Iniciar Resinas

Recebi minha Resina 3D, e agora?

A partir deste momento você faz parte do mundo da impressão 3D e serão necessárias algumas etapas para iniciar a sua primeira impressão com Resina 3D. Fique ligado com a gente que iremos te auxiliar nessa nova fase e nesse novo mundo!

Seja muito bem vindo!

O que é uma Resina 3D ?

A resina 3D é um material líquido que pode ser curado.

Mas o que é a cura?

Pode-se dizer que a cura é um processo de solidificação, ou secagem da resina. Dessa forma, neste processo são criadas películas formando camadas até a construção da peça.Para dar início a esta etapa é necessário um ativador e neste caso a luz ultravioleta será responsável por esse papel. E por isso, normalmente esta pode ser encontrada em impressoras DLP.

Impressão em resina

Aplicações

Uma das aplicações mais abrangentes da Resina 3D está na área de construção de modelos ortodônticos, uma vez que a qualidade da impressão se aproxima mais do real do que uma impressora 3D convencional de filamento.Outra aplicação muito conhecida para este material é a construção de personagens com um alto nível de detalhamento .

Cores Disponíveis

A Resina da 3D Fila está disponível em 3 diferentes cores, sendo elas o Amarelo, o Cinza e o Azul. É importante saber que as cores cinza e azul possuem o acabamento opaco, enquanto a cor amarela possui um acabamento final translucido, também conhecido como cristal.

Cores de resina disponíveis

Cuidados com a Resina

A resina 3D é um material químico mais complexo e por isso são necessários alguns cuidados para manter a qualidade e integridade do líquido. Dessa forma, é recomendado que a embalagem não seja exposta ao sol ou albedo, nem deixada em locais quentes ou próximo de materiais solventes.Além disso, recomendamos que as impressões sejam realizadas em locais arejados, uma vez que a cura produz vapores que caso acumulados em ambientes fechados podem promover desconforto no local. 

AO LADO BLOG SOBRE CUIDADOS COM RESINA

Comparção das impressões em dlp e sla

Tipos de Impressora 3D

Antes de irmos para a configuração para impressão com a resina 3D, é necessário entender um pouco sobre os tipos de impressoras 3D existentes no mercado que são capazes de imprimir com a resina. Estas se dividem em dois tipos de modelos, sendo eles o  DLP e o SLA.Pode-se dizer que a escolha da impressora ideal para você pode fazer total diferença no resultado final das suas impressões.

Impressoras 3D DLP

A Impressora 3D DLP (Digital Lithographia) é um modelo de impressora 3D cujo o objetivo é curar camadas de resina por meio de feixes de luz ultra violeta que são projetados por meio de um display LCD.

iMPRESSORA DE RESINA DLP
iMPRESSORA DE RESINA SLA

Impressoras 3D SLA

As impressoras SLA (Stereo Lithographia) são modelos de impressoras 3D que possuem o sistema de espelhos onde um laser será projetado em cada ponto para compor uma área, resultando assim em uma qualidade ainda mais precisa do que comparado com a impressora DLP.

Parâmetros

Os parâmetros de impressão utilizados por uma impressora de Resina são voltados a tempo de exposição da luz UV, tempo de retardo de luz UV e a própria cor da Resina 3D.Essas configurações são importantes para utilizar e aprimorar o processo de impressão.Estaremos utilizando o fatiador Chitubox como base para as configurações, uma vez que é um software bem intuitivo na parte de parametrização.

1. Camadas

O parâmetro de Camada possui duas variáveis no Chitubox, sendo elas a altura de camada e a camada de base.A Altura de camada é referente a cada Layer (Camada) a ser construída, por exemplo, se dividir uma peça de 10cm por 0.045 terá 2.222,22 camadas.Já a Camada de base é o número de camadas feitas que serão consideradas a base da peça, não necessariamente formando o modelo. Tendo dessa forma a possibilidade de fazer uma base para a peça desejada

2. Retardos

Os retardos de desligar o UV podem ser utilizados para esfriar o processo de impressão 3D, onde a luz ultravioleta ao secar e solidificar a resina também auxiliar na secagem dela.

