Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste) - Não se aplica a Impressoras 3D

Projetos construídos em Impressora 3D: conheça os principais

Os projetos construídos em impressora 3D não se cansam de demonstrar o poder deste tipo de tecnologia e estão se tornando cada vez mais diferentes e interessantes. Dar asas à imaginação com os modelos para impressão 3D ficou muito mais fácil.

No começo da aplicação da impressão 3D os projetos pequenos, rápidos e sem acabamentos — geralmente para demonstrar o poder deste tipo de tecnologia e como ela poderia evoluir. Hoje já possuímos diversos modelos disponíveis na internet de forma gratuita e softwares que auxiliam na criação de seus próprios modelos para os variados tipos de impressoras.

Continue lendo este conteúdo para conhecer os principais projetos construídos em Impressora 3D.

Principais projetos construídos em impressora 3D

Conforme a tecnologia avança, a criatividade e inventividade dos desenvolvedores de modelos para a impressão 3D só tende a aumentar. Com isso, projetos bacanas estão sendo construídos em diversas empresas que trabalham diretamente com este tipo de tecnologia — em especial com uma delas, a Thingiverse.

Puzzles

O mercado de quebra-cabeças acaba de ganhar mais sofisticação e um tom maior de desafio. Um dos projetos construídos em impressora 3D que ganhou destaque foi um desafio em três dimensões chamado de Russian Doll Maze Puzzle Box, que unifica um quebra-cabeça com uma boneca russa em 4 etapas.

Contando com 4 partes diferentes, o desafio é encaixar os blocos como uma boneca russa nos diferentes sulcos na sua superfície. Além disso, possui 4 blocos diferentes para serem encaixados em sequência e possuem um ótimo nível de detalhe e acabamento.

Chaveiros exóticos/exclusivos

Os chaveiros sempre chamaram atenção do público em geral e até de colecionadores por possuírem diversos formatos, tipos e utilizações. O avanço do desenvolvimento de modelos de impressão 3D também atingiu esse mercado com projetos criativos e diferentes — como o caso do Simple Gyro Keychan.

Esse chaveiro é todo produzido em impressão 3D e conta com todas as partes móveis feitas diretamente na impressora. Ele pode ser facilmente montado e possui um bom nível de acabamento, o que faz ser facilmente utilizado por todas as idades.

Peças articuladas

Um dos grandes trunfos dos projetos construídos em impressora 3D é o fato da possibilidade dos modelos já sairem da impressora devidamente montados, além de possuirem um ótimo encaixe caso necessitem de montagem ou trabalho posterior.

Isso se faz acontecer com dois projetos diferentes que também ganharam destaque no repositório de modelos: o Maker Faire Robot Action Figure e o Elephant. 

Ambos os projetos são produzidos a partir de um único arquivo de impressão e já saem prontos para o uso:

  • O Maker Faire Robot é um robô articulado e que pode ser impresso em diferentes tamanhos. É totalmente articulado e possui 11 eixos que são impressos de uma só vez;
  • O Elephant é um modelo também articulado e que pode ser impresso em diferentes tamanhos – contando com a possibilidade de impressão de uma só vez.

As peças articuladas vem ganhando destaque com o avanço da impressão 3D pela facilidade e agilidade na produção, além de possibilitar uma forma de encaixe e montagem muito melhor do que se dependessem de alguma forma de manipulação pós-impressão.

Outro ponto positivo para as peças articuladas é a crescente melhoria na resolução das impressoras 3D com a capacidade de uma melhor passagem entre camadas. Isso evita as famosas rebarbas e falhas no acabamento, fazendo com que os trabalhos de acabamento e alisamento de superfícies sejam menos requisitados.

Você quer saber mais sobre as diversas possibilidades desta tecnologia nova e atraente e de outros projetos construídos em impressora 3D que são interessantes e funcionais? Acompanhe as nossas publicações no Facebook.

Deixe um comentário

× Como podemos te ajudar?