Os melhores projetos de scanner 3D que você pode fazer ou comprar

Ter um scanner 3D pode trazer diversos benefícios e impactos positivos em vários setores como os sistemas de segurança e até a vigilância pública.

Também possui um papel importante na visão computacional, na robótica e com os carros autônomos para manter a digitalização 3D e trazer informações do mundo real para serem processadas pelos sistemas computacionais. 

O interessante deste tipo de aplicação é que para se ter um scanner 3D de qualidade, pode-se utilizar uma câmera DSLR ou até a própria câmera do seu smartphone, promovendo os projetos no estilo “faça-você-mesmo”.

Com isso, ter um scanner 3D se torna uma tarefa mais acessível e disponível para os entusiastas da área. 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre os melhores projetos de scanner 3D para fazer você mesmo ou comprar!

Os melhores projetos de scanner 3D

Um scanner 3D pode funcionar a partir de duas técnicas, como a fotogrametria e a triangulação a laser.

Na fotogrametria, tira-se diversas fotos de um objeto digitalizando-o por todos os lados para em seguida realizar a conversão dessas fotos em um objeto 3D por um software dedicado neste tipo de aplicação, e essa é considerada uma das maneiras mais fáceis e rápidas de obter um modelo 3D a partir de um scanner 3D.

Outra técnica disponível é a triangulação por laser que dispõe uma nuvem de pontos no espaço para então ligar estes pontos formando uma superfície bem fiel a superfície da peça física.

Essa conversão é feita utilizando de um laser que reflete a superfície física da peça e a transforma nos pontos, sendo necessário também um software específico para converter a nuvem de pontos em um objeto 3D de fato. 

Alguns projetos estão disponíveis para fazer vocês mesmo o seu scanner 3D e vale a pena saber mais. 

Projeto #1 – O scanner 3D de US$30 V7 

Esse projeto é um dos mais fáceis de se criar e parte da idéia básica de montar uma plataforma na qual se conecta o celular e uma placa que consegue girar livremente em torno de um eixo vertical.

Com celular conectado a base, tira-se 55 fotos por cada rotação completa do objeto que está sendo digitalizado. 

O projeto está disponível para download e impressão 3D e não é necessário nenhum motor ou equipamento eletrônico para utilizar este projeto.

É necessário converter várias fotos em um objeto e para isso deve-se utilizar um software de fotogrametria como o 3DF Zephyr. 

Projeto #2 – Scanner 3D para celular

Comparado com o projeto anterior, neste o objeto 3D fica parado e o que gira é o celular. É também um pouco mais complexo pois utiliza de um Arduino Uno e um servo motor para realizar a movimentação do celular em torno da plataforma.

A câmera do celular é ativada por bluetooth e todos os arquivos para esse projeto podem ser baixados para a impressão 3D – menos o Arduino e os componentes eletrônicos que devem ser comprados separadamente. 

Projeto #3 – O FabScan Pi

Este projeto utiliza o conceito da triangulação a laser para um modelo 3D mais fiel ao real e foi originalmente desenvolvido em 2010 como uma tese de bacharelado.

É montado com placas cortadas de MDF e todas as informações para montagem estão disponíveis na página do projeto, tanto a versão com Arduino como a versão com Raspberry Pi. 

Projeto #4 – Fotogrametria Aérea

Este tipo de projeto literalmente coloca a câmera acima do solo para obter uma visão de cima de local onde deseja-se projetar um modelo 3D.

É o ideal caso queira obter modelos de grandes áreas. 

Utilizando de um drone, balão ou até algum tipo de pipa, a câmera configurada com um sistema de liberação do obturador de forma remota tira fotos aéreas do local e depois essas fotos são enviadas para o software que irá processar as imagens e criar o modelo 3D. 

Projeto #5 – Scanner 3D baseado em FreeLSS

Com base nesse conceito, vários outros projetos de scanner 3D surgiram no mercado, com um dos mais populares sendo o Murobo Atlas 3D que está disponível desde 2016 para download e impressão 3D.

Outro projeto que teve sucesso foi o BQ Ciclop e também está disponível em formato de kit para montagem na Amazon. 

Projeto #6 – Scanner 3D autônomo

Este scanner 3D é baseado numa placa de prototipagem e câmera GR-LYCHEE usando o algoritmo de forma de silhuetas para obter um modelo 3D da peça física.

A ideia é tirar fotos de silhueta do objeto em diversos ângulos formando um conjunto completo de imagens que então é convertido em dados da nuvem de pontos, formando uma malha de polígonos para então produção do arquivo STL. 

Projeto #7 – OpenScan

O OpenScan é um sistema completo de digitalização 3D baseado na técnica de fotogrametria, sendo de código aberto e projetado de forma modular para obter um baixo custo.

Inicialmente vem sem câmera mas é compatível com diversas opções disponíveis no mercado, sendo desde celular até uma DSLR profissional. 

Este scanner 3D gira em todos os três eixos, fornecendo uma digitalização mais precisa do que qualquer outro scanner 3D de baixo custo disponível no mercado. Também está disponível para download e impressão 3D com todos os arquivos no formato STL. 

Projeto #8 – AutoScan

Este último projeto destacado como scanner 3D para você fazer ou comprar se parece com um dispositivo muito simples para a fotogrametria e é dividido em duas partes – uma é a plataforma rotativa para digitalização e a outra é o aplicativo para celular. 

O aplicativo se comunica com a plataforma via bluetooth e após tirar a foto, o sistema envia as informações para que a plataforma gire por alguns graus, tornando a digitalização com o celular mais fácil, prática e sendo realizada de forma quase automática.

Sendo um projeto de código aberto, todos os arquivos estão disponíveis para download e impressão 3D e os componentes eletrônicos são um Arduino Uno R3 com um módulo bluetooth. 

Saiba mais! 

Um scanner 3D é uma ótima forma de obter os objetos reais em modelos 3D para então serem impressos pela técnica de manufatura aditiva, se tornando mais uma opção viável de tecnologia que está sendo integrada ao incrível mundo da impressão 3D. 

Continue acompanhando as nossas publicações no blog da 3D Fila e saiba mais! 

X
É um prazer tê-lo na 3D Fila
Seja bem-vindo!
WooChatIcon 0