Filamento HIPS: o material de suporte solúvel fácil

Filamento HIPS não apenas para suporte

O que se fazer quando o produto impresso 3D exige um design mais complicado, com peças em suspensão e que requer algum tipo de suporte para poder trabalhar os seus detalhes? Ou até mesmo um protótipo que irá receber algum tipo de pintura ou acabamento final.

É aí que entram os materiais solúveis e com destaque ao filamento HIPS que pode ser dissolvido em D-Limoneno. Suas características são ótimas para a impressão 3D e a sua utilização torna a criação de suportes uma tarefa fácil de ser inserida na fabricação de um produto utilizando a manufatura aditiva.

Continue lendo nosso artigo e saiba mais sobre o filamento HIPS, um material de suporte solúvel fácil.

O Filamento HIPS pode ser o tipo de material para suporte que você estava procurando

O filamento HIPS não é somente um material para criação de suportes. É um material de impressão 3D capaz de produzir diversos tipos de impressões e algumas vezes pode ser subestimado e o mais importante é entender todas as possibilidades de utilização deste tipo de material.

O que é o filamento HIPS?

O HIPS é um poliestireno para alto impacto, um copolímero sintético que é forte, durável, não-tóxico e reciclável. O HIPS é solúvel em D-Limoneno, um solvente fácil de se conseguir que é feito a partir da casca de frutas cítricas, como limões ou laranjas. Quimicamente falando, o HIPS combina a dureza do poliestireno com a elasticidade da borracha para produzir um termoplástico de alto impacto.

Comercialmente conhecido com o nome de Bextrene, HIPS é amplamente utilizado na manufatura de brinquedos e outras aplicações. Também é utilizado para a produção de mochilas e capas. E na impressão 3D, é responsável por excelentes materiais de suporte solúveis.

Filamento HIPS na impressão 3D

Quando um material de suporte é necessário? Todas as impressoras 3D, por padrão, começam a sua fabricação de qualquer objeto de baixo para cima e isso pode ser um fator complicador para objetos que possuem um design inovador ou complexo, com partes que ficam suspensas. E para isso que se utiliza dos suportes de impressão 3D!

O filamento HIPS pode ser utilizado para prover o apoio necessário para estas áreas – primeiramente a impressora 3D fabrica o suporte no local onde haverá a área suspensa e após isso que a impressão do objeto final é realmente efetuada. Isso previne qualquer quebra, deformação ou colapso que pode ocorrer sem o devido suporte.

Após a impressão 3D da peça, ela pode ser submersa em D-Limoneno para então ocorrer a retirada do suporte. Após 24 horas, este solvente dissolve o filamento HIPS, deixando somente a peça com o seu belo design complexo – sem a necessidade de facas, lixas ou cortes no objeto impresso 3D.

O filamento HIPS possui uma grande compatibilidade com o filamento de ABS, sendo um ótimo suporte para objetos fabricados com este tipo de material. Pelo fato das suas temperaturas de impressão 3D serem praticamente idênticas, não ocorrerão deformidades ou quebras em decorrência da temperatura durante a impressão 3D.

Propriedades do filamento HIPS

  • Um material forte e durável com boa resistência a impactos;
  • Um bom material de suporte solúvel;
  • Bom para impressão;
  • Funciona com adesivos variados;
  • Seguro para alimentos, não-tóxico e reciclável;
  • Não-hidroscópico;
  • Temperatura de impressão entre 230ºC e 240ºC;
  • Temperatura da mesa de impressão recomendada entre 60ºC e 100ºC.

A densidade do HIPS é de 1.05g/cm3, sendo comparada a do ABS e menor do que outros termoplásticos como PLA e PMMA. A tensão máxima do HIPS fica em torno de 5801psi (ou 40MPa), também semelhante a do ABS.

Quando comparado ao outro tipo de material também utilizado para suportes como o filamento PVA, percebe-se que o filamento HIPS possui uma temperatura maior e o filamento PVA é mais recomendável para se trabalhar juntamente com objetos de PLA.

Mais algumas dicas para trabalhar com o filamento HIPS

Algumas dicas fazem a diferença quando se trabalha com o filamento HIPS na impressão 3D, como a preocupação com a temperatura da impressora 3D e a temperatura da mesa de impressão – 230ºC a 240ºC e 60ºC até no máximo 115ºC, respectivamente.

Após finalizado o processo de impressão 3D, é recomendado aguardar até o resfriamento total da peça para que seja feito o processo de dissolver o suporte. Nesta dissolução, mantenha o objeto por pelo menos 24 horas para garantir que esta etapa seja feita corretamente.

Saiba mais!

O mais importante para qualquer impressão 3D é utilizar materiais de qualidade, como os da 3D Fila. E o filamento HIPS utilizado como material de suporte solúvel não é diferente, a sua facilidade também se dá pela qualidade do filamento.

E você? Nos conte o que achou deste artigo e de mais técnicas para produzir ótimos suportes para a impressão 3D utilizando o filamento PVA, o filamento HIPS e mais técnicas para a produção de objetos complexos.

Comente no nosso post, adoraríamos ouvir a sua opinião!

Deixe um comentário

Bem-vindo a 3D Fila

    X
    Bem-vindo a 3D Fila
    Seja bem-vindo!
    WooChatIcon 0