Sendo considerado como um dos polímeros mais utilizados na área de impressão 3D, saber o que é PETG é um dos questionamentos normais para os iniciantes e até para quem já tem um certo tempo de prática na fabricação aditiva. Para obter o PETG, basta combinar o PET com o glicol passando por um processo que o faz ficar glicolizado. 

O PET é um material que foi desenvolvido em 1941 por cientistas britânicos e foi primeiramente pensado para ser utilizado na fabricação de fibras, substituindo então as fibras de algodão. Algumas de suas características são de ser muito resistente e flexível, ganhando a frente e fazendo todos conhecerem sobre o que é PETG. 

E você, quer saber mais sobre o que é PETG e por que é utilizado na Impressão 3D? Continue acompanhando a nossa publicação! 

O que é PETG?

O PETG é um copolímero e foi desenvolvido a partir do PET (do inglês Polyethylene terephthalate) que nasceu em 1941 inicialmente como uma forma de substituir as fibras de algodão. No ano de 1946, o material começou a se destacar na indústria têxtil e em 1952 começou a ser utilizado como forma de empacotar alimentos. 

Somente no ano de 1976 o PET começou a sua ampla e longa história na fabricação de garrafas rígidas para bebidas e hoje é considerado como o plástico mais utilizado no mundo. Depois da longa história do PET, o PETG surge a partir da copolimerização do PET com um processo que o faz frear a cristalização e reduz o seu ponto de fusão. 

Pontos fortes do PETG

Estas características fazem com que o PETG consiga criar peças mais resistentes e mais fáceis de realizar a termoformagem ou extrusão – e esse é o ponto chave do seu sucesso na impressão 3D. Devido a facilidade de extrusão e a estabilidade térmica, o PETG juntamente com outros derivados do PET estão sendo amplamente utilizados na indústria de impressão 3D FDM / FFF. 

O PET apresenta nebulosidade e fragilidade ao se aquecer, sendo um dos principais motivos de comparação entre o PET e o PETG, por conter o glicol. Além disso, o PETG também se mostra mais duradouro a partir da sua maior resistência ao desgaste e a corrosão aos agentes oxidantes. O PETG também pode ser esterelizado e poder ser soldado por rádio frequência. 

O PETG e a sua grande utilização na Impressão 3D

Depois de saber o que é o PETG, é interessante saber porque é amplamente utilizado na impressão 3D, principalmente pelas suas características de resistência a temperatura e ao seu sucesso a partir do seu predecessor PET. Além disso, possui algumas similaridades com o ABS como a alta durabilidade e resistência e também similaridades com o PLA como a facilidade de ser impresso em 3D. 

Além das comparações com os outros filamentos utilizados na indústria da impressão 3D, outros pontos importantes do PETG e que impactam também na utilização pela área de manufatura aditiva são uma boa adesão entre as camadas e baixos percentuais de deformação durante a impressão 3D. A ausência de cheiro e a resistência química a bases e ácidos também são pontos relevantes que contribuem para que seja chamado como o “novo PLA”. 

Aplicação na manufatura aditiva 

Além de saber o que é PETG e de porque é utilizado na impressão 3D, algumas das aplicações que são importantes para o setor são diretamente com peças que necessitam de certa flexibilidade e boa resistência a traumas e pancadas. Alguns exemplos são peças utilizadas em ambientes com alta pressão e que servem de capa ou proteção mecânica. 

Um ponto importante na aplicação do PETG na impressão 3D é entender o seu uso e os pontos de atenção a este uso. Os parâmetros de temperatura ideais para o PETG são cruciais para o seu sucesso, com valores que são informados por cada fabricante e que devem ser seguidos a risca por quem for utilizar na manufatura aditiva. 

Normalmente o valores variam entre 225ºC a 260ºC no extrusor e 80ºC a 90ºC na base – mesmo podendo ser utilizado também com a base fria. As velocidades de impressão também são consideradas baixas, indo de 45mm/s até 60mm/s. 

Saiba mais! 

Saber o que é PETG e entender a sua importância para a indústria da impressão 3D são pontos importantes para obter o sucesso na sua aplicação, principalmente por ser um material amplamente utilizado na manufatura aditiva. O PETG oferece boas características mecânicas e bons resultados para a maioria dos objetos impressos 3D. 

Quer saber mais curiosidades sobre a impressão 3D e acompanhar as últimas novidades da área? Fique ligado nas publicações da 3D Fila!