Impressão 3d de peças de reposição fora de linha ou obsoletas

A impressão 3D de peças de reposição fora de linha já está promovendo um grande impacto em diferentes setores da indústria, seja de grande, médio ou até pequeno porte. Diversos setores estão se beneficiando com redução de custos em grandes escalas devido a impressão 3d de peças de reposição fora de linha.

Uma realidade comum em diversos setores é da existência de algum equipamento ou máquina que o fabricante já não oferece formas de reparo – seja devido a mudanças na linha de produção ou até mesmo ao desaparecimento desse fabricante. Seja para expandir a vida útil dos equipamentos antigos e até para reduzir o custo com armazenamento e estoque de peças, a impressão 3D de peças de reposição fora de linha é uma ótima forma de reduzir custos e manter a qualidade dos equipamentos. 

O efeito da obsolescência nos negócios 

Mesmo com a idade média dos equipamentos utilizados ter aumentado nos últimos anos, as peças de reposição destes equipamentos se tornam cada vez mais escassas e indisponíveis fazendo com que muitos negócios desenvolvam suas formas de repor essas peças ou equipamentos, inclusive contratando empresas para realizar este feito. 

Algumas grandes empresas também contam com programas para reposição de máquinas e peças, com passos considerados como reativos ao problema. Para tal, utilizam passos como avaliar o final de vida destes equipamentos e acompanham a evolução de substituição de peças para determinar uma estratégia de obsolescência. 

Este programa pode ser realidade em grandes empresas e uma dificuldade na maioria das outras. Esta dificuldade se dá por diversos problemas como pouco investimento, tempo escasso e necessidade de um conhecimento específico para a troca das peças nas máquinas e equipamentos. 

A internet como auxílio?

A internet pode servir como alento para esse grande número de empresas que possuem um ótimo equipamento mas não encontram a peça certa para ele. Diversas companhias prometem suprir a peça correta para aquela máquina ou equipamento, servindo basicamente como um mercado de peças usadas ou que desenvolve a peça especificamente para aquela necessidade. 

Primeiramente, este tipo de pesquisa na internet pode ser cara e consumir um valioso tempo, além de necessitar de um desenvolvimento para aquela peça por parte da nova fabricante – o que influencia no custo final do processo. E isso leva a mais um ponto negativo, o da especificação de cada fabricante de peças de reposição fora de linha ou obsoletas em determinada indústria. 

A impressão 3D de peças de reposição fora de linha 

Para reverter esta situação e com a capacidade de atuar em diversas áreas, a impressão 3D de peças de reposição fora de linha está revolucionando este mercado. A manufatura aditiva atua diretamente neste ponto, servindo como uma ótima forma de reduzir custos e ajudar a obter a liberdade de utilização de máquinas e equipamentos de todas as idades. 

A impressão 3D de peças de reposição fora de linha pode impactar diretamente e positivamente todo o setor que lida com este tipo de peça. Ter a liberdade de não depender dos catálogos e canais de atendimento demorados e caros permite à empresa uma grande redução de tempo e dinheiro na busca pela peça ideal – e algumas características importantes são:

  • Digitalização das partes sobressalentes juntamente com as antigas para produzir modelos 3D com as tolerâncias semelhantes a peça original; 
  • Engenharia reversa para produzir peças de acordo com cada equipamento;
  • Criação de um inventário virtual, onde os modelos 3D de todas as peças que já foram produzidas podem ser facilmente acessados e replicados;
  • Empresas com equipamentos antigos podem participar da transformação digital e manter os equipamentos funcionando. 

Outro ponto importante é a redução de custos, tanto na compra, produção e armazenamento de peças na empresa. A impressão 3D de peças de reposição fora de linha permite uma boa vantagem competitiva para estas empresas, uma vez que os custos com a produção ou compra destas peças sofre uma redução relevante. 

Outro ponto importante é a redução do capital humano, uma vez que os profissionais com conhecimento mecânicos específicos podem ser realocados para outras áreas de igual importância como a manutenção e a operação. Além disso, a administração dos estoques de peças passa a ser uma atividade mais fácil devido a sua digitalização, permitindo um maior controle e melhor eficiência neste setor. 

A nova era para os equipamentos antigos 

Enquanto num mundo perfeito toda empresa gostaria de ter sempre as últimas novidades em relação às máquinas e aos equipamentos, na vida real não é bem assim. Enquanto a idade das máquinas e dos equipamentos está sendo impactado pelo desenvolvimento da tecnologia, as empresas necessitam de peças de reposição para os seus equipamentos. 

Com a promoção desta parceria, a impressão 3d de peças de reposição fora de linha promete revolucionar um mercado que cada vez mais sofre com a obsolescência e a idade dos seus equipamentos e máquinas. Outro ponto importante neste gerenciamento é a capacidade das novas e pequenas empresas de conseguir fabricar as suas próprias soluções para substituição de peças e manutenção dos seus ativos. 

E o principal ponto – a melhora na produtividade e na eficiência das empresas que adotam a impressão 3d de peças de reposição fora de linha conforme impacta na redução de custos e de tempo para o conserto. 

 

Saiba mais! 

A manufatura aditiva é um importante passo para diversas áreas, principalmente com o constante desenvolvimento tecnológico. A impressão 3d de peças de reposição fora de linha permite um enorme ganho em diversos setores, garantindo muito mais tempo de uso em máquinas e equipamentos que necessitam deste tipo de produto. 

Quer saber mais sobre estas e outras áreas que são impactadas pela impressão 3d? Assine a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do blog da 3D Fila! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *