Impressão 3D na educação: crie o seu plano de aula utilizando a tecnologia!

Impressão 3D na Educação

Utilizar a impressão 3D na educação é um ponto relevante para demonstrar também o poder deste tipo de tecnologia para as crianças e adolescentes que tem o primeiro contato com a manufatura aditiva.

Além disso, os professores e educadores também devem conhecer como iniciar neste tipo de tecnologia e em como criar um plano de aulas e de investimentos para uma impressora 3D.

Saber como desenvolver e investir em projetos educacionais para adotar a impressão 3D na educação é um importante passo para engajar os estudantes nos mais variados tipos de projetos.

Com isso, os estudantes aprendem também mais do que a impressão 3D é de fato, passando pelo desenvolvimento de projetos CAD, que é o desenho, até a fabricação do produto final.

Quer saber mais sobre a impressão 3D na educação? Continue acompanhando nossa publicação!

A impressão 3D na educação

A tecnologia ainda está evoluindo neste ambiente e não é comum encontrar impressoras 3D sem utilização e sem estar disponível no plano de aulas das turmas, sem despertar o interesse dos estudantes.

É importante salientar que não é culpa dos professores, da escola ou dos estudantes, todo o setor tem se mantido em 2 extremos, o da alta tecnologia e o dos entusiastas domésticos — deixando a educação sem um guia de como implantar no seu currículo.

As impressoras 3D são altamente relevantes ao ensino, podendo dar vida a modelos que antes estavam somente na imaginação e causando o engajamento dos estudantes.

É importante também mostrar para estes estudantes a capacidade de atuação deste tipo de tecnologia, o que pode influenciar também em trazer novos profissionais que irão se interessar e ajudar a desenvolver o setor de impressão 3D.

Outro ponto importante é o crescimento na utilização de impressoras 3D e no crescimento deste mercado. Segundo uma publicação da 3DPrinting Industry, o mercado de impressão 3D dobrou de 2016 para 2017 e a previsão é que atinja por volta de 100 milhões de unidades em 2030.

aplicacao protese impressora 3d lopes laboratorio aberto
Prótese impressa com Impressora 3D Lopes no Laboratório Aberto

Com isso, certamente a maioria dos alunos irá lidar com impressoras 3D no seu trabalho ou no seu dia a dia.

Existem desvantagens?

Algumas desvantagens existem diretamente a partir das limitações da tecnologia de impressão 3D. Primeiramente, é importante mostrar aos estudantes o que uma impressora 3D pode ou não fazer e em como a sua principal característica de personalização da produção pode ser utilizada de forma efetiva — e a tecnologia de impressão 3D é perfeita para criar algo que nunca foi desenvolvido anteriormente!

Primeiros passos da impressão 3D na educação

Um dos primeiros questionamentos é saber o tipo de investimento, se vale a pena ou não uma impressora cara ou barata. E esse questionamento também faz parte do mundo dos professores que estão pensando nesse tipo de tecnologia, principalmente por geralmente ter recursos limitados para os investimentos.

É importante ponderar o uso de impressoras baratas devido ao maior nível de manutenção e demandar um maior cuidado e nível técnico para saber configurar este tipo de impressora, que geralmente faz sucesso entre os “hobbystas”.

Com isso, é importante saber primeiro utilizar o modelo de impressora 3D escolhido, com o desenvolvimento de projetos e objetos para então passar a utilização para os alunos.

E como se preparar para utilizar a impressão 3D na educação?

Primeiramente é essencial estar preparado para utilizar esta nova tecnologia na educação. Saber explicar corretamente o que é a manufatura aditiva e saber explicar corretamente os passos necessários que a impressão 3D demanda para poder ser capaz de realizar e imprimir um ilimitado número de objetos é importante para despertar o interesse por esta inovação.

Um ponto importante para uma primeira introdução no mundo da impressão 3D é utilizar de impressoras já funcionando e gravar um time lapse de algum objeto feito anteriormente e que já está pronto para ser demonstrado para os estudantes.

Uma demonstração eficiente garante a atenção dos alunos. 

E onde encontrar arquivos para serem utilizados na impressão 3D e na educação?

A relevância da impressão 3D na educação não começa com a impressora 3D, mas sim com a criatividade. Começa com a percepção de um problema que pode ser resolvido ou uma questão para ser respondida.

Um bom plano de aulas pode começar a partir de um arquivo para a impressão 3D disponível em sites especializados e de forma gratuita.  Separamos os principais nesta página.

Alguns exemplos interessantes para os alunos como um Fidget Spinner ou até um ioiô pode capturar o interesse dos estudantes. Estes itens são rápidos e fáceis para a impressão 3D, assim os estudantes podem pegar rapidamente o conceito básico da tecnologia e aplicar para assim entender todo o processo, de maneira fácil e rápida.

