Frete Grátis acima de R$400,00 (exceto regiões norte e nordeste) - Não se aplica a Impressoras 3D

Hoje, vamos contar qual a diferença entre o Filamento PLA x ABS. Acompanhe o post e descubra como usá-los adequadamente em seus projetos!

Para começar um projeto de impressão 3D, um dos cuidados mais básicos é entender as características do filamento PLA x ABS. Atualmente, ambos são os dois materiais mais utilizados no setor e indicados para diferentes necessidades. 

Mas, na hora de “colocar a mão na massa”, os profissionais ficam em dúvida e mal sabem como reconhecer cada versão e seus parâmetros especialmente, quando a compra do material vem sem o carretel. 

Se você é um deles, continue conosco neste post e entenda tudo sobre o assunto. Temos certeza que, após essas dicas, ficará fácil fazer a melhor escolha e produzir objetos com alta qualidade.

O que é o filamento PLA?

Vamos começar entendendo mais sobre as características do PLA. Composto por ácido polilático, esse filamento consiste em um termoplástico de origem vegetal desenvolvido, na maioria das vezes, a partir do milho, que é um elemento biodegradável. 

Tal detalhe, unido à facilidade e rapidez de impressão, fazem com que o PLA seja uma opção atrativa para os iniciantes e os professores do setor de impressão 3D. 

Normalmente, essa opção é escolhida por conta de suas propriedades estéticas. O ponto de fusão do material é baixo (aproximadamente 145 ºC), o que o torna ideal para a impressão 3D FFF. 

Consequentemente, essas características facilitam a obtenção de superfícies mais lisas e detalhes bem finos em projetos que utilizam o PLA. Entre eles, destacamos os protótipos de produtos, modelos arquitetônicos e os recursos educacionais. 

O que é o filamento ABS?

Em paralelo, temos o ABS, tecnicamente chamado como acrilonitrila butadieno estireno. Tal filamento conta com incríveis propriedades mecânicas e é excelente para quem deseja imprimir elementos com longa durabilidade e firmeza. 

No entanto, não podemos esquecer que essa opção possui uma desvantagem. No caso do ABS, ele tende a apresentar mais dificuldade de impressão do que o PLA, resultando em peças, por vezes, deformadas no fim da impressão. Mas, obviamente, há alguns truques para evitar que isso ocorra. 

Nessas situações, você pode utilizar o Ultimaker ABS criado especialmente para diminuir o empenamento e promover melhor adesão entre as camadas. Vale experimentar!

O que analisar durante a escolha do filamento PLA x ABS?

Mesmo após conhecer os detalhes do filamento PLA x ABS, é necessário olhar para outros fatores que garantirão a escolha mais assertiva. São eles: 

  • a capacidade de impressão: qual o nível de facilidade ou dificuldade na hora de imprimir a peça desejada pela primeira vez? 
  • força: qual carga é possível suportar sem causar deformações ou, até mesmo, quebrar o material de forma permanente? 
  • resistência: qual o filamento mais resistente aos impactos? 
  • rigidez: que material resiste à flexão ou deformação em momentos de força aplicada? 
  • resistência à temperatura: o filamento consegue suportar bem o calor, sem comprometer as suas propriedades? 
  • dureza: ele resiste bem ao corte e à abrasão?

Viu só? Após essa leitura, você já terá mais segurança para fazer a melhor escolha e aproveitar ao máximo os materiais disponíveis no mercado. 

E se gostou de entender a diferença entre o filamento PLA x ABS e quer continuar se atualizando no assunto, siga também a nossa página no Facebook. Nos vemos lá!

Deixe um comentário

× Como podemos te ajudar?