Você conhece uma Impressora 3D FDM? Sabe como funciona e quais os benefícios para os usuários? Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para te ajudar!


FDM é a abreviatura de Fused Deposition Modeling, um modelo de fabricação aditiva que utiliza um filamento termoplástico, capaz de ser aquecido até chegar ao seu ponto de fusão e, em seguida, extrusado camada por camada para se tornar um objeto tridimensional.

Essa tecnologia vem sendo bastante utilizada na Impressão 3D, pois é capaz de construir peças fortes, duráveis e estáveis, com o máximo possível de precisão.

Neste conteúdo, vamos explicar mais sobre esse modelo e também apresentar os benefícios de utilizar uma impressora 3D FDM. Boa leitura!

Como funciona uma impressora 3D FDM?

Adiantamos desde já que o funcionamento da Impressora 3D FDM varia de modelo para modelo, então especificamente não conseguimos trazer todos os detalhes, mas a base é sempre a mesma e vamos partir desse princípio.

A impressora FDM possui um carretel com o filamento termoplástico, e todos os movimentos desse filamento são direcionados por um tracionador, que é o responsável por garantir que o material seja levado até o extrusor.

Após chegado o material no extrusor, acontece a impressão 3D. Entre todos os cuidados necessários, gostaríamos de frisar um: atenção com o tracionador! Muitas vezes sua impressão 3D em FDM pode gerar problemas por conta dessa peça.

E sobre o extrusor, a peça também possui algumas características: guia do filamento, dissipador de calor, fan cooler, tubo teflon, garganta de extrusor, bloco aquecedor e bico de impressão.

Quais os benefícios da impressora 3D FDM?

Pensando em tecnologia, os benefícios são muitos!

É uma tecnologia capaz de entregar ao usuário resultados que há alguns anos eram inimagináveis. Isso tudo com uma usabilidade simples e amigável, até mesmo para quem ainda não está no mundo da Impressão 3D.

A Impressora 3D FDM também oferece alguns benefícios relevantes, como a capacidade de grandes volumes de impressão e diversidade dos materiais disponíveis.

E quando falamos em materiais, é que realmente esse modelo de impressão 3D suporta muitos tipos de filamentos — listamos alguns deles aqui.

  1. PLA Basic
  2. ABS Premium
  3. PETG XT
  4. Flexível
  5. Tritan 

Listamos alguns dos filamentos para Impressora 3D FDM, mas é válido lembrar que para cada necessidade existe uma solução específica. Consulte nossos especialistas para mais informações.

Como escolher uma Impressora 3D FDM?

Existem muitas opções e os nossos profissionais especializados em impressão 3D podem te ajudar. Convidamos você a entrar em contato com eles antes de definir qual Impressora 3D FDM vai adquirir, combinado?

Isso porque, essa sua decisão é fundamental, e precisa ter atenção para não cometer erros!

Falar com a equipe da 3D Fila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *