Os 7 melhores apps de scanner 3d para 2019

Utilizar um scanner 3D em forma de aplicativo para o smartphone é uma ótima forma de melhorar a eficiência do seu processo de impressão 3D e dar mais praticidade ao realizar a modelagem computacional de um objeto. Além de ser uma ótima alternativa, possui um preço muito menor quando se comparado aos caros equipamentos de digitalização. 

Com um pouco de limpeza e organização o smartphone permite a recriação de alguns dos seus objetos físicos favoritos e de forma acessível e este post mostra sete opções de aplicativos para smartphone que vão além e te entregam as funcionalidades de um scanner 3D. 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre os apps de scanner 3D! 

Leia também: 32 termos sobre Impressão 3D que você precisa conhecer

Apps de scanner 3D no seu smartphone

Ao começar o processo de scanner 3D com o seu smartphone é importante ter em mente que irá levar um pouco mais de tempo do que se utilizasse um equipamento específico para esta finalidade. O esforço, tempo e possíveis erros que podem ocorrer durante a digitalização pelo smartphone podem ser alguns dos desafios enfrentados e que quando superados, oferecem uma ótima alternativa para o profissional da impressão 3D. 

Os 7 melhores aplicativos para o smartphone de scanner 3D listados no post são totalmente independentes e utilizam somente este dispositivo como equipamento de digitalização, sem a necessidade de um hardware extra – e esta acessibilidade é muito útil. 

Trnio

Com um custo de $2,99 e disponível na plataforma iOS, o Trnio é uma ótima opção para usuários novatos e que oferece uma ótima interface e de fácil utilização. Basta apertar no botão da câmera no centro da tela e contornar o objeto que será digitalizado. O app já faz a digitalização e já oferece um modelo 3D para o usuário, que pode realizar algumas limpezas de acordo com o processo e pode realizar o download através do recurso exportar para o Sketchfab. 

Qlone

Sendo gratuito para o uso e fazendo cobrança de $0,99 apenas para o download da digitalização em 3D, o Qlone está disponível para as plataformas iOS e Android. Tem como público alvo um público que possui um nível mais avançado como os entusiastas de impressão 3D e os educadores STEM. 

A primeira vista é muito fácil de se utilizar e oferece resultados rápidos, pressionando um botão e movendo o telefone ou o objeto até que o processo esteja concluído e o software renderize o modelo – podendo ainda colorir e exportar este modelo. As exportações são pagas e podem custar de $0,99 por exportação até $14,99 por exportações ilimitadas por três meses. 

Scann3D

Este aplicativo de scanner 3D é gratuito e cobra uma assinatura caso queira exportar os modelos, além de estar disponível apenas para a plataforma Android. Possui uma interface limpa com pontos de rastreamentos fáceis de se ver, oferecendo uma boa experiência ao cliente de uma forma geral. Um ponto de melhoria do aplicativo é o tempo de renderização do modelo 3D que pode ser um pouco longo para usuários que querem resultados mais rápidos. 

Cappy 

 

Sendo gratuito e disponível apenas para a plataforma iOS, o Cappy é melhor descrito como uma rede social de criações digitalizadas e não possui nenhuma maneira de exportação dos seus modelos 3D. O aplicativo possui uma limitação de 10 segundos para qualquer digitalização e pode ser tempo mais do que suficiente. 

Heges

O Heges é gratuito para o uso e também está disponível apenas na plataforma iOS e apenas aos aparelhos da linha X (iPhone X, XS e XR) que vem com a câmera do modelo TrueDepth. Com um pacote opcional de $2,99 ganha a capacidade de digitalização em várias precisões e consegue exportar o modelo para os formatos PLY e o famoso STL. 

Além disso, tem a possibilidade de digitalização em ambientes escuros e pode inclusive compartilhar uma tela com outro dispositivo Apple durante o processo. 

Sony 3D Creator

O 3D Creator está disponível apenas na plataforma Android e tem a capacidade de transformar objetos e até pessoas em modelos 3D de alta resolução, possuindo também modos de escaneamento como o modo comida, modo cabeça, modo face, modo selfie e modo liberdade. Não possui a capacidade de exportação, mas pode ser salvo nos servidores da Sony para melhorar a qualidade das digitalizações. 

Capture

Este app de scanner 3D está disponível para a plataforma iOS de forma gratuita e tem como alvo usuários novatos e usuários avançados, desde que tenham um iPhone da linha X com a câmera TrueDepth. Ele também permite que a digitalização seja enviada via mídias sociais como WhatsApp e iMessage. O ponto importante é que qualquer iPhone pode exibir a digitalização, mesmo que não seja da linha X. 

O Capture utiliza as câmeras e os sensores do iPhone para criar uma nuvem de pontos, permitindo medir a profundidade do objeto que está sendo digitalizado. Após finalizar a nuvem de pontos o app de scanner 3D processa as informações coletadas da nuvem de pontos e cria um modelo 3D fiel utilizando a câmera frontal do seu smartphone. 

Saiba mais! 

Utilizar um aplicativo como um scanner 3D pode parecer uma ótima alternativa para quem não deseja realizar um alto investimento num equipamento específico para esta tarefa. Além disso, os aplicativos estão ficando cada vez melhores e entregando ótimos resultados para os profissionais da impressão 3D. 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba dicas sobre a impressão 3D!

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0