Impressora 3D ANET A8

Então você adquiriu um Kit ANET A8 pela internet (MercadoLivre, BangGood, etc.). Depois de algum tempo de espera as peças chegaram para você. Você montou a impressora e está naturalmente enfrentando alguns obstáculos. Preparamos um pequeno artigo para apontar alguns possíveis problemas e suas soluções.

Impressora ANET A8

Lista de componentes que serão citados neste artigo:
HeatBreak

HeatBreak (garganta)

Bico ou Nozzle

Bico ou Nozzle

Dissipador corpo guia ou corpo extrusora

Dissipador corpo guia ou corpo extrusora

Pillow Block

Pillow Block

Bloco aquecido

Bloco aquecido

Placa controladora (normalmente arduino + ramps)

Placa controladora (normalmente arduino + ramps)

Mesa aquecida

Mesa aquecida

Fonte de Energia

Fonte de Energia

Rolamento LM8UU

Rolamento LM8UU para RepRap e pequenas máquinas

 

Tubo de Teflon

Fibra de vidro (Manta Térmica)

Nossa percepção

Compramos e montamos uma ANET A8 e resumimos este processo da seguinte forma:

Tempo gasto em etapas da montagem

  • Montagem: 6 horas;
  • Calibração inicial: 4 horas.

Peças que precisaram ser trocadas

  • Fonte;
  • Extrusor;
  • Rolamento.

Problemas encontrados

  1. Fonte de 220w. A impressora poderá usar uma gama maior de materiais se instalar uma fonte de 360w +;
  2. Bico entupido (ponta amassada);
  3. Correias duras (gera vibração e perda de passo);
  4. Motor EXTRUDER aquecendo( isto ocorre pois o acoplamento de metal não tem sistema de resfriamento ou dissipação);
  5. Vibrações muito visíveis (rolamentos estourados);
  6. Rolamentos danificados (faltando esferas);
  7. Extrusora inicial que veio, sempre vazando filamento, principalmente com PETG XT(a garganta veio trincada );
  8. Peças com vibrações mesmo após troca dos rolamentos;
  9. Rápida perda de calor da mesa.

Testes iniciais

Após as trocas das peças originais, realizamos teste do “cubo de calibração” para aferição das três dimensões, a qual tem x, y e z. Constatamos um erro em Y, acima do aceitável, gerando muitas strings. A mesa foi montada novamente e percebemos que o aperto dos pillow blocks não estava balanceado. Então durante a montagem, fique atento neste ponto, não ultrapassando o torque necessário (não pode oferecer resistência ao eixo).

Após a montagem da maquina novamente com as devidas observações feitas nos pilow block, a movimentação melhorou bastante, e o cubo de calibração saiu de forma satisfatória, tanto com os materiais ABS Premium+, PLA, PETG XT e TRITAN HT.

Vazamento de material no bloco aquecido

Durante os teste de impressões que exigem muito retract, e velocidade media (em torno de 40mm/s), as peças apresentaram defeitos e observamos vazamento de material entre o bloco aquecido e a garganta. Desmontamos a extrusora para limpeza, e durante a montagem, foi encontrada uma trinca da garganta ou heatbreak. Esta peça chinesa não é facilmente encontrada no Brasil, então optamos pela troca da extrusora. O problema foi totalmente sanado após a troca da extrusora. Impressões longas foram totalmente bem aproveitadas, com uma qualidade alta e satisfatória.

A troca do modelo da extrusora com refrigeração anulou o super aquecimento do motor da extrusora, garantindo maior vida útil.

Demais problemas e suas soluções

Minha mesa não chega a 110°C

  1. Verificar a potência da fonte (para mesas de 20x20cm MK2A):
    • Maior que 300 W: OK;
    • Menor que 300 W: Necessária a substituição;
    • Verificar a tensão em que a fonte está. Ele deve permanecer entre 12 e 14V e isto pode ser ajustado através de um trimpot disponível na fonte.
    • Colocar uma manta térmica em baixo da mesa para diminuir a perda de calor. A manta não pode entrar em contato com a mesa, foi preciso usar um material como o papelão.

