Identificando e reparando erros comuns com simplify3d

Algumas falhas podem ocorrer durante o processo de fabricação utilizando uma impressora 3D.

É importante saber lidar e continuar reparando erros na medida que o processo avança. 

Estas falhas podem aparecer nas malhas que na verdade são uma lista de triângulos que podem representar uma superfície do modelo que será enviado para impressora 3D. 

Ao importar um modelo para o Simplify3D, pode-se conferir a malha e os milhões de triângulos que formam o modelo indo em Exibir, Wireframe.

O importante desta etapa é identificar e reparar os erros que podem estar escondidos nas malhas checando os sinais que pode simbolizar pequenos erros. 

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre como identificar e reparar os erros comuns com o Simplify3D

Identificando e reparando erros no Simplify3D antes de começar a fabricação na sua impressora 3D

Quando as configurações para a produção de algum modelo estiverem finalizadas no Simplify3D, é criada uma longa lista de instruções que são enviados a impressora 3D para se criar realmente a peça fisicamente.

Além de criar esse tipo de arquivo, o Simplify3D também possui a capacidade de processar e visualizar estas instruções mostrando de fato como a impressora 3D irá interpretar estas instruções. 

Ao clicar em Preparar para Imprimir! é criado uma pré-visualização da fabricação do modelo que pode ser animado e mostrar até o bico extrusor movendo-se na tela, colocando cada fio de plástico no seu local.

Esta é uma ferramenta útil e caso haja um erro na malha pode ser visualizado nesta animação, notando-se como a visualização parece diferente do modelo final esperado. 

Indo um pouco mais além na identificação do problema

Após identificar que existe um problema na malha do seu modelo 3D, é importante ir além e verificar as duas ferramentas que o Simplify3D oferece para localizar estas falhas.

O primeiro é a verificação de malha não-múltipla, que checa no modelo se existe algum furo ou área que não seja estanque e é acessível indo no menu Reparar, Identificar arestas sem distribuição.

Esta opção irá realçar as arestas problemáticas na malha com uma linha vermelha brilhante. 

A outra ferramenta que auxilia para encontrar as áreas problemáticas restantes é ativar a visualização de wireframe indo até a opção de Visualizar, Wireframe e desativar a visualização de modelo sólido em Visualizar, Modelo sólido.

Outra forma de identificar uma área problemática interna é criando uma seção transversal indo em Exibir, Seção Transversal. 

Como reparar os erros comuns de malha no Simplify3D

Ao saber identificar os problemas com a malha na superfície e até internamente ao modelo, existem também algumas opções que podem ser utilizadas para reparar esta malha e oferecer uma melhor qualidade no seu modelo 3D.

A primeira opção e a mais prática é deixar o próprio Simplify3D corrigir estes problemas durante a preparação do G Code. 

Na guia Avançado das Configurações do FFF terá uma seção chamada de Slicing Behavior que afeta diretamente o modo como o software reage a cada camada individual da peça e não afetam a malha original.

Um primeiro detalhe diz como o software reage as faces quebradas e o software pode preencher de forma automática, bastando habilitar o Heal.

Um segundo detalhe é utilizar da configuração caso a peça seja única e sólida, ativando o Mesclar todos os contornos em um único modelo sólido. 

A próxima opção é utilizar de algumas ferramentas de reparo de malha interna para realmente alterar a malha original e reparar a causa raiz destes erros. Existem algumas opções disponíveis sob o menu Reparar e que não irão afetar o modelo nem o arquivo STL. 

  • Normalização de reparos, que irá recalcular os vetores normais do modelo para evitar problemas em que a normal está voltada para direção incorreta;
  • Reparar os triângulos invertidos, que faz com que o software analise o modelo e busque quaisquer triângulo que pareça estar voltado para direção errada;
  • Alternar a orientação da superfície, que é ideal para o cenário onde todos os triângulos estão apontando na direção errada;
  • Remover triângulos duplicados, para tratar triângulos sobrepostos ou duplicados;
  • Remover triângulos orfãos, que irá tratar os triângulos não vinculados;

Saiba mais sobre Simplify3D e todo o mundo da Impressão 3D

Identificar e reparar os erros comuns que podem acontecer com as malhas é o ideal para obter um modelo impresso 3D de qualidade e consistência, respeitando a boa utilização da sua impressora 3D.

As ferramentas do software Simplify3D podem auxiliar na hora do processo de solução destes erros e é importante saber o que fazer quando precisar corrigir alguma falha. 

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais dicas sobre o Simplify3D!