Neste artigo vamos tratar de um dos problemas mais comuns nas impressoras 3D com tecnologia DLP: o descolamento da peça da mesa (build plate) no meio da impressão.

Existem diversos motivos pelos quais isso pode ocorrer e, sem dúvidas, deixar qualquer usuário de impressora 3D chateado. Isso porque, a partir do momento que a peça descola, perdemos resina 3D (dinheiro) e, claro, tempo (dinheiro que não se recupera).

Portanto, confira as dicas e aprenda a como resolver estes problemas na Anycubic Photon.

1 – Frasco da Resina 3D

Parece bobagem, mas a mensagem de todo fabricante no frasco da resina 3D deve ser levada à risca. Os produtos químicos utilizados na fabricação da resina tem densidade diferente e, com o passar do tempo, alguns componentes irão decantar. 

Então não se esqueça de agitar bem sua resina antes de inserir na mesa.

2 – Problemas no FEP

O FEP é um plástico semelhante a um PTFE (Teflon) com maior transparência e menor aderência. Na impressora utilizamos este plástico em formato de uma película. Essa película, no caso da Anycubic Photon, tem 0,150mm e sua maior finalidade é deixar a luz UV passar por ele e irradiar sobre a resina que está em estado líquido ainda isolando o LCD. 

Além disso, essa película que é chamada no mercado apenas de FEP, também é responsável pela aderência da peça na mesa. Caso ele esteja danificado, a peça poderá descolar durante a impressão. Você deve sempre avaliar como está o FEP da sua impressora 3D Anycubic. 

Para avaliar se o FEP está em perfeito estado, primeiramente você deve remover toda a resina 3D que nele está derramado e depois pressionar o centro dele para baixo, caso note algumas rugas e maior flexibilidade, provavelmente ele sofreu algum dano. 

Danificar é comum com o uso do dia a dia da impressora no processo de retirar as peças da impressora. Por isso mesmo a Anycubic já envia um FEP reserva junto com a impressora na caixa. 

Infelizmente não é possível reparar o FEP, mas você pode ver como efetuar a troca e comprar em nosso site, basta acessar o link abaixo. VAMOS LIBERAR HOJE O LINK PARA A TROCA DO FEP

Aprenda como trocar o FEP

3. Desnivelamento da impressora

O segundo problema está relacionado ao nivelamento incorreto da impressora. Este erro poderá promover o descolamento da peça durante a impressão devido à distância errada entre a mesa de impressão e o FEP. 

A mesa não consegue atingir uma altura necessária para formar a peça. Para solucionar este problema, basta calibrar o Z da impressora. Qualquer dúvida assista o vídeo abaixo.

4. Resina 3D e sua Validade 

As Resinas 3D possuem uma validade. Geralmente elas são de 1 ano para resinas lacradas e após abertas e inseridas na banheira são de apenas 7 dias.  Lembre-se de que as resinas são fotossensíveis.

Você deve tomar cuidado com a sobra de resina que fica na mesa após a impressão. Alguns usuários deixam a resina na banheira por vários dias. Manter a resina 3D nestas condições afetará a qualidade da mesma.  Não ter aderência na mesa pode criar uma falsa sensação de um problema em sua impressora Anycubic, pois não acontecerá a formação de peça durante o processo de impressão, mas poderá ser o fato da resina ter perdido suas propriedades ao ficar aberta na impressora.

Outro grande exemplo deste problema é quando o usuário da impressora coloca a resina 3D na cuba de impressão e retorna a resina ao recipiente de origem. Mesmo ele mantendo impressões constantes não é recomendado a cada impressão realizar o processo de devolução da resina a seu recipiente, pois as células de inicialização de cura estarão com baixa atividade da banheira, comprometendo a resina intacta no frasco. 

A resina que fica aberta vários dias, mesmo que na banheira, deve ser descartada. 

5. Mistura de Resinas

Outro alerta importante sobre as resinas é não misturar os tipos de resinas, mesmo sendo do mesmo fabricante. Este processo de mistura contamina e pode degradar completamente as resinas, comprometendo sua qualidade.

Portanto, independente se as resinas são do mesmo fabricante ou não, nunca misture-as. Isso vai comprometer os seus resultados com a impressão 3D.

 

6. Defeito na Impressora 3D

Um problema mais grave sobre o descolamento é a perda de passo por folga da impressora. Isso ocorre caso no processo de impressão falte lubrificação no fuso Z, fazendo com que ele perca os passos.

Recomendamos lubrificação conforme manual. Caso o manual não mencione o tipo correto de lubrificante, utilize graxa branca no fuso. Após aplicar a lubrificação, não deixe de iniciar a impressão fazendo novamente uma pequena calibração.

7. Sujeira 

Sabe aquela poeirinha boba que você deixou entre uma impressão e outra acumular no FEP? Ela é suficiente para diminuir a aderência na mesa e também comprometer a impressão. 

Outro tipo de sujeira que atrapalha sem o usuário perceber e ocasiona grande perda de resina e horas de impressão, são os pequenos pedaços sólidos de suporte ou partes pequenas que ficaram no fundo da banheira.

Sempre verifique entre as impressões se não ficou alguma parte sólida ou camada descolada dentro da resina antes de sair completando com resina nova.

Saiba Mais 

E aí, conseguiu resolver os problemas de descolamento da peça na Impressora 3D Anycubi Photon? Se sim, ficamos muito contentes! Esse é o objetivo do Blog da 3D Fila!

Aproveite e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades. Publicamos conteúdos novos semanalmente. E, se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo! Vamos responder o mais rápido possível!