Guia de Soluções para Impressão 3D: Descolamento de Camadas

delaminação warping contração

A impressão em 3D funciona através da construção do objeto, camada por camada. Cada camada sucessiva é impressa em cima da camada anterior, até que no final, tome forma do 3D desejado. No entanto, para que a peça final seja forte e confiável, você precisa ter certeza de que cada camada se funda adequadamente com com a camada anferior. Se as camadas não se fundirem bem o suficiente, a peça final poderá se partir ou separar. As causas típicas para este problema são:

Altura da camada muito grande

A maioria dos bicos de impressão 3D tem um diâmetro entre 0.3-0.5mm. O plástico é empurrado através desta pequena abertura para criar uma extrusão muito fina que pode produzir peças extremamente detalhadas. No entanto, estes pequenos bocais também criam algumas limitações para quais alturas de camadas poderão ser utilizadas. Quando você imprime uma camada de plástico em cima da outra, você deve ter certeza de que a nova camada está sendo pressionada contra a camada abaixo dela, para que as duas camadas se fundam.

Como regra geral, você deve ter certeza de que a altura da camada que você selecionar é 20% menor do que o diâmetro do bocal.

Exemplo

Por exemplo, se você tem um bico de 0,40 milímetros, você não pode ir muito além de uma altura de camada de 0,32 milímetros, ou cada camada de plástico não será capaz de se fundir devidamente com a camada abaixo.

Conclusão

Então, se você notar que as impressões estão se separando e as camadas não estão se mantendo juntas, a primeira coisa que você deve verificar é a sua altura da camada em comparação com o tamanho de seu bico. Tente reduzir a altura da camada para ver se ela ajuda a fundir as camadas.

Temperatura de impressão ou extrusão muito baixa

Se você perceber que suas camadas não estão se fundindo e você tem certeza de que sua altura camada não está muito alta, então é possível que o seu filamento deva ser impresso a uma temperatura mais elevada para criar uma forte união.

Exemplo

Por exemplo, se você tentou imprimir plástico ABS em 190ºC, você provavelmente descobriu que as camadas de sua peça poderão se quebrar facilmente. Isso ocorre porque ABS normalmente precisa ser impresso em torno de 210-235ºC para criar uma forte fusão entre as camadas de sua impressão.

Conclusão

Então, se sentir esse pode ser o problema, verifique se você está usando a temperatura correta para o filamento que você comprou. Tente aumentar a temperatura em 10 graus para ver se a aderência melhora.

Perda de passo

Sua impressora pode estar perdendo passo e isto faz com que a quantidade de material extrudado não seja correta.

Exemplo

Por exemplo, você pode ter efeitos de sub-extrusão, resultando em camadas frágeis e portanto baixa fusão entre elas.

Conclusão

Então verifique se não existe um super aquecimento dos motores, se o bico não está entupido ou parcialmente entupido. Inspecione o pinhão e parafuso trator de sua extrusora se não está cavando os filamentos.

Referência: Simplify3D

, ,

support
icon
Precisa de Ajuda?
Close
call
(31)3417-6464
menu-icon
Chamado de Suporte