Foguete Impresso em 3D: Uma inovação da NASA!

foto do lançamento do foguete feito com uma impressora 3d pela nasa e rocket 3d

O Rocket Lab, uma startup que tem como foco principal o lançamento de satélites menores na órbita da terra, lançou com sucesso a primeira missão para NASA com um foguete impresso em 3D. Normalmente este tipo de equipamento utiliza outros tipos de modos de produção e a impressão 3D chega para conseguir mudar o formato como pensamos também a produção de foguetes espaciais.

Um foguete impresso em 3D pode ser considerado como um divisor de águas para a construção espacial, principalmente por ser considerado como um negócio caro e difícil devido também ao cálculo das rotas adequadas. Como a Rocket Lab produz pequenos satélites, os foguetes impressos em 3D são uma ótima saída para os pequenos satélites entrarem em órbita.

E você, quer saber mais sobre as curiosidades do foguete impresso em 3D? Continue acompanhando a nossa publicação!

O foguete impresso em 3D da Rocket Lab

A Rocket Lab usou um foguete impresso em 3D para colocar em órbita um dos seus pequenos satélites fabricados com a finalidade de tornar os veículos de lançamento mais leves e com o custo reduzido de produção. O primeiro foguete impresso em 3D foi lançado no dia 16 de dezembro de 2018 e tinha como carga 13 satélites para fins de pesquisa.

Os foguetes impressos em 3D estão revolucionando o intervalo de lançamento das missões, um importante fator que impulsiona o desenvolvimento da tecnologia. A missão atual foi lançada após 5 semanas da missão anterior, um marco na história de lançamentos de satélites e que só foi possível devido ao foguete impresso em 3D. Estes lançamentos regulares e confiáveis são justamente um ponto de partida para a mudança de cenário da indústria de satélites orbitais.

Estas missões com tamanho sucesso foram possíveis graças ao processo avançado de fabricação da Rocket Lab, que consegue fabricar internamente todos os componentes essenciais dos foguetes e utiliza a impressão 3D para produzir os foguetes de fusão por feixe de elétrons (EBM).

Segundo a própria empresa, através da impressão 3D o motor utilizado no foguete impresso em 3D pode ser produzido em dias e não em meses, de acordo com as técnicas tradicionais de fabricação de motores espaciais. Além de acelerar o seu processo de fabricação, a impressão 3D também ajuda a reduzir os custos desta fabricação.

Os detalhes do foguete impresso em 3D

O foguete impresso em 3D da Rocket Lab por si só já é uma grande inovação para a indústria, e ainda conta com um motor a oxigênio/querosene que possui todas as suas peças primárias feitas utilizando a impressão 3D. Através desta inovação e de outras envolvendo a alimentação da bomba de combustível líquido, o motor consegue pesar apenas 35kg sem o combustível, o que reduz drasticamente o custo de lançamento. O motor é utilizado em ambos estágios primários e secundários.

Este motor inovador do foguete impresso em 3D permite também vários disparos e chutes, o que faz com que os pequenos satélites sejam lançados nas suas órbitas específicas e seguras um do outro.

O próximo lançamento da Rocket Lab em 2019 já está sendo planejado em conjunto com a NASA e utilizará também um foguete impresso em 3D. A empresa mostra que o futuro da exploração espacial tem que passar sim pela tecnologia da impressão 3D e todos os benefícios que pode acarretar, principalmente quando se utiliza os processos corretos para este fim.

O acesso ao espaço se torna mais democrático, juntamente com o acesso a tecnologia da informação necessária para se atingir este objetivo. Com isso, o foguete impresso em 3D vai se tornando cada vez mais real para a NASA.

Foguetes para você imprimir em sua impressora 3D!

Mas é claro que não iriamos deixar você passar com tanta água na boca, não é? Você já tem uma impressora 3D e quer sentir um gostinho de como é trabalhar na NASA?

Separamos um projeto bem bacana para você aplicar em sua impressora 3D:

  • Foguete da gCreate
    São 3 peças diferentes que mantem o equilíbrio, dando a impressão de que o foguete acaba de ser lançado!
    foto de um foguete da gcreate impresso em pla prata easyfill abs laraja siena e pla branco basic é uma montagemcom as 3 peças e os descritivos

Saiba mais!

O futuro da exploração espacial tem diversas semelhanças e conexões com a tecnologia de impressão 3D, seja pela facilidade, democratização e inclusive a redução de custos e etapas do processo para se atingir os objetivos. O foguete impresso em 3D já é uma realidade e está sendo utilizado para levar satélites ao espaço.

Quer saber mais sobre a impressão 3D e as suas diversas aplicações? Continue acompanhando as nossas publicações!

Deixe um comentário

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0