Estamos vivendo, infelizmente, em meio a uma Pandemia de Coronavírus. Precisamos nos preocupar? Com certeza! Mas cada um de nós pode fazer sua parte, seguindo as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os Governos de cada estado.

Mas, o objetivo não é falar sobre sintomas e como prevenir, até porque os órgãos responsáveis já estão fazendo isso. Nesse conteúdo, decidimos apresentar soluções criadas a partir de Impressão 3D por empresas para ajudar na prevenção do vírus.

Você vai ver onde a Impressão 3D é capaz de chegar, e até mesmo contribuir positivamente em um momento tão delicado como esse que estamos vivendo. Boa leitura!

e-NABLE e sua máscara com filtro duplo

A e-NABLE também decidiu dar assistência para esse momento de pandemia de coronavírus que o mundo inteiro está passando.

Para isso, desenvolveram uma máscara com filtro duplo, que é facilmente impressa e moldada termicamente.

O projeto é patenteado, mas devido à situação atual, a e-NABLE decidiu distribuir como open-source, possibilitando que vários voluntários pelo mundo melhorem ainda mais o projeto.

Entenda melhor sobre a solução da e-NABLE assistindo o vídeo abaixo:

Materialise e seus abridores de porta impressos

A Materialise, empresa que trabalha com softwares, fabricações e materiais da área de saúde, todos eles focados em Impressão 3D, decidiu inovar em meio ao caos, trazendo uma solução para evitar a disseminação do Coronavírus.

Visando que as maçanetas de porta estão entre os objetos mais infestados de germes em casas, hospitais, fábricas e lares de idosos, a empresa decidiu criar um arquivo e compartilhar gratuitamente para que todos possam imprimir em suas impressoras 3D abridores de porta mãos-livres.

Essa ação veio após uma análise da empresa, que verificou todos os requisitos para prevenção do vírus e confirmou que, usando braços cobertos para abrir portas, em vez das mãos, poderiam evitar a propagação do coronavírus.

Você pode fazer download deste arquivo para Impressão 3D aqui.

Copper 3D e a máscara protetora N95

O Copper 3D, um fabricante chileno de inovadores filamentos antibacterianos, também entrou na onda de contribuir para a não propagação do Coronavírus. 

Pensando nisso, projetou uma versão 3D da popular máscara protetora N95, com todos os pequenos detalhes, para que todas as pessoas possam imprimir em suas impressoras 3D de mesa tipo FDM / FFF.

No presente momento o projeto é lançado sob uma licença de código aberto e está com patente pendente ao mesmo tempo para impedir que outras entidades o comercializem. O nome dado pela empresa para a máscara de Impressão 3D é NANOHACK.

Você pode fazer download deste arquivo para Impressão 3D aqui.

Prusaprinters e os escudos de proteção impressos em 3D

Após uma avaliação das necessidades médicas a pandemia de coronavírus, a Prusaprinters decidiu criar escudos de proteção impressos em 3D, visando auxiliar todos os profissionais da área da saúde, que são os mais expostos ao vírus no dia a dia.

A ideia da Prusaprinters é que devemos cuidar de todos, mas principalmente daqueles que serão os responsáveis por cuidar de todos nós nesse momento sombrio: os médicos. Esses escudos de proteção ajudarão a proteger os olhos e o rosto da tosse e espirro de seus pacientes.

O comentário de Josef Průša, referente a este momento, foi o seguinte:

“Em três dias, passamos por dezenas de protótipos, duas verificações com o Ministério da Saúde da República Tcheca e até conhecemos nosso ministro da Saúde, Adam Vojtech. Hoje, temos o prazer de compartilhar com você que iniciamos a produção de protótipos e as primeiras unidades foram ao hospital para testes e verificações em campo. Quero agradecer a Martin Havrda, do Hospital Universitário Vinohrady, em Praga, por reservar um tempo para nos encontrar. E também, quando tivermos esse design verificado, passaremos a projetar óculos de proteção”. 

Você pode saber mais sobre a solução clicando aqui.

Saiba mais! 

Realmente o coronavírus é um assunto bem complicado, que precisa da nossa máxima atenção. Essas foram as primeiras e principais iniciativas das empresas para colaborar com a não propagação do vírus.

Esse é o momento de mostrarmos nosso lado humano, com empatia e solidariedade aos que compõe o grupo de risco.

Quer saber mais sobre Impressão 3D e assuntos relacionados ao setor e o Coronavírus? Fique ligado aqui no Blog, pois em breve teremos NOVIDADES!