Pontos importantes para criar um plano de aula e manter o engajamento

A próxima fase para um bom plano de aulas é ir aos poucos introduzindo projetos mais complexos ao decorrer do tempo, como recriar algumas obras de arte ou projetos complexos.

mapa com impressora 3d
Mapa Impresso 3D – Relevo

É importante balancear as aulas com tópicos que estão sendo utilizados durante o ano letivo de acordo com as áreas de atuação.

Quando os estudantes estiverem criando seus próprios projetos, é importante balancear o desenvolvimento de cada um dos alunos com a sua aptidão à tecnologia e a sua faixa etária. Existem diversos softwares de modelagem 3d disponíveis. E uma boa dica é preparar mais de um projeto para os estudantes escolherem, promovendo um maior nível de customização semelhante ao da tecnologia de impressão 3D.

Para os demais passos, permita a imaginação

A partir da liberação da imaginação para os estudantes, diversos benefícios são garantidos aos alunos. A impressão 3D tem um impacto grande e pode revolucionar a forma de pensamento destes estudantes, garantindo que o trabalho e a criatividade sejam exercidos de forma satisfatória.

E não apenas os alunos irão ter os benefícios, mas a conceitualização das soluções para os problemas tem ganhos tangíveis.

As possibilidades quando os estudantes são liberados para utilizar a imaginação são imensas. E aqui que está um grande trunfo da impressão 3D, a possibilidade de dar asas a imaginação por qualquer um com um mínimo de conhecimento técnico prévio.

Aqui, cada estudante pode fazer uma imersão para desenvolver um projeto seu, desenvolvendo e engajando mais esses alunos no tema da impressão 3D na educação.

Isso pode parecer um desafio difícil quando começa a envolver desenho computacional para crianças e adolescentes. Mas, ensinar ferramentas de CAD não deve ser tão complicado, existem diversas ferramentas para iniciantes neste mundo e com interface amigável e fácil de se utilizar.

Quando os estudantes perceberem a capacidade de desenvolver as peças e os projetos por eles mesmos, o interesse e o despertar para a tecnologia não irá parar.

É importante para os profissionais da educação balancear o nível dos projetos e do design dos objetos que os estudantes estão trabalhando e desenvolvendo.

Softwares amigáveis para desenho 3D

O primeiro software que é amigável e fácil de usar para a impressão 3D na educação é um site que também possui um aplicativos nas principais lojas, a 3DC.

Possuem modelos simples e tarefas que podem ser incluídas nos planos de aula para incentivar o uso de impressoras 3D. Além disso, também possui uma boa curva de aprendizado.

tinkercad aprendendo impressora 3d

Outra plataforma um pouco mais poderosa para a criação de modelos para a impressão 3D é o TinkerCAD, sendo ao mesmo tempo simples e poderoso. Oferecendo facilidade na hora da criação dos projetos, mesmo complexos, o TinkerCAD permite um bom suporte por parte dos professores que o utilizam e permite a criação de guias e manuais.

O próximo passo é se desenvolver para entender mais outros softwares CAD que permites uma maior customização dos objetos escolhidos.

Aprender ferramentas de design também é uma boa forma de continuar se desenvolvendo e entender as capacidades e limitações da impressão 3D é uma boa forma de continuar utilizando a tecnologia.

Os estudantes também podem ser capazes de trabalhar com volumes maiores, entender mais as tecnologias e a impressão 3D na educação, de forma que consiga encaixar os conceitos durante a aula.

Engajar os estudantes a dividir grandes projetos em desafios menores e a encarar estes desafios com garra e confiança é uma ótima forma de manter o interesse e desenvolver a atenção para a inovação e a versatilidade da impressão 3D.

O controle do tempo de impressão e o acabamento da impressão 3D

Esses pontos são importantes para garantir o sucesso da aplicação da impressão 3D na educação. O primeiro se refere a organização do tempo de impressão para que todos tenham acesso a tecnologia, e garante o engajamento de todos na impressão 3D.

Acabamento no objeto impresso também é um ponto importante e o cuidado garante o sucesso. Alguns métodos não são indicados para os estudantes e ponderar este tipo de tarefa é necessário em um bom plano de aula.

Saiba mais!

Este artigo é um bom ponto de início para entender a impressão 3D na educação e envolver a utilização deste tipo de tecnologia nas escolas.

Saber quando e como utilizar uma impressora 3D numa sala de aula depende de um bom plano de aulas e este documento pode e deve ser o percursor do sucesso da utilização da impressão 3D na educação.

Continue acompanhando nossas publicações! Comente e compartilhe o nosso post!

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    É um prazer tê-lo na 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0