Quais as melhores maneiras de fixar peças na impressora 3D?

Escolher o adesivo de fixação sempre é uma dúvida entre os novos usuários de impressora 3D. Você que já usa com frequência um tipo de adesivo, após a leitura, talvez possa testar e verificar outras possibilidades de fixar peças na impressora 3D.

Sua impressora pode ter mesa aquecida ou não, pode ser que a mesa seja de alumínio. E é bem provável que você use um vidro em cima da base. Escolher o adesivo e escolhe a melhor maneira para fixar peças na impressora 3D é um assunto que gera muitas dúvidas.

Outra dúvida fica é: em quais materiais isso é importante, essencial ou desnecessário?

Antes de falar de adesivos, vamos entrar um pouquinho justamente nos tipos de filamentos e a necessidades de se colocar um bom adesivo ou não:

Passo 1: Filamentos e aderência à mesa

Para saber os filamentos que são mais dependentes de bons adesivos na mesa, você deve visualizar quais tipos de filamentos tem maior contração, pois estes exigirão uma aderência maior para evitar descolamento ou empenamento na base da peça.

O filamento ABS Premium + da 3D Fila é sem dúvida o melhor filamento e com menor contração disponível no mercado nacional, segundo vários testes efetuados junto a instituições renomadas como o laboratório de mecânica UNIFEI, laboratório de mecânica CEFET-MG, laboratório de engenharia de materiais UFSC e outros.

Mesmo sendo o melhor filamento ABS, ele é sem dúvida entre toda nossa linha, o material com maior contração. Automaticamente esta propriedade fará com que seja necessária maior aderência na mesa.

Isto quer dizer que o uso desse filamento 3D praticamente torna obrigatório o uso de adesivo, mas mesmo assim é possível imprimir sem auxílio do adesivo.

Posteriormente, temos o Tritan HT, ainda na escala de maior contração e subsequentemente o PETG_XT, PLA Basic e por último o PLA EasyFill.

contração em filamentos para impressora 3d

Se o ABS Premium + é o que precisa de maior aderência, o PLA EasyFIll, desenvolvido com exclusividade pela 3D Fila, é o que mais facilmente terá adesão na mesa, sendo opcional tanto a mesa aquecida quanto o uso de qualquer tipo de adesivo.

Claro que para qualquer tipo de filamento, um bom adesivo facilita e muito a necessidade de você ter que reiniciar a impressão ou perder a peça no meio do caminho.

Já que falamos da mesa que podem ou não ter mesa aquecida, precisamos ter uma ideia em mente semelhante a questão do adesivo, ou seja, filamentos com maior contração terão maior dificuldade de fixação na mesa que não tem aquecimento.

Abaixo segue uma tabela que ficará mais fácil de entender este uso de adesivo na mesa e o fato de ter aquecimento ou não para fixar peças na impressora 3D.

Filamento Mesa Aquecida e Adesivo para Impressora 3D

*Quanto mais estrelas, menor a necessidade do recurso.

Passo 2: As colas para impressoras 3D

ABOND

Adesivo ABOND para Impressora 3D

Sem dúvida um dos tipos de adesivos que recomendaremos com maior convicção para fixar peças na impressora 3D. Este adesivo líquido deve ser pingado (pouca quantidade, cerca de 3 gotas para uma mesa de 20x20cm) na mesa e espalhado.

O fato de usar poucas gotas o torna relativamente econômico, visto que um frasco de 30 ml pode durar muito tempo. A abond é incolor, atóxico e se houver contato com as mãos não fica pegajoso feito uma cola. Esta cola é à base de PVP.

Suas grandes vantagens estão no bom poder de fixação, a fácil aplicação e o fato de não deixar o fundo da peça com cor alguma. A peça sai lisinha. Funciona perfeitamente com toda nossa linha de filamentos 3D. Seu efeito ocorre com mesa aquecida.

Outra vantagem da Abond é que a permanência em números de impressões é superior. Você pode usar cerca de 5 impressões sem a necessidade de uma nova aplicação..

Este adesivo funciona muito bem em mesa com vidro ou mesa de alumínio.

Spray ou laque de cabelo

spray de cabelo karina extra forte para impressora 3d

Este é um adesivo amplamente usado pelos usuários para fixar peças na impressora 3D. Provavelmente o mais comum por ser encontrado com facilidade em farmácias e comércios locais. A marca mais comum é a Karina, mas existem diversas no mercado que funcionam da mesma forma.

Assim como o adesivo Abond, o spray é incolor e não deixará marcas ou cor no fundo da peça. O poder de fixação é muito bom principalmente na linha de sprays que tem escrito “fixação extra forte”.

Os sprays de cabelo tem média duração em números de peças impressas. Ele permanece na mesa por 2 a 3 impressões.

  • A primeira desvantagem esta associada justamente pelo excesso da aderência que pode tirar lascas ou quebrar o vidro com maior facilidade.

Aproveitando este gancho, aqui vai uma dica super importante sobre o manuseio do vidro da sua impressora 3D. Quantos relatos de acidentes, cortes, pontos e suturas causados pelo vidro das impressoras 3D você já deve ter ouvido falar?

Ao operar o procedimento de retirada da peça, tome muito cuidado. Evite pancadas na peça, peças pontiagudas que ao escapar podem causar cortes ou furos na pele. Esperr pacientemente que o vidro e a peça esfriem, e isso ajudará a descolar mais facilmente.

Ah, vale lembrar também que dependendo do material, você pode dar uma leve aquecida na mesa para que ele fique mais mole, como com o PLA EasyFill.

