Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste) - Não se aplica a Impressoras 3D

Qual a ligação entre o Drone e a Impressão 3d?

O Drone e a impressão 3D possuem diversos pontos em comum, desde a característica inovadora até a utilização das mais novas e avançadas ferramentas tecnológicas para que virem realidade e estejam disponíveis para a população.

Sendo assim, o alinhamento e conexão entre um Drone e a impressão 3D vai muito além do compartilhamento de tecnologias, inclusive com a criação de Drones utilizando as impressoras 3D que são plenamente funcionais e elevam a construção deste tipo de produto para um novo patamar — o da personalização e prototipagem rápida, além da melhor eficiência.

Quer saber mais sobre a ligação entre o drone e a impressão 3D? Continue lendo o nosso artigo!

O Drone e a Impressão 3D

A tecnologia utilizada na criação de drones tem bastante em comum com a tecnologia de impressão 3D, desde a sua característica totalmente inovadora até ao fato de poder ser utilizado em diversas frentes de atuação.

A impressão 3D já atua em diversas áreas como a medicina, na criação de próteses e no auxílio aos exames de imagem e em áreas como a industrial e de manutenção, ajudando tanto na prototipação rápida de projetos, quanto no desenvolvimento de peças para máquinas e equipamentos.

Em contrapartida a estas áreas, não se deve esquecer de um ponto muito importante da tecnologia: o entretenimento e a diversão!

E é aí que o drone e a impressão 3D se conectam, fornecendo capacidades como:

  • Personalização e desenvolvimento de novos projetos;
  • Facilidade na troca e na substituição de peças para o reparo e no upgrade da construção;
  • Redução de peso e maior otimização de toda a estrutura;
  • Possibilidade de impressão de peças novas e suplementares utilizando a impressão 3D.

Sendo assim, o drone e a impressão 3D estão se alinhando para trazer mais versatilidade para ambas as tecnologias.

Os Drones que estão sendo construídos utilizando a Impressão 3D

Além dos drones em si já serem uma realidade, a impressão 3D de drones e suas peças também já está acontecendo. O primeiro drone criado a partir de uma impressora 3D alcançou voo em 2015 no Dubai Airshow e chega a alcançar velocidades de até 250km/h.

Este drone, mesmo sendo um projeto pioneiro e já com 3 anos de idade, na época do seu lançamento já contava com 80% das peças produzidas por impressoras 3D.

Este drone é o primeiro de uma grande leva de drones que estão sendo desenvolvidos utilizando a impressão 3D, e que estão fazendo que cada dia mais o drone e a impressão 3D estejam ligados nas diferentes indústrias.

Drones, Impressão 3D e as diferentes áreas de atuação

Outro projeto que está chamando a atenção é da empresa do setor agrícola e que vem utilizando a impressão 3D para a construção de peças com o foco na diminuição de peso da estrutura, na melhora da estabilidade e da autonomia da bateria.

Este drone está sendo produzido totalmente pela impressão 3D pela empresa italiana Soleon, e se chama SoleonAgro.

Na área de cenografia, uma empreendedora norueguesa chamada Emilie Aabakkenque que passou nove anos na indústria de esportes de ação desenvolveu um drone que pode ser utilizado com cabos próprios para espaços apertados, arborizados e em janelas de construção. Este projeto teve o seu desenvolvimento e prototipação todo feito utilizando impressão 3D e drone recebeu o nome de WiralCam Lite.

O drone e a impressão 3D estão amplamente ligados em ambos os projetos citados, mostrando o poder que ambas as tecnologias possuem quando utilizadas para desenvolver e melhorar a tecnologia utilizada e na criação de novas formas de mostrar o potencial de ambas as aplicações.

E você? Quer saber mais sobre o drone e a impressão 3D, além de como ambas as tecnologias podem se beneficiar quando utilizadas em conjunto? Acompanhe as nossas publicações, comente e participe de nossos posts!

Deixe uma resposta