelby feita totalmente com impressão 3D

Além da restauração e recuperação de carros antigos, a impressão 3D também está auxiliando na fabricação de réplicas de carros raros e clássicos.

A Oak Ridge National Lab, um instituto de pesquisa e desenvolvimento de inovações em tecnologia nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver uma réplica em escala do Shelby Cobra feita totalmente em impressão 3D.

Esta réplica levou seis semanas para ficar pronta e contou também com o acabamento das peças feitas em impressão 3D. Outras partes como freios, suspensão, motor elétrico e itens como volantes, bancos e painel ainda não podem ser totalmente fabricados a partir da manufatura aditiva e foram colocados no veículo após a sua confecção.

Impressão 3D e os seus campos de atuação

Todos os cases anteriores demonstram o poder da impressão 3D, que pode vir como um fator decisivo em diversas áreas. A recuperação de carros antigos está sendo uma área onde todo esse poder de transformação é muito bem vindo pois dá mais uma opção num mercado cada vez mais escasso de peças e componentes de reposição.

Continue acompanhando nossas publicações e saiba mais sobre todos os campos de atuação da impressão 3D, como a recuperação de carros antigos e a fabricação de peças raras!

E você, tem mais alguma área de atuação interessante da impressão 3D? Comente aqui embaixo!

One thought on “Recuperação de Carros Antigos: Impressão 3D é a solução!

  1. Pingback: Uso da Impressão 3D na Produção de Armas de Fogo - 3D Fila

Deixe uma resposta

X
É um prazer tê-lo na 3D Fila
Seja bem-vindo!
WooChatIcon 0