Lithophanes: imprimindo suas fotos 3d em 6 passos

Imagem com descritivo do artigo lithophanes - apresenta fundo com vários lithophanes

Você também pode escutar este artigo:

A personalização é um importante fator da impressão 3D e os Lithophanes são um ótimo exemplo de como esta área pode ser abrangente e conseguir entregar um produto com grande valor emocional, sendo inclusive utilizado como presentes. Esse é um dos grandes trunfos da impressão 3D, que permite um alto nível de detalhamento e criação por parte dos seus usuários.

Para criar peças únicas como os lithophanes, os usuários podem utilizar de diversas técnicas, que fazem com que o leque de opções de objetos impressos 3D seja o mais variado possível, e com isso criando produtos com um alto valor agregado e que se tornam ótimos tipos de presentes ou que podem ser vendidos.

E você, quer saber mais sobre os lithophanes e quais os passos necessários para realizar esse tipo de impressão 3D? Continue lendo nosso artigo!

O que seriam os Lithophanes?

O lithophane é um tipo de objeto impresso 3D que consegue utilizar a espessura da camada da impressão 3D como uma escala de cinza em uma foto antiga ou em preto e branco. Ao ser iluminada pelo fundo, consegue definir os contornos das fotos e imagens num objeto impresso 3D gerando um ótimo tipo de presente ou pode ser até vendido como uma forma de arte.

E quais os passos necessários para a fabricação de um Lithophane?

1) Primeiro passo: Escolha uma foto apropriada

A primeira coisa que se deve fazer para ter uma boa lithophane é escolher uma fotografia adequada para a impressão 3D, já que nem todos tipos de fotos chegam a um bom resultado quando passam pela técnica. Algumas características são:

  • Não é recomendado utilizar fotos com detalhes coloridos — a impressão 3D da foto utiliza a escala de cinza;
  • É melhor escolher uma imagem com uma alta taxa de contraste;
  • Dê preferência a imagens simples do que as com muitos detalhes.
foto do filme et pronta para fazer lithophane com impressora 3d
Exemplo perfeito para fazer lithophane com impressora 3d

Essas recomendações são utilizadas para melhorar a qualidade da técnica e podem sofrer alguma alteração de acordo com a configuração correta da impressora 3D.

2) Segundo passo: Utilize a aplicação correta

Para gerar um bom modelo 3D de uma foto, existem algumas opções:

  • O software Cura;
  • O aplicativo Lithophanes;
  • Utilizar a customização Lithopane no software Thingiverse;
  • Utilizar alguma aplicação de conversão de imagem para STL;
  • Utilizar o aplicativo PhotoToMesh.

Conforme acima, existem diversas opções disponíveis para o usuário transformar fotos em um modelo de impressão 3D. O mais simples de ser utilizado é o software Cura, que desde a sua versão 13.11 suporta a importação de imagem e conversão em modelos 3D através de um processo simples de arrastar e soltar dentro do software. Caso utilize o menu de opções, uma mensagem irá pedir para selecionar o tamanho. É importante manter a opção “Darker is Higher” e também manter a opção “Light Smoothing”, de acordo com a sua preferência.

Da mesma forma que o Cura é a opção mais fácil, também é a que fica aquém em opções de configuração. A melhor aplicação e que proporciona mais formas de configuração é a Lithophanes, que pode ser baixada num website em português do Brasil e já possui a sua versão na língua portuguesa. Outras opções como o PhotoToMesh permite a criação de Lithophanes em esferas e caixas — e cabe atenção pois possui um preço elevado.

foto mostrando como ficará a impressão 3d do lithophane impressora 3d

3) Terceiro passo: Gerando o modelo 3D

Para gerar o modelo 3D utilizando o software Lithophanes, na aba imagem selecione a opção Abrir Imagem e selecione a sua imagem de preferência. A foto irá ser carregada e mostrada dentro da janela principal, permitindo o ajuste de diversas características como o contraste, brilho e gama de cores.

Existe também uma opção de “binarizar” que é um grande auxílio para fotos em preto e branco, sem escalas de cinza. Caso essa opção seja utilizada, não será possível realizar o ajuste de contraste, brilho e a gama de cores. Outros botões são o de negativo da imagem e o de restaurar para resetar as configurações iniciais.

