Ter a certeza de que a sua impressora 3D tenha uma mesa de impressão nivelada é uma dos pontos mais importantes na preparação antes do processo de fabricação de um objeto 3D. Normalmente este ajuste é feito de forma manual com os parafusos que nivelam a mesa de impressão e deve ser checado após cada fabricação devido ao movimento durante o processo. Em alguns casos pode acarretar em falhas como o entupimento da extrusora, baixa aderência da primeira camada e até a marcas e arranhões na superfície da peça impressa. Alguns dos tipos de modelos de impressora 3D possuem um nivelamento automático da mesa de impressão chamado de auto nivelamento e o Simplify3D possui um menu para auxiliar neste processo. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba tudo sobre o auto nivelamento de impressoras 3D com o Simplify3D!

O auto nivelamento numa impressora3D e no Simplify3D

O auto nivelamento da mesa de impressão impacta na presença de algum sensor de proximidade ou interruptor próximo a ponta da extrusora e quando se inicia o processo de nivelamento, este equipamento irá analisar diversos locais na plataforma de construção para calcular a distância entre o bico extrusor e a mesa de impressão em cada ponto. Esses dados de auto nivelamento são utilizados para calcular a orientação real da mesa de impressão durante a movimentação do bico extrusor nos eixos X e Y. Mesmo se existir algum desnível durante o processo de fabricação, o firmware irá ajustar a posição do bico conforme ocorre o movimento.

Utilizando o auto nivelamento no Simplify3D

Caso o equipamento já possua o nivelamento automático diretamente do fabricante, o perfil no Simplify3D já deve estar configurado para incluir este tipo de opção, incluindo o nivelamento automático no início de cada impressão. Caso não esteja ativado, deve-se editar o perfil da impressora 3D. Acessando o menu de Ajuda e Assistente de Configuração, pode-se carregar o perfil da impressora 3D e depois ir em Editar configurações do processo. Selecione o Script inicial que define as ações que a impressora 3D irá executar no início de cada impressão. Para incluir o nivelamento automático, deve-se incluir o comando G29 após o último G28 para que o equipamento conclua a operação normal de início antes de iniciar o processo de auto nivelamento. Os scripts de início podem variar de um modelo de impressora 3D para outro modelo e com essa variação, inúmeros comandos G28 podem ocorrer neste script. O importante é se certificar de que o comando G29 seja colocado logo após o último comando G28. Depois dessas alterações efetuadas com sucesso, deve salvar as novas configurações da impressora 3D. Um bom teste para certificar de que as alterações foram realizadas com sucesso é iniciar uma nova impressão e observar o processo de nivelamento automático sendo efetuado diretamente pelo firmware da impressora 3D.

Saiba mais!

O nivelamento automático da mesa de impressão deve garantir que a impressora 3D se mova em um plano nivelado na sua parte superior, podendo ser necessário alguns ajustes na configuração da primeira camada para obter a melhor qualidade de adesão. É importante manter esta configuração para assegurar a qualidade durante o processo de fabricação do seu modelo 3D. Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais dicas sobre a impressão 3D!