Peças Translúcidas

Parabéns! Você é então mais um usuário do nosso Filamento ABS Cristal Quartzo campeão!

ABS Cristal Translúcido

Por onde começar? Qual é a diferença para o ABS opaco? Consigo imprimir peças transparentes ou translúcidas de verdade?

Estas são perguntas comuns e neste artigo pretendemos dar um “ponta pé” inicial em suas impressões 3D.

Começamos com um pouco de teoria:

Talvez você se lembre das aulas de física sobre um dos fenômenos que podemos observar sobre a luz, a chamada refração.

A refração é o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente, porém diferente do primeiro. Nessa mudança de meio, podem ocorrer mudanças na velocidade de propagação e na direção de propagação.
Meio homogêneo: é o meio no qual todos os pontos apresentam as mesmas propriedades físicas, como a densidade, pressão e temperatura.
Meio transparente: é o meio através do qual podemos visualizar nitidamente os objetos.http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-refracao-luz.htm

A impressão 3D FDM funciona através da deposição de camadas de materiais, portanto, a luz muda de meio entre as camadas de material translúcido. Desta forma, a nossa percepção de translucidez, ou a visualização de nitidez de objetos é afetada.

Para conseguir melhores resultados, então, devemos reduzir esta mudança de meios, ou camadas.

Como?

Vamos a alguns exemplos:

  • Aumentar a espessura das camadas

Transição da Luz entre camadas - Refração

  • Trabalhar a espessura de parede na etapa de fatiamento ou projeto.
    No exemplo abaixo, imagine uma vista superior em que a luz precisa mudar de meio 1 ou 2 vezes:

Transição entre paredes Cristal

Aproveite e veja abaixo a representação de como se comporta a alteração da espessura de parede através do chamado “extrusion width”:

Espessura de parede Extrusion Width

  • Geometria simplificada em locais que se deseja maior translucidez. Veja abaixo exemplos em que mais uma vez, uma menor quantidade de mudanças de meios para a passagem de luz oferece maior a transparência:

Geometria Simplificada Transprefeência

Como já se pode perceber, sim, é possível imprimir peças translúcidas, no entanto dependerá do projeto e configurações de fatiamento.

Outras recomendações:

  • Trabalhe com temperaturas inferiores à do nosso tradicional ABS. Uma boa impressão deverá ser alcançada em torno de 210 graus celsius. Mas não deixe de calibrar a sua impressora, testando impressões com temperaturas variando alguns graus para cima ou para baixo.
  • Temperaturas muito altas farão com que sua peça perca a translucidez, ficando esbranquiçada. Diminua a temperatura de extrusão.
  • Peças pequenas ou velocidades muito altas poderão fazer com que o bico extrusor passe pelo mesmo ponto antes do momento adequado, desta forma o local poderá obter uma cor amarelada, resultado do aquecimendo excesivo. Recomenda-se calibrar a temperatura de extrusão, ajuste de velocidade ou impressão de peças simultâneas.

Abaixo demonstramos exemplos extremos, entre uma peça de parede única e uma segunda peça trabalhada, com obstáculos ou maiores mudanças de meio para a luz:

Filamento ABS Cristal

, ,

support
icon
Precisa de Ajuda?
Close
call
(31)3417-6464
menu-icon
Chamado de Suporte