Partindo peças para grandes Impressões 3D

Todos queremos imprimir coisas grandiosas e principalmente no aspecto dimensional. Mas poucos tem a condição financeira e até mesmo local para armazenar uma impressora gigante como a BigBot. Este post foi criado para dar uma direção, ou o caminho das pedras para quem tem impressoras menores e quer imprimir peças grandes.

Leão Impresso

Já pensou que sua impressão poderia ser uma obra de arte no meio da rua?

A impressora 3D

A maioria das impressoras 3D disponíveis hoje no mercado são capazes de imprimir objetos nas dimensões máximas 200x200x200mm, portanto passa a ser necessário saber cortar ou partir peças para que elas se encaixem ou sejam futuramente coladas.

O programa para cortar arquivo stl

Existem diversas formas para dividir uma peça, mas neste artigo vamos nos concentrar nos recursos do programa Netfabb (se você não tem este programa, poderá fazer o download aqui).

O Netfabb é famoso por efetuar reparos em peças em modelos 3D no formato stl, mas este programa tem muito mais funcionalidades.

Nosso exemplo

Para que você nos acompanhe, vamos exemplificar este procedimento usando o Empire State Building (disponível aqui para download).

Aumentando e partindo dividindo impressão 3d

Empire State Building

Para quem não conhece, o Empire State Building é um prédio de 381m (102 andares) localizado em Nova Iorque.

Para este projeto, faremos uma impressão particionada na escala de 1:254. Então nossa peça final terá 1,5m de altura.

O arquivo stl que estamos usando tem originalmente 18,62cm de altura. Então vamos usar o Netfabb para aumentar sua altura em 8x aproximadamente. Após a aquisição pela Autodesk, a versão básica e gratuita não é mais distribuida. Você pode efetuar o download de uma versão anterior para Windows aqui (Netfabb 7.4.0) gratuito.

Preparação

  • Inicie o Netfabb e abra o arquivo stl que pretende cortar;
  • Vamos mudar a escala, clicando no botão “Scale Parts” localizado no menu principal;
  • Na janela que se abre, muda o “Scale factor” para 8. Note que o “Target size” em Z passará para “1490,27mm”. Quase os 1,5m que pretendemos. Se preferir você pode mudar o Z de “Target size” para “1500,00mm” e obter os reais 1,5m.
  • Aperte o botão “Scale” para confirmar a modificação.

Netfabb aumentando a escala

Dividindo o modelo 3D em partes, imprimindo e colando

Agora que temos o arquivo em escala correta, podemos salvar o novo stl (menu part e depois export part, selecionando expor as STL) e continuar com o nosso projeto.

Dividindo o modelo 3D em pedaços

Ainda no software Netfabb, siga os seguintes passos para separar sua peça em quantos pedaços quiser:

  • Selecione o modelo 3D que está aberto em sua tela;
  • Verifique que ao lado direito de sua tela existe uma seção chamada “Cuts”, é ali que você poderá fazer cortes em 1 dos 3 eixos. No nosso caso vamos cortar apenas em Z.
  • Na 3D Fila faremos o uso de uma impressora capaz de imprimir em até 440mm de altura, então sabemos que vamos precisar de 4 partes. Aqui vamos dividir em 400mm + 400mm + 400mm + 290,27mm.
  • Em “cuts” na barra Z, vamos digitar no campo de texto ao lado o valor “400.00” mm.

Cortando modelo 3D

  • Aperte então o botão “Execute cut” e então no final do programa também o botão “Cut”;
  • Note que agora no canto direito superior sua peça já foi separada;
  • Você agora pode escolher uma das partes e exportá-la, abrir esta peça nova no próprio Netfabb e então efetuar novo corte ou ainda nesta mesma tela cortar novamente. Note que o corte não precisa ser preciso, você pode usar a barra horizontal para cortar (uma sombra azul o auxiliará).

Cortando e exportando

Imprimindo

Agora que você já tem todas as partes em seus respectivos arquivos STL, faça a impressão 3D, tomando cuidado para gerar suportes quando necessários.

Montagem

Para a montagem você poderá usar diversas técnicas te fixação e colagem. Você pode usar por exemplo, cola pvc ou o famoso “suco de acetona” para colar as peças.

Abaixo separamos videos de alguns usuários experientes para ajudar neste processo:

Resultado final

Peça com 1,50m de altura e consumiu aproximadamente 3,650kg de ABS Premium+ Cinza Ardósia em 150 horas de impressão 3D.

Grandes Impressões 3D

, , ,

support
icon
Precisa de Ajuda?
Close
call
(31)3417-6464
menu-icon
Chamado de Suporte