Chitubox posicionamento de peça

3. Posicionamento

A posição da peça também um ótimo ponto para garantir uma boa impressão 3D em resina, uma vez que ao curar áreas menores será garantido uma melhor união entre as camadas.

4. A escolha da cor

A escolha da cor que será utilizada no processo de impressão 3D com resina pode intervir diretamente no tempo necessário para a cura.Na tabela de cores ao lado, podemos ver como um exemplo que a luz visível vermelha é a mais distante da luz ultravioleta, logo necessita de um tempo maior de exposição para melhorar a cura, contudo o azul, por estar mais próximo necessita de um tempo muito menor.Dessa forma, é preciso analisar qual cor será definida e assim ajustar o tempo de acordo com necessidade da mesma.

Vamos Realizar o seu primeiro fatiamento juntos.Instale o Chitubox e baixe o arquivo para teste para começar

Nivelamento

O nivelamento é o principal fator de problemas durante o processo de impressão com a Resina 3D. Contudo é um erro que pode ser facilmente identificado e solucionado quando for notado um plano incompleto no qual a distância entre o LCD fica inviável para formação de peças.Para nivelar sua impressora de forma correta preparamos o vídeo do fabricante

https://www.youtube.com/watch?v=bIMwjmVl3Ho

Como Nivelar a sua Impressora 3D de RESINA

Para finalizar, separamos um vídeo do Lello do canal Br MakersOnde o Lello está ensinando o passo a passo do nivelamento da impressora 3D de Resina

PASSO A PASSO

Depois de montar e calibrar a sua impressora de Resina devemos localizar o arquivo que iremos imprimir, muitas máquinas já possuem no pendrive arquivos fatiados, basta conectar o pendrive em sua impressora, clicar no icone do menu “PRINT” e selecionar o arquivo, após este processo podemos iniciar nossa primeira impressão.

Buscando arquivo para imprimir
Agitando a resina antes de usar

PASSO 1

O primeiro passo a ser feito é agitar bem a resina 3DFILA antes de colocá-la no VAT, após realizar a agitação, basta inserir a resina no recipiente. Com a impressora 3D abastecida podemos dar incio à impressão, desta forma, basta selecionar o arquivo já contido no pendrive.

PASSO 2

Após o tempo de impressão, a mesa irá subir até a altura máxima para que consigamos retirar a peça, com a ajuda da espatula plastica que acompanham os kits da impressora será mais fácil o processo de retirada da peça impressa.

PASSO 3

Para finalizar basta lavar a sua peça no Alcool Isopropilico ou alcool de cereais, deixar todo o alcool evaporar e terminar o processo de cura expondo a peça novamente em luz UV, esta exposição pode ser feito através de uma cabine UV ou até mesmo expondo ao Sol.

Manutenção preventiva

O primeiro passo para sistema de manutenção preventiva é a limpeza do equipamento, existe uma ordem para este processo.

Lista de materiais:

Álcool de Cereais ou Isoprópilico, Pano de microfibra, Luvas, Mascara, Óculo e um recipiente para descartar resina, (Sugerimos um pote que possa ser lavado com álcool);

1. Proteção

Você deve se equipar com luvas, óculos e mascará.

2. Armazenamento da resina

Despejar a resina que consta no VAT dentro de um recipiente ( Pode-se reaproveitar a resina contida no VAT despejando-a de volta ao frasco 3DFILA, porém é ideal a utilização de um filtro para que não tenha risco de resina curada parar em seu frasco).

3. Limpeza

Colocar o álcool no VAT e deixá-lo reagir por algum tempo para que se solte toda a resina, retirar o excesso e secar com o pano de microfibra. Realizar a limpeza da mesa de impressão da mesma forma.Com todo este cuidado, você terá ótimos resultados e uma longa duração de sua máquina.