Está ocorrendo vazamento de plástico ou filamento derretido

  1. Verificar aperto do bloco;
  2. Verificar aperto do bico;
  3. Verificar aperto do HeatBreak (garganta) com o bico;
  4. Verificar aperto do corpo da extrusora com o HeatBreak.

As impressões não estão com boa aderência à mesa, a peça não está grudando na mesa

  1. Verificar se está usando a temperatura de mesa adequada e recomendada pelo fabricante de filamento;
  2. Verificar o nível dos 4 pontos da mesa (nivelamento). Executar o processo de calibração.
  3. Limpar a mesa.
    • Normalmente um pano úmido, limpo e sabão neutro ou álcool será capaz de remover resíduos como gordura do seu vidro.
  4. Fazer o uso de adesivo como ABOND.
  5. Se sua mesa estiver vibrando muito, confira a parte mecânica. Vibrações podem prejudicar a aderência (dê uma atenção aos rolamentos).

A qualidade final de minhas peças não está muito boa

  1. Bico pode estar parcialmente entupido, prejudicando a resistência e qualidade final de impressão:
    • Executar procedimento de desentupimento de bico.
  2. Conferir se o HeatBreak (garganta) possui tubo de teflon interno.
    • Se existe o tubo de teflon (ptfe), verifique se não está queimado. Se estiver queimado ou derretido, será necessária a substituição da peça (o teflon será danificado se exposto à temperaturas maiores que 250°C).
    • Se não possui, pode ser necessário executar o procedimento de desentupimento de bico.

O filamento não desce ou não sai do bico extrusor

  1. Temperatura de extrusão incorreta
    • Verificar se a temperatura do bico está na temperatura recomendada pelo fabricante.
  2. Filamento não está sendo tracionado.
    • Certifique de que a quantidade de filamento tracionado está correta. Use o procedimento de extrusão livre, enviando por exemplo o comando de extrusão de 50mm de filamento. Você pode fazer uma marcação do início da entrada do filamento até os 50mm. Após o procedimento, verifique se a marca foi alcançada. Caso não ocorra, pode ser necessário apertar a mola que faz a pressão do parafuso trator ou configurar corretamente os passos (steps/mm) do eixo da extrusora.
  3. Motor pode estar desativado
    • Por segurança, a máquina apenas traciona o filamento após atingir certa temperatura;
    • O motor pode não estar devidamente conectado;
    • O “stepper driver” pode estar queimado.
  4. Filamento, após extrusão sai em formato helicoidal
    • Bico pode estar parcialmente entupido e precisa executar o procedimento de limpeza.
  5. Bico entupido
    • Verificar todo o conjunto do hotend, parte por parte e se necessário executar o procedimento de limpeza do bico.
  6. Filamento cavado no tracionador
    • Retirar o filamento, cortar a parte danificada e inserir novamente.

Começo a imprimir e minha impressão para

  1. Mensagem de ERRO no LCD: “Thermal Runaway”
    • Este erro pode ser por falha nos sensores de temperatura, variando de forma abrupta. Possíveis causas: defeito no sensor, defeito na controladora, mal contato ou sensores mal posicionados;

Minha impressão fica fraca, quebradiça, trincada ou falhada

  1. Garanta primeiramente que os passos por mm ou steps/mm da extrusora estão corretos e precisos:
    1. Eleve o cabeçote da extrusora e com a ajuda de uma caneta marca-texto ou hidrocor faça uma marca, partindo dabase de onde o filamento entra, de 100mm (10cm). Então faça a extrusão de 100mm de filamento e confira a marca.
      • Se a marca não coincidir com a base de entrada do filamento, será necessária a correção dos passos por mm da máquina da extrusora;
      • Se a extrusora estiver pulando (perdendo passo), a pressão da mola pode estar muito alta;
        • Você pode estar com defeito no hotend, no teflon ou bico entupido.