  • Outro erro comum é retirar o vidro logo após a impressão da peça ter terminado e fazer o uso das mãos para isso. Na contração do polímero, pelo resfriamento abrupto, o vidro pode quebrar na sua mão e os acidentes e cortes são feios!

A maior desvantagem dos sprays no uso como adesivo estão no fato deles não terem um bom controle do jato. Aquela cola pulveriza toda sua impressora se você fizer direto na impressora 3D.

Então, para evitar que suas barras e eletrônica fiquem impregnados de cola, terá que retirar e colocar o vidro da impressora 3D todas as vezes. A aplicação deve ser feita fora e longe da impressora, para que essa seja uma boa maneira de fixar peças na impressora 3D.

Este adesivo funciona muito bem em mesa com vidro ou mesa de alumínio.

Fita blue tape ou capton

As fitas já foram mais populares como adesivos para fixar peças na impressora 3D. Com o surgimento da Abond e outras alternativas, elas tem ficado de lado.

Isto se deve a algumas dificuldades no uso e inclusive na aquisição. A fita kapton costuma ser cara e difícil de encontrar em lojas físicas. Além disso, a fita kapton sempre foi vista como um bom adesivo.

Uma vez bem colada na mesa, pode ser utilizada para se fazer várias impressões sem soltar. Talvez sua melhor escolha seja na verdade por possibilitar uma operação mais limpa. Limpar um vidro após uma impressão não é uma atividade muito animadora.

Já a fita azul é um pouco mais fácil de encontrar, mas além de deixar a peça áspera na base, se solta com mais facilidade com 2 a 3 impressões e para piorar no processo de cola, deixa a mesa muito grudenta e de difícil remoção.

Hoje a eficiência das fitas é até mesmo muitas vezes questionada por usuários experientes.

Suco de ABS

suco de abs para impressora 3d

Esta é uma alternativa que podemos chamar de caseira para fixar peças na impressora 3D.

Para fazer o suco de ABS, ou solução, você deverá usar algum solvente do ABS (acetona pura ou solução preparadora tigre) e adicionar pequenos pedacinhos de filamento a serem dissolvidos no solvente.

Este suco deve ser passado na mesa da impressora 3D e funciona muito bem como adesivo para todos os filamentos.

A duração como adesivo é suficiente para uma boa fixação por aproximadamente 5 impressões. Após isso você pode aplicar nova camada ou lavar o vidro e aplicar novamente.  Definitivamente é uma atividade muito trabalhosa.

Como outros adesivo pode deixar alguma cor no fundo da peça dependendo principalmente da cor do ABS que foi picado para ser dissolvido. Ao final da impressão pode ser necessário fazer uma boa limpeza para retirar resíduos. Como em impressão 3D estamos falando em precisão de 0,05mm, uma fina camada deste suco de ABS pode resultar em imperfeições nas peças impressas.

Então, tenha cuidado para fixar peças na impressora 3D utilizando o suco de ABS.

Este adesivo funciona muito bem em mesa com vidro ou mesa de alumínio.

Cola bastão à base de PVP

cola bastao 3m a base de pvp para impressora 3d

As colas do tipo bastão são as causadoras de muita polêmica. Já lemos muito em fóruns e grupos falando que funcionam perfeitamente para fixar peças na impressora 3D e da mesma forma que não funcionam de forma alguma.

Talvez o principal motivo é que por ter cola bastão em toda papelaria ou loja de suprimentos, você que testou este adesivo e tenha comprado de qualquer marca ou de qualquer tipo. A cola bastão que funciona para fixar peças na impressora 3D tem que ser a base de PVP, como a cola bastão da 3M.

Como são fáceis de adquirir, os usuários tendem a começar com este adesivo. Funciona bem, mas como desvantagem temos a cor esbranquiçada no fundo das peças. Além disso, após ser impresso 5 vezes, o prazo estimado de número de impressões com boa aderência você terá um grande trabalho para retirar e lavar.

Se decidir passar por cima de uma camada de cola de impressão anterior, começará formar uma crosta que poderá deixar o fundo da peça escuro, além de pequenos relevos no fundo da peça.

Portanto, se você for usar cola bastão, escolha uma cola à base de PVP e fique de olho no estado atual da camada de cola antes de aplicar mais adesivo à mesa.

Este adesivo funciona muito bem em mesa com vidro ou mesa de alumínio.

Folha adesiva

folha adesiva para impressora 3d

Este é um adesivo relativamente novo para fixar peças na impressora 3D. É uma fina folha plástica que deve ser aplicada diretamente à mesa. Pode ser a base de policarbonato, PP ou outros termoplásticos.

Se sua impressora não tem nivelamento automático, tome cuidado para que o bico não raspe sua folha e a danifique! Fora este detalhe, os relatos de boa aderência à mesa são bem frequentes. Infelizmente ainda não é um produto facilmente encontrado nas lojas mas, se o seu objetivo é fixar peças na impressora 3D de maneira eficiente, vale a pesquisa.

Estamos felizes em te ajudar e apresentar as melhores maneiras para fixar peças na impressora 3D!

Agora você já sabe mais um aspecto que deve levar em consideração ao comprar uma impressora 3D! Nossa equipe está pronta para te ajudar em suas futuras impressões! Não deixe de acompanhar nosso Blog e Guia de Soluções!

Deixe uma resposta

X
É um prazer tê-lo na 3D Fila
Seja bem-vindo!
WooChatIcon 0