A impressão 3D é um processo de fabricação que necessita de diversas etapas para que seja realizada com o devido sucesso, principalmente na etapa de produção de um modelo 3D que será recebido no equipamento.

Para gerar um arquivo que seja ideal para a impressora 3D, primeiro deve-se modelar a peça num software de modelagem computacional e gerar o arquivo no formato STL que é então enviado para gerar o G-Code. 

Ao realizar esta modelagem, os softwares podem influenciar ou não na qualidade final da peça e as ferramentas para fazer um modelo 3D podem variar no nível de especialização e de manipulação. 

Continue acompanhando a nossa publicação para saber os 6 melhores softwares para esculpir o seu modelo 3D! 

Os 6 melhores softwares para ter o seu modelo 3D

Sendo utilizado em diversos setores, os softwares para criar um modelo 3D de uma peça pode impactar diretamente na qualidade do modelo que está sendo desenvolvido.

Além da modelagem, as ferramentas adicionais para pintura, texturização e renderização da peça criada a partir do computador são também agrupados e considerados tão importantes quanto a própria modelagem – e também é importante conhecer os melhores softwares de modelagem 3D, sejam pagos ou gratuitos. 

Mudbox 

Com um custo de 10 dólares ao mês ou 80 dólares ao ano, o software da Autodesk chamado Mudbox é considerado como um dos topo de linha na indústria, sendo capaz de lidar com alta modelagem poligonal e é capaz até de pintar mapas diretamente nas malhas.

Além dos recursos normais que um software de modelagem computacional oferece, o Mudbox possui algumas vantagens a mais:

  • Correção de topologia para distribuição da densidade poligonal;
  • Preço acessível quando comparado aos outros softwares 3D disponíveis no mercado.

Blender 

O Blender é uma famosa ferramenta de código aberto que permite ao seu usuário construir o seu modelo 3D a partir de funções avançadas para esculpir. Conta também com um editor de vídeo, opções de animação de personagens e controles de texturização. Todas estas funções num software livre de modelagem 3D. 

Com tanto poder e liberdade, tem também o seu lado negativo. Num primeiro momento o Blender pode parecer complexo e com uma curva de aprendizado bastante íngreme, principalmente para os iniciantes na área de modelagem computacional. 

ZBrush

O ZBrush é um software de construção de um modelo 3D considerado como completo e que atende a diversos públicos diferentes, sejam iniciantes ou profissionais da área.

Seu preço de 800 dólares pode parecer um impeditivo para algumas pessoas, mas esse software de esculpir modelos 3D é um dos preferidos de muitos artistas, e os seus desenvolvedores costumam ouvir bastante o seu público ao lançar novas características e melhorias no produto. 

Sculptris

Feito pela mesma empresa que também fabrica o ZBrush, o Sculptris é um software de modelagem computacional voltado para iniciantes e possui uma interface bastante parecida com o seu irmão mais avançado.

Foi criado justamente para quem está começando no mundo e deseja esculpir um modelo 3D sem dificuldades – e com o tempo migrar para o ZBrush. 

Sendo gratuito, é uma ferramenta um pouco limitada e que oferece os controles básicos de manipulação para o usuário poder esculpir o seu modelo 3D.

É interessante experimentá-lo como uma forme de conhecer o ZBrush e saber se vale a pena o investimento posterior. 

Meshmizer

O Meshmixer é considerado como uma jóia da gigante Autodesk e é também conhecido como o Photoshop da impressão 3D.

Esse software de modelagem 3D gratuito tem muito poder de processamento, o que pode passar despercebido frente a sua interface consideravelmente simples de utilização. 

Um dos principais pontos positivos do Meshmixer é a sua capacidade de preparar os modelos para impressão 3D diretamente dele, sendo inclusive um ponto médio entre os modelos produzidos em outros softwares dessa lista para a preparação para a fabricação numa impressora 3D. 

Sculptura

Esse aplicativo para o iOS funciona muito bem quando utilizado num iPad Pro juntamente com uma Apple Pencil e possui um custo de 10 dólares diretamente na App Store.

Todas as ferramentas de nível básico a intermediário são de fácil acesso e fazem deste software o ideal para se criar um modelo 3D mesmo estando longe da sua estação de trabalho. 

Saiba mais! 

Os 6 melhores softwares para esculpir o seu modelo 3D são ótimas ferramentas e que oferecem um grande poder computacional em prol da modelagem computacional.

Desde usuários iniciantes até os mais avançados podem se beneficiar de qualquer um dos softwares 3D listados acima e esculpir ótimos modelos para impressão 3D. 

Continue acompanhando o blog da 3D Fila e saiba mais!