O botão de máxima proporção de pixels é uma configuração importante pois permite que seja definido o número de pixels da imagem, com 500 ou 1000 o que irá acarretar em alteração da qualidade da impressão. A partir da definição da proporção dos pixels, vá para a aba “3D-STL” onde poderão ser configurados os parâmetros de impressão do lithophane.

Os parâmetros mais importantes são o Z e a espessura do lithophane. Quanto maior o valor de Z, mais escala de cinza haverá no seu modelo impresso 3D e caso seja muito alto, o modelo ficará muito escuro. A espessura pode ser configurada com o menor valor possível para não barrar a luz e não afetar o lithophane. Os valores padrão para ambos os parâmetros são capazes de atingir bons resultados.

Após esses passos, deve clicar no botão “Gerar 3D” para ver como cada parâmetro pode afetar a qualidade do modelo 3D. Com todos os parâmetros configurados, deve-se clicar no botão “Salvar STL” e aguardar a barra de status até o aparecer a mensagem de “Arquivo Salvo” para salvar o arquivo.

4) Quarto passo: Fazendo o fatiamento do modelo

Já com o modelo 3D pronto, é hora da impressão 3D. A etapa de fatiamento do arquivo STL é importante, com alguns detalhes:

  • Configure o preenchimento para 100% retilíneo e com um ângulo de 30º
  • Use a menor altura de camada que a sua impressora suporte;
  • A impressão 3D deve ser a mais lenta possível;
  • Utilize parâmetros específicos para o lithophane;
  • Não imprima em escala;
  • Utilize o software correto para o fatiamento.

O último passo é importante pois a qualidade do fatiamento depende do software utilizado. Alguns exemplos são o Slic3r e o próprio Cura. O Slic3r tem a desvantagem de ser mais lento que o Cura, porém pode ser mais confiável para trabalhos complexos de fatiamento. Aqui vale a análise de cada tipo de impressão 3D e cada modelo 3D que irá ser fabricado.

lithophane para impressora 3d fatiado no programa fatiador simplify 3d para impressora 3d

5) Quinto passo: Imprima e aproveite

Após ter fatiado o modelo STL, é hora da impressão 3D. A depender da impressora, o modelo pode ser carregado utilizando um cartão SD ou através do cabo USB. O cartão SD pode obter uma melhor resposta do que o cabo USB pois o G-code irá ser carregado mais rapidamente.

Um outro ponto importante para imprimir lithophanes é utilizar filamentos 3d brancos ou naturais, com a possibilidade de ser utilizado até algumas cores fracas como o amarelo claro. Após finalizada a impressão 3D e tomadas as precauções para poder manipular a peça, coloque o lithophane na frente de alguma luz forte e veja a mágica acontecer.

As configurações de dimensão e a espessura irão afetar diretamente o tempo de impressão 3D e a qualidade do lithophane, podendo caber aqui alguns testes para encontrar o melhor balanceamento entre o tempo e a qualidade.

lithophane impresso com impressora 3d

mao mostrando lithophane da impressora 3d

6) Sexto passo: Conclusão

Escolher a imagem adequada é um dos pontos mais importantes da técnica dos lithophanes e pode afetar tanto o tempo de impressão quanto a qualidade final do objeto impresso 3D. Dentro outros, a paciência para os experimentos, uma impressora 3D bem calibrada e uma grande mesa de impressão são características essenciais que garantem o sucesso da técnica.

Outra dica importante é testar a impressão do lithophane com materiais diferentes, como o ABS e o HIPS. Este último permite uma melhor acurácia dimensional o que irá impactar no acabamento da superfície do lithophane e na qualidade da foto.

Saiba mais!

A impressão 3D possui algumas técnicas avançadas que podem produzir objetos com um nível de personalização ainda maior, como os incríveis lithophanes, que podem transformar a forma como guardamos as fotos antigas e em preto e branco nos dias de hoje.

Quer saber mais sobre esta e mais outras técnicas de impressão 3D? Conheça a 3D Fila!

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0