Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste) - Não se aplica a Impressoras 3D

Modelos de Lithophane Ideias Pinterest

Já ouviu falar de impressão de Lithophane? Este artigo vai servir para você que acabou de comprar sua impressora 3D e está meio perdido ainda, não sabe muito bem o que fazer para conseguir gerar uma graninha com ela. Então, basicamente, nós queremos mostrar para você uma forma fazer algo muito simples para ganhar um dinheirinho com a sua impressora 3D.


Hoje nós vamos falar de uma técnica muito popular no mundo da impressão 3D. Essa técnica se chama lithophane e, basicamente, ela transforma uma foto em um objeto em três dimensões. Ou seja, você consegue imprimir uma foto, que você tirou com a sua câmera digital, na sua impressora 3D. E aí, já conseguiu imaginar como você pode ganhar dinheiro com isso? Vamos aprender então como é que se usa essa técnica fantástica!

Sobre a ferramenta

Para começar a utilizar essa técnica, navegue até este site: https://tool.itslitho.com/CreateModel, para baixar uma ferramenta que nós vamos utilizar para poder transformar a foto numa impressão 3D. Infelizmente, não sabemos quem é o autor do site, se alguém souber, por favor coloque nos comentários, OK? Então, vá até o site, baixe e instale o aplicativo a partir do link: https://tool.itslitho.com/CreateModel.


Comece por aqui: escolha uma imagem; no nosso exemplo, o autor escolheu essa imagem do filho dele. O ideal é que ela tenha um bom contraste. Use imagens que tenham contornos e um contraste bom, caso contrário, não vai ficar legal. Você ainda pode tentar fazer alguma correção, nos controles na coluna da esquerda, para ver se fica melhor ou não. Clique na aba 3D – STL. Largura e altura correspondem ao tamanho final do objeto, ou seja, o objeto na imagem abaixo terá 100mmx56mm. Z corresponde à altura, em milímetros, que será usada para a criação do relevo. A espessura corresponde à espessura da base impressa do objeto, e o campo borda indica que será criada ao redor do objeto uma borda, conforme mostra a imagem. É como se fosse uma espécie de quadro.

Também existem sites que preparam o lithophane online de forma gratuita como: https://3dp.rocks/lithophane/ e o https://lithophanemaker.com/ ou até mesmo o próprio site onte indicamos para o dowload.

 

Preparando seu modelo 3D

Feito isso, faremos a seguinte modificação: colocaremos a espessura em 0,48. Essa parte é bastante experimental, experimente para ver o que fica melhor para você. Lembre-se de tomar cuidado na altura e na largura, para manter sempre a proporção da foto, senão, o modelo 3D vai ficar com aparência estranha. No nosso exemplo, não queremos borda. Ajustados os valores, mande então a ferramenta gerar o modelo 3D.

Veja, ele já gerou aqui um modelo 3D. As partes mais escuras têm mais plástico e vão ficar mais altas. As partes mais claras da foto terão menos plástico, ela vai ficar um pouco mais fina.

Sobre a impressão

Agora, basta clicar no botão Salvar o STL e importar no seu fatiador da impressora 3D. Neste exemplo, o autor do vídeo utilizou o Simplify 3D. Você pode utilizar também o Cura ou outro de sua preferência. Foram feitos 3 testes com essa técnica. O primeiro foi imprimir na posição horizontal, o que não deu um bom resultado. Em casos como o apresentado aqui , as impressões saem melhor quando impressas na vertical, e não na horizontal.

Então, o autor imprimiu dois lithophanes na vertical. Por que dois? Porque, no outro, ele utilizou a propriedade negativo. Dessa forma, há uma leve diferença no final do modelo, quando ele sair da impressora. Já mostraremos essa diferença.

Passaremos rapidamente pelas propriedades utilizadas (botão Edit Process Settings), a começar pelas do extrusor: o autor utilizou as propriedades padrão, sendo a altura de camada utilizada 0,1mm. Top e Bottom, tanto faz, porque como a peça é muito fina, não vai fazer tanta diferença. Você pode configurar quanto você achar conveniente. Outline/Perimeter Shells foi utilizado 3 também, que é o valor default. Preenchimento, 10%.

Uma coisa muito importante: como esse modelo é muito fino, e o autor usou ABS, ele teve que utilizar a propriedade Raft, que é uma espécie de uma cama que ele faz, de plástico, para que o modelo 3D não descole da mesa. Então, como é uma superfície muito fina, pode ser que ele corra o risco de ele se descolar da mesa. Para que isso não acontecesse, foi utilizado o Raft com as seguintes propriedades: Raft Extruder: Primary Extruder; Raft Layers: 2; Raft Offset from Part: 2,0mm; Separation Distance: 0,1mm; Raft Infill: 85% e Disable raft base layers desabilitado.


Veja, então, em como ele vai ficar. Essa parte de baixo é o Raft, que faz uma cama para o seu objeto, para que ele não descolasse da mesa. E está feita nossa brincadeira! Aí, é só mandar para a impressora!

https://www.youtube.com/watch?v=c7q5pQN1-io (8min e 11)

E segue, na imagem abaixo, o nosso lithophane, já feito! Ele fica muito bonito! Visualmente, quando você olha para ele, você não consegue perceber nada, você não percebe como ele funciona. Para que você perceba como ele funciona, você tem que colocar ele contra a luz. Foi feito também o negativo do lithophane, que significa que você não precisa de luz para que você consiga enxergar a fotografia.

Imprimindo Lithophane Ender 3


E como aqui o intuito é ensinar a vocês uma forma de ganhar dinheiro, basta ir até o Google e digitar “lithophane 3D” e você verá várias ideias que vocês pode confeccionar em casa, e o melhor de tudo: isso é livre! Você pode fazer isso e vender, e ganhar dinheiro com isso! Isso aqui é livre de direitos autorais (claro, se a imagem também não estiver sujeita a direitos autorais). Então, você pega a foto dos seus clientes e pode montar luminárias, por exemplo, como a imagem abaixo.

Ideias para imprimir Lithophane

Uma outra ideia é imprimir quatro painéis, montar em forma de cubo e colocar uma fonte de luz no meio, como a imagem seguinte. E assim por diante! As ideias são ilimitadas, elas só dependem da sua criatividade. Veja um terceiro exemplo: uma luminária para o quarto do bebê. Os pais tiraram a foto do seu filho e colocaram isso como uma luminária. Então, são várias aplicações, só depende mesmo da sua criatividade!


E é isso aí, pessoal! Este artigo vai ficando por aqui. Esperamos que vocês tenham gostado dessa técnica. Temos certeza de que pelo menos um desses vocês vão conseguir vender, seja para a sua avó, seja para a sua mãe, seja para a sua irmã. Até o próximo artigo!

2 thoughts on “Ganhando dinheiro com sua impressora 3D e Lithophane

Deixe